QUANTO MAIS SENHOR DOS ANÉIS, MELHOR!
Senhor dos Anéis, assim como Star Wars, é uma das franquias mais famosas do mundo inteiro! Tendo iniciado sua trajetória com os livros, hoje, ela já alcançou praticamente todo tipo de mídia, tendo virado série, jogos, e até gerando novos livros. Por isso, sempre que alguma obra, ambientada nesse universo surge, o hype é real! E não foi diferente com Terra Média: Sombras de Mordor!
Lançado em 30/09/14, sendo desenvolvido pela Monolith Productions em parceria com a Behaviour Interactive e publicado pela Warner para PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One e PC. Tratando-se de um jogo de ação e aventura, com elementos de RPG, stealth, em um mapa aberto com muitos Uruks violentos!
UM COMEÇO TRÁGICO:
Sombras de Mordor começa com o nosso protagonista, um guardião do Portão Negro chamado Talion. A história se inicia meio sem sentido, com algumas visões, mas rapidamente nós vemos em um dia bonito, treinando com o nosso filho Dirhael.
Logo depois, a cena se transforma e nos vemos, no mesmo local, porém numa noite chuvosa cheia de Uruks! Nisso, precisamos derrota-los e encontrar nossa esposa! Ao fazermos isso, temos uma pequena sequência de stealth, mas rapidamente somos capturados! Então, conhecemos o Mão Negra de Sauron. Ele acaba assassinando, a nossa família e a gente também! E é aí, que o jogo começa!
ACERTA NO BÁSICO:
Primeiramente, vamos aos controles. Sombras de Mordor é bastante focado na ação. Talion pode andar, correr, pular, escalar, se agachar, se esquivar, atirar flechar e refletir ataques. Muitas vezes, você pode escolher a sua abordagem optando pela furtividade ou pelo caos completo. Porém, algumas missões podem exigir uma abordagem específica, mesmo que seja para atingir um objetivo extra.
O combate de Sombras de Mordor é simples, mas bem divertido. Ele consiste em, basicamente, bater em tudo que se mexe e, eventualmente, usar o triângulo para contra atacar algum inimigo, ou desviar de um ataque indefensável com o X. Assim, sendo sinceros, os controles são meio imprecisos quando o assunto é movimentação.
ATACANDO O ORC ERRADO:
Talion não é tão ágil e, as vezes, parece que você está jogando um jogo com controle de tanque! É meio lento para mudar a direção. E como aqui você não tem um botão para mirar nos inimigos, é bem comum você bater em um adversário que não deseja! Ou pior, estar lutando contra um e do nada seu golpe encaixar em outro! Isso incomoda mesmo, não há como negar. Até porque, a câmera não segue sozinha os inimigos. Ou seja, vai ter momentos que você vai lutar sem ver o que está acontecendo!
Mas, é fato que, pela simplicidade do combate (e por ter uma boa física quando o assunto é cortar carne de uruk) você consegue se divertir em 90% do tempo. Sendo que, a maior frustração vem na hora de escalar as coisas. Talion se complica em movimentos simples e os controles não respondem bem em momentos básicos, como, por exemplo, quando você está pendurado em uma beira e quer subir, mas o nosso guardião acaba indo para o lado!
UM MAPEAMENTO ESTRANHO:
Além disso, é bom ressaltar que em Sombras de Mordor você pode usar diversos ataques especiais, a partir do momento que você desfere uma certa quantidade de golpes nos inimigos, sem sofrer dano, para encher um barra especial. Todavia, os ataques são feitos com combinações de botões, seja o X + quadrado, ou triângulo + bolinho, e eu achei essa escolha terrível! As vezes você tem que tirar a mão direita da manete (abandonando o conforto)para executar um especial!
E isso, no meio de uma luta apertada, é bem ruim! Poderiam ter usado algo, que vários jogos usam, que é L2 (ou R2) e ai você aperta os botões de ação (quadrado, bolinha, etc). No mais, temos as flechas que precisam ser recarregadas eventualmente, ou encontrando pelo mapa, ou usando habilidades que facilitam essa recarga. De todo modo, não é um problema e funcionam bem!
Ou seja, Sombras de Mordor tem um bom combate que poderia ter sido mais bem pensado em pequenos aspectos para que ele se tornasse ótimo! Até porque, é possível montar em alguns monstros de Mordor e o combate em cima deles também é esquisito e te deixa na mão.
DE OLHO NOS CAPITÃES:
Agora, nem só de combate vive um jogo! Como eu adiantei, temos mapas abertos (nesse caso, dois). Por isso, é importante ter atividades eles. Começando pelos inimigos. Aqui, você vai encontrar um sistema bastante interessante e inovador, chamado de Nemesis. Sauron conta com um exército de Uruks e, como todo exército, cada um vai ter a sua função e sua patente.
Você encontrar diversos capitães e alguns chefes desse exército. E o seu objetivo é: acabar com isso! Para isso, o jogo conta com um sistema bem interessante, onde os capitães mortos podem ser substituídos por Orcs/Uruks comuns, enquanto que os já nomeados capitães podem batalhar entre si para assumirem a vaga um do outro, ou virar guarda-costas de um chefe, ou até serem promovidos caso te matem!
COLETANDO RUNAS:
É um sistema muito legal e muito viciante! Da vontade de ficar horas e horas desbaratando o exército para reduzir ele ao máximo! Inclusive, mais a frente no jogo, vai ser possível dominar capitães e até chefes para que você tenha infiltrados dentro do exército! Sem falar que, caso alguém te mate, esse inimigo vira seu rival! E também é possível fazer jura de morte para qualquer capitão ou chefe!
Outro detalhe legal, é que sempre que você mata um capitão ou chefe, você consegue uma runa para equipar nas suas armas. Talion possui uma espada, uma adaga e o seu arco. Todos começam com pouco espaço para as runas mas você pode ir aumentando na árvore de habilidades! E é bom ressaltar que, para liberar mais habilidades, você precisa matar capitães e chefes, pois eles te recompensam com Poder! Ai você libera uma nova aba com poder, e compra as habilidades com seus pontos normais, que consegue ao upar.
ESTUDANDO OS INIMIGOS:
Em outras palavras, se prepara para arrancar muitas cabeças em Sombras de Mordor e até interrogar alguns Uruks, já que, com isso, você consegue descobrir a identidade escondida de capitães e chefes, e também as fraquezas deles! Inclusive, esse é um detalhe muito interessante! Todos eles contam com resistências e fraquezas. Alguns são imunes a ataques furtivos, enquanto outros tem medo de Caragors (basicamente tigres gigantes).
O interessante, é que isso acaba gerando interações e oportunidades. Por exemplo, se o chefe odiar furtividade e você tentar fazer isso, ele vai ficar bravo e mais agressivo. Mas, se outro tiver medo de fogo e você queimar ele, na mesma hora vai acontecer uma fuga e o infeliz irá ficar vulnerável ao seu agarrão e com isso você pode até dominá-lo ou fazer uma interrogação! Claro que, você consegue se virar sem explorar isso, mas é um detalhe muito legal e facilita a abordagem!
SALVE OS ESCRAVOS!
Mas, é bom ressaltar que o mapa não conta só com isso. Temos missões de lenda, onde fazemos desafios baseados em uma das nossas três armas para podermos criar a lenda dela (espada, adaga e arco). Existem vários missões e algumas são bem difíceis! Então se prepare.
Além disso, temos também missões para liberar escravos que são interessantes, e as torres clássicas para abrir o mapa. Por fim, você também encontra artefatos que podem ser inspecionados para revelar histórias ocultas e partes de um poema que forma uma figura no final! E esses colecionáveis nos dão mirian. Com isso, podemos fortalecer nosso HP, aumentar o número de flechas e aumentar o espaço das runas! É bem útil (mirian pode ser adquirida ao fazer objetivos extras nas missões também). Todas as atividades são simples e diretas! Não tem enrolação. Por isso, acabam sendo bem legais de fazer!
A BUSCA PELO MÃO NEGRA:
Em seguida, vamos a história de Sombras de Mordor. Logo depois de morrer Talion se vê em um mundo de sombras, no limiar entre a vida e a morte. Então, ele tem uma conversa com um ser brilhante que revela a ele que ambos estão selados um ao outro e que precisa achar um jeito de quebrar essa maldição. Por isso, eles decidem descobrir uma forma de atrair e derrotar o Mão Negra de Sauron, já que foi ele quem acabou prendendo os dois! E assim, nossa trama por Mordor vai se desenrolar.
O LENDÁRIO CELEBRIMBOR:
O ser em questão se chama Celebrimbor e nós vamos ter, basicamente, duas motivações em Sombras de Mordor. A do Talion querendo vingança pela sua família e a do Celebrimbor tentando lembrar do seu passado e ambas são interessantes. Obviamente, o aspecto de vingança acaba sendo mais simples. Mas, depois de ver a família dele sendo morta a sangue frio, a gente compra a ideia rapidamente.
Já sobre o lado do Celebrimbor é aqui que você vai encontrar o lado Senhor dos Anéis da trama. Temos personagens conhecidos e revelações que complementam esse universo de uma maneira muito interessante! A cada descoberta e referência eu, como fã, ficava mais empolgado! A trama é bem contada e no ritmo certo!
A BELEZA DE MORDOR:
Logo depois, quero comentar sobre o lado técnico de Sombras de Mordor. Eu acabei zerando tanto no PS3, quanto no PS4 e devo dizer que ambas as versões são boas graficamente. A de PS4 (ou One) vão ter alguns efeitos e iluminação melhor, mas a de PS3 (360) não faz feio. Entretanto, é fato que o jogo não é graficamente absurdo. Tem boas expressões faciais, ótimo design dos Uruks e belas finalizações. Mas, os cenários são bem simples e raramente rendem um bom print. Já sobre a trilha sonora, eu devo dizer que esperava algo bem Senhor dos Anéis. Ela não é ruim, pelo contrário. Mas fica bem abaixo dos filmes, tanto da trilogia clássica quanto do Hobbit.
INOVANDO NO PONTUAL:
Agora, sobre o level design, eu devo dizer que Sombras de Mordor acerta muito na simplicidade. Deixaram a inovação toda para o modo nemesis (que é muito bem feito) e de resto apostaram no básico e funcionou. As missões são bem estruturadas, e os inimigos quase sempre fazem sentido! Tirando uma única vez onde encontrei um cara com escudo que parecia imortal, pois não permitia que eu pulasse sobre ele. Sendo que, a fraqueza do escudo é essa. Devo dizer que, uma ou outra missão extra acabou me desagradando no seu design, mas o saldo é extremamente positivo, já que as de história são muito bem feitas e divertidas.
A CAÇA E O BRILHO:
Por fim, é hora das DLCs de Sombras de Mordor. Começando pela Senhor da Caça. Aqui, nós ajudamos o anão Torvin que precisa de ajudar para expulsar uns Uruks caçadores. E é isso. A história é bem chata e sem graça e o design das missões é péssimo (diferente do jogo base). Os chefes estão muito mais apelões e acabam te frustrando a todo momento. Sem falar que a única novidade é que podemos matar em stealth enquanto estamos montados.
Agora, a segunda DLC, Senhor Brilhante, conta um pouco mais da história do Celebrimbor. De novidade, temos um ataque apelão com L3 + R3 (adoro) e é isso. Ela traz uma história mais interessante que a anterior, mas ainda cai na mesma cilada de um péssimo level design. Para se ter uma ideia, existe uma missão onde devemos dominar 50 (você não leu errado) inimigos em 4 minutos. E quando você jogar o jogo base, vai saber o quão sem cabimento isso é!
Ambas as DLCs, possuem uma progressão chata, missões sem graça e poucas novidades. É impossível recomendar qualquer uma delas, a não ser que você seja muito fã, mesmo. Por mais que elas sejam curtas, é melhor gastar esse seu tempo fazendo coisas extras no jogo base, ou até jogando outra coisa!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Terra Média: Sombras de Mordor, traz um combate simples, mas que diverte na maioria do tempo. Além disso, suas boas animações, sua história interessante, as missões simples e divertidas, a boa trilha e o sistema nemesis viciante, fazem com que essa seja uma ótima experiência, mesmo para quem não é fã de Senhor dos Anéis. Porém, é bom se atentar já que a movimentação truncada, a câmera ruim, e as péssimas DLCs, podem ser pontos negativos bem fortes para você. Com uma campanha que pode ser finalizada em 15 horas e que pode chegar até 38 horas para os 100%, e suas DLCs que duram de 2 a 3 horas, ele é uma experiência de ação que deixa um saldo positivo para qualquer fã do gênero.
Números
Terra Média: Sombras de Mordor
Terra Média: Sombras de Mordor traz uma combate simples e viciante, com elementos de RPG. Além disso, seus bons gráficos, boa trilha, bom level design e o sistema nemesis, tornam essa aventura muito agradável do início ao fim. Porém, o sua movimentação travada, mapeamento de botões pouco funcional e DLCs ruins, podem atrapalhar um pouco a experiência.
PRÓS
- História interessante
- Bons gráficos
- Level design bem feito
- Combate simples e divertido
- Personagens interessantes
- Sistema nemesis excelente
CONTRAS
- Controles meio travados
- Câmera pode te deixar na mão
- DLCs péssimas