Em termos de mitos e lendas, é impossível não dizer que os desenvolvedores da franquia Pokémon não estavam inspirados quando criaram a região de Sinnoh. Originais do Nintendo DS e revisitados nos remakes Brilliant Diamond e Shining Pearl no Nintendo Switch, a região respira história. Mas até do que Johto. Contudo, a questão é que dentro de toda a mitologia impregnada no Universo Pokémon, do alto do Monte Coronet existe aquilo que pode ter sido a origem de tudo, mais do que Rhydon. O Spear Pillar, algo como “Pilar da Lança” no bom e velho português. Dedicado ao criador, aquilo que hoje está em ruínas já foi um magnífico templo, visto num passado distante em Pokémon Legends: Arceus, do Nintendo Switch, enriquecendo ainda mais a narrativa da região e nos enviando em uma viagem ao passado, para conhecer um pouco mais dessa Lenda do Mundo Pokémon.
Não é a primeira vez e nem mesmo a última que o Guariento Portal fala de spoilers e momentos chaves no enredo de games. Já falamos da National Déx em Sinnoh, da Criação de Tudo e de Quartetos mundo afora, como o de Paldea. Desta forma, se o nobre jogador não vê importância em saber um pouco mais da origem do Spear Pillar e do Templo de Sinnoh vista nos games, então pode seguir tranquilamente. Agora, se não quer ter spoiler no cangote, o Guariento Portal aconselha fortemente que os senhores joguem os títulos antes e retornem quando acharem prudentes. Creio que não vão se arrepender. Feito o aviso, pegue sua Azure Flute e toque uma elegante canção, melhor que a Canção do Tempo de The Legend of Zelda: Ocarina of Time e vamos seguir ao passado de Sinnoh, nos tempos em que ela era chamada de Hisui.
Sinnoh não era o nome da região, mas sim do Criador de Hisui.
Neste mundo lendário de aventuras do passado, o jogador é enviado por Arceus para arrumar toda a bagunça deixada na região de Hisui. É então que o protagonista se depara com uma enorme construção no Monte Coronet. Um belíssimo templo construído com as pedras de uma pedreira próxima e fruto do trabalho conjunto de humanos e Pokémon. O Templo de Sinnoh ganha esse nome não pela região em si, que naquele momento tinha outro nome, mas pelo fato de que “Sinnoh” era como os habitantes locais chamavam o criador. E não, ele não era Arceus. Havia um pequeno desentendimento nessa parte do conto. Parte dos habitantes acreditavam que o criador era ninguém menos do que Dialga, esses eram os membros do Clã Diamante, ou Palkia, para os membros do Clã Pérola. Giratina como sempre era a esquecida no Mundo Distorcido do churrasco, mas não o seria por pouco tempo.
Nessa primeira empreitada temporal, o Templo de Sinnoh ocupa todo o alto do Monte Coronet. Contendo as estátuas de Pokémon usados por um antigo heroi da lenda que trouxe estabilidade para Hisui, e que novamente não era o Link. Todas essas estátuas aliás são de versões Hisuianas de criaturas outrora conhecidas ou suas evoluções especiais, como Ursaluna, Arcanine e Basculegion, por exemplo. Como jogador, seu primeiro contato com o Templo é exatamente em capturar o Pokémon lendário conforme a sua escolha , aparecendo Dialga ou Palkia. O problema fica para aquele que o jogador deixou de lado. Revoltado com o desequilíbrio causado pela sua captura, o Pokémon adversário aparecerá e se transformará em sua forma Original. É então que o Templo de Sinnoh tem seu fim, sendo destruído completamente nesse processo, não sobrando pedra sobre pedra. E nem Parasect para contar a história.
Legends: Arceus mostra o colapso do Templo e a criação do Spear Pillar.
Suas ruínas em Legends: Arceus são arrumadas de maneira idêntica ao que é visto em Diamond e Brilliant Diamond. Após a destruição, o Templo ainda é um lugar poderoso, uma vez que Volo, personagem que te ajuda até os quarenta e cinco do segundo tempo, mas que se prova ser inimigo de toda a região e acaba trazendo ao mundo Giratina, da mesma forma que Cyrus em Pokémon Platinum, a versão definitiva de games da Geração IV. Sua derrota significa um looping temporal, já que Volo destaca que não importa quantos séculos se passem, ele criará seu próprio mundo a sua imagem. Pois bem, derrotando Volo, o Templo de Sinnoh também se transforma na porta de confronto contra o criador original do Mundo Pokémon, Arceus. Tendo completado todas as missões, e obtido a Azure Flute, o jogador estará apto em enfrentar esta mítica e poderosa criatura.
Voltando ao tempos quase atuais, o mundo mudou, e podemos sentir isso na terra, no ar e na água. Hisui perdeu parte do conhecimento de suas próprias lendas, incluindo seu nome, alterado para Sinnoh. As Pokébolas se tornaram um mecanismo ainda mais tecnológico, no melhor estilo Revolução Industrial. Alguns membros da sociedade ainda estudam os antigos mitos e lendas, como Cynthia, arqueóloga e Campeã da Liga de Sinnoh. É nesse novo tempo que o jogador embarca na já conhecida dinâmica de captura de criaturas, batalhas com líderes de ginásio e a demonstração de força ao desafiar o Campeão continental. Contudo, nesse meio do caminho, temos a audaciosa Equipe Galáctica e seu mestre Cyrus que busca a criação de um novo mundo, feito a sua semelhança. Cabe ao jogador se tornar a pessoa enxerida que desafia esse destino, algo que daria orgulho a equipe de Scooby-Doo.
Mais forte que Mewtwo, cabe ao jogador acalmar o Tempo e o Espaço.
Durante toda a sua jornada, vários serão os asseclas de Cyrus que deverão ser desafiados para que seus planos não sejam concluídos. Acontece que, com o apoio do Trio do Lago (Uxie, Mesprit e Azelf), capturados a força, o vilão consegue trazer para esta realidade o lendário da versão utilizada, Dialga em Diamond ou Brilliant Diamond ou Palkia em Pearl ou Shining Pearl, distorcendo completamente o espaço ou o tempo no processo. Toda essa invocação acontece exatamente no Spear Pillar, tido como o lugar com a maior quantidade de energia e símbolo de lendas que se perderam no tempo. Somente com a derrota de Cyrus e de todos os seus asseclas é que o tempo ou o espaço retornam ao seu normal, assim como seus guardiões, finalizando a parte histórico dos games baseados na região de Sinnoh. Mas esse não é o fim do Spear Pillar.
Nos games originais do Nintendo DS, existia um evento impossível. Ao obter a Azure Flute, o jogador abria uma passagem no Spear Pillar para o Hall da Origem, lar do próprio Arceus. Nos remakes do Nintendo Switch, isso ficou um pouco mais palatável. Tendo Legends: Arceus em seu console e completando todas as missões possíveis e imaginadas, o jogador ganhará o item Azure Flute, caso tenha também uma cópia de Brilliant Diamond ou Shining Pearl. Ela aparecerá magicamente em seu quarto. O Pokémon da criação estará esperando acima do Spear Pillar, e depois pode ser transferido para a região de Paldea no Nintendo Switch de Pokémon Scarlet e Violet e sua icônica cratera. Aliás, o Spear Pillar tem esse nome pela criação xintoísta do mundo. Mas essa lenda é uma outra história. Por enquanto, fiquemos apenas no Templo de Sinnoh e de suas ruínas, o Spear Pillar.