Equilíbrio é tudo, e isso Thanos, o Titã Louco já dizia há tempos. Depois de trazer uma Lista com 3 longas que fizeram uma galera passar mal nos cinemas e uma Crítica de A Morte do Demônio: A Ascensão (2023) vai para um lado mais light da vida. Filmes que são musicais podem ser uma tortura para alguns. Afinal, a vida não para em uma fila de casa lotérica para começar uma cantoria. Mas, para quem gosta, existem números musicais marcantes. E é pensando nisso que o Guariento Portal elaborou uma Lista para todo e qualquer viajante desse estilo. Passando por Mamma Mia (2008), Anastasia (1997) e Moulin Rouge (2001). Ou seja, as praias da Grécia, o frio da Rússia e o calor corporal do Moulin Rouge francês. Pois então, pegue seu microfone, seu barquinho e sua disposição e vamos com 3 ótimos musicais em filmes nesta Lista.
Claro que os três filmes apresentados aqui, embora sejam musicais, têm seu próprio público cativo. Afinal, a história apresentada em Mamma Mia não tem nem como ser comparada com a trama mais sombria de Moulin Rouge (2001). Até mesmo a animação da Fox, que agora é de controle acionário da Disney, dona de Vingadores até Star Wars, também tem pontos bem apavorantes, como a aparição de Rasputin e a verdade da família assassinada na Casa Ipatiev pela Revolução Russa de 1917. No entanto, deixando esses “pequenos” elementos de lado, vamos partir para o que importa nesta Lista, os números musicais. Com toda certeza, Lay All Your Love on Me, Once Upon a December e El Tango de Roxanne vão aparecer para o nobre leitor, seja no Spotify ou em outro aplicativo. Afinal, e sem dúvida, são momentos chaves de suas tramas e que grudam mais do que chiclete.
#1 – Lay All Your Love on Me, de Mamma Mia! (2008).
Indo para a terra da Deusa Athena sem ser em Os Cavaleiros do Zodíaco, temos um clássico dos musicais com Mamma Mia. São pouquíssimas as pessoas que, após assistir o longa de 2008, não pensaram em guardar o que pudesse e embarcar sem volta para a Ilha de Skopelos, um paraíso no Mar Egeu que foi usado de locação do filme. No entanto, é no momento de Lay All Your Love on Me que essa sensação chega na altura do Monte Olimpo. Protagonizado por Amanda Seyfried como Sophie e Dominic Cooper como Sky, a letra consegue combinar perfeitamente com a ambientação praiana e de diversão que os gregos parecem ter, assim como com o casal protagonista. Sem dúvida alguma, se você algum dia visitar uma ilha da Grécia, vai se lembrar dessa música tocando com o bater das ondas e de sentimentos desperdiçados. Pode ser em Santorini também.
Na verdade, todo o filme Mamma Mia pode ser visto como uma ode a obra da banda sueca Abba. Que na verdade, é uma versão do musical Mamma Mia londrino de 1999. Em ambos, o que não faltam são músicas do grupo, e cada uma mais chiclete que a outra. É possível dizer com propriedade que Mamma Mia podia ter uma lista particular com números musicais de impacto, como é o caso de Meryl Streep cantando e performando Dancing Queen. Porém, Lay All Your Love on Me ganha o coração e o ritmo do espectador. Vale lembrar que Lay All Your Love on Me foi gravada originalmente em 1980, mas caiu como uma luva dentro do musical grego indicado como Melhor Musical em 2008. Agora, se você é fã de Abba e não viu Mamma Mia, é possível perguntar. Você é mesmo fã de Abba?
#2 – Once Upon a December, de Anastasia (1997).
Agora, embora a próxima canção seja mais recente, o mesmo não pode ser dito de sua história. Anastasia, uma das animações da Fox que briga de igual para igual com os tempos áureos da Disney. Contando a lenda urbana de que a pequena Princesa Anastasia, filha do último Czar da Rússia, Nicolau II teria sobrevivido a Casa Ipatiev após os eventos de 1917, o espectador é transportado para uma Rússia mais fria que qualquer outro e depois do Ataque dos Mortos Vivos da Primeira Guerra. Em determinado momento, Anastasia chega a um dos palácios da Dinastia Romanov, e é então que passa a lembrar que tudo aconteceu no mês de Dezembro. Essa é a tradução para o português de Once Upon a December, música que foi indicada ao Globo de Ouro como melhor canção original. Assim, é a única das três apresentadas que é exclusiva de seu filme.
Além da aparição dos tempos áureos do Império Russo, Once Upon a December conta com uma estrutura que beira ao épico, com um coro catedrático ao mesmo tempo que se mostra intimista, pois é a própria Anastasia que canta, através de suas lembranças e pensamentos. Sem dúvida, é um dos momentos mais emblemáticos da animação de 1997. Claro que essa Lista não quer ser uma referência historiográfica de como se encontrava o Império Russo antes da queda dos Romanov. Nem os motivos do povo se rebelar desde o Domingo Sangrento. Isso podemos deixar para uma Curiosidade ou outra Lista. Porém, fato é que Anastasia consegue trazer essa aura de um Império poderoso que não existe mais com uma música impecável protagonizada por Liz Callaway. A dublagem em Português do Brasil de Once Upon a December, que colocou o título como “Foi no mês de Dezembro” é igualmente emocionante.
#3 – El Tango de Roxanne, de Moulin Rouge (2001).
Se Moscou e São Petersburgo têm o frio e a neve a seu favor, podemos dizer que o icônico cabaré Moulin Rouge – que existe até hoje – é um palco especialíssimo de outro musical. Dessa vez, Moulin Rouge: Amor em Vermelho (2001), que é o mais denso dentre os três filmes. Mais denso que os brioches de Maria Antonieta. Mostrando assim que musicais também fluir desde os mais calmos e abertos ao público, para os mais densos e poderosos, com uma trama bem mais poética e nem tão feliz. E é claro que o marco de Moulin Rouge é o momento de El Tango de Roxanne, mixagem de outras duas músicas; Tanguera, do argentino Mariano Mores e Roxanne, dos ingleses do The Police. Essa inserção foi ideia do próprio Baz Luhrmann, que além de diretor do filme, também foi seu escritor e produtor.
Ou seja, o homem tinha praticamente a faca e o queijo na mão para contar a história do envolvimento, na Paris de 1900, da cortesã Satine – vivida por Nicole Kidman, com o pobre, esfarrapado e deprimido escritor Christian, na pele de Ewan McGregor. O tom soturno, assim como as notas profundas de El Tango de Roxanne criam uma atmosfera mais sombria, com um tom de perigo e traição que corrobora com a narrativa de Moulin Rouge. Afinal, há muito mais coisa entre o céu e a terra, ou entre as paredes de um cabaré, do que sonha nossa vã filosofia. Aqui, o mundo invertido reinou, pois ao invés de um longa metragem vindo da Broadway, foi a Broadway que, em 2008, passou a produzir um musical baseado no filme. E é claro que El Tango de Roxanne é uma de suas principais momentos.
Após essa Lista, é possível que o botão de repetir não pare.
No fim das contas, se o caro espectador veio parar nesta Lista, provavelmente aprecia o gênero musical. É impossível estar aqui e ficar enjoado quando por qualquer motivo, aquele ou aquela personagem começa a cantar e dançar. Desta forma, é possível embarcar em cada uma dessas viagens, mesmo que não seja ao lado de Caronte. Basta ter fones de ouvido, estar em uma festa ou no Karaokê de sua casa. Se isso ainda existir. Lay All Your Love on Me, Once Upon a December e El Tango de Roxanne têm suas especificidades, mas basta com que inicie a sequência musical para que deixem sua marca registrada em seus filmes. Claro que existem gostos, alguns peculiares, outros mais populares. Porém, essas três canções entram em uma espécie de senso comum por serem exemplos de boa performance. Sejam elas animadas ou não, com contornos de festança, de lembranças ou de medo.
Então, da próxima vez que estiver indo para um lugar distante, ou no ônibus para o seu trabalho, lembre-se de que não precisa necessariamente tocar Na Sua Estante da Pitty. Nem gastar dinheiro para viajar se for em seus pensamentos. O Spotify está vigente para isso. É possível sentir a animação Lay All Your Love on Me. Da mesma forma que se tornar um príncipe ou princesa em uma baile da alta sociedade com Anastasia em Once Upon a December. Por fim, Paris pode parecer algo distante, mas incorporar o Ewan McGregor ao cantar El Tango de Roxanne é uma viagem quase sem volta. Mesmo que mais cedo ou mais tarde é possível retornar para a realidade. Agora, se você ainda não acha o suficiente, é bom se preparar e esperar. Quem sabe uma Lista com a segunda parte não é formulada aqui, no Guariento Portal.