Territórios sempre foram, e ainda são, causas para problemas entre nações. Embora existam fronteiras mais tranquilas, como por exemplo as datadas desde o Império do Brasil, é na Ásia e na África que os problemas são mais visíveis. Não por menos, estes continentes foram repartidos, de maneira desordenada entre as grandes potências mundiais, no que ficou conhecido como Partilha da África e da Ásia. Essa partilha causou instabilidade após os processos de independência, em especial entre a Índia e o Paquistão, ambos dominados pelo Império Britânico. Neste conflito, um local se sobressai, a Ilha Talpatti do Sul ou Purbasha, como era conhecida na Índia. Bem diferente por exemplo da maior ilha do mundo, a Flevopolder, criada inclusive pela engenharia humana.

Seria do Bangladesh, se ela ainda existisse:
Estando na Baía de Bengala, e distando cerca de dois quilômetros do Delta do Ganges, a ilha foi palco de pedidos de posse por parte da Índia e de Bangladesh. Vale destacar que o Bangladesh foi uma possessão do Paquistão, chamado de Paquistão Oriental, tendo sua independência proclamada justamente pelo conflito hindi-paquistanês. Ocorre que na Ilha Talpatti do Sul , acreditava-se na existência de petróleo e gás natural. Isso ensejou o desejo destas duas nações pela pose da Ilha. O governo do Bangladesh então foi até a Corte Internacional de Arbitragem em 2009. Porém, recebeu um verdito apenas em 2014, o que se mostrou tarde demais para a ilha, que já não existia mais.
Em Março de 2010, observações feitas por meio de satélite indicavam o desaparecimento da ilha pelo aumento do nível do mar. Além disso, a região passou por uma mudança no padrão de chuvas e das monções, ciclos essenciais na região do continente indiano. Inclusive, a Ilha Talpatti do Sul desapareceu da mesma forma que foi criada, pelo mar. Afinal, a Ilha tomou forma a partir da passagem do Tufão Bhola, um dos mais letais do mundo na região por volta de 1970. Entretanto, por mais que a Ilha Talpatti do Sul não mais exista, outras ilhas parecem se encaminhar para o mesmo destino. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas indica que a região da Baía de Bengala pode sofrer alterações de até 1 metro de altura nos mares devido ao aumento da temperatura até 2050. Sendo assim, Talpatti nada mais é do que um exemplo das possibilidades de um futuro não muito distante.