O mês de Setembro definitivamente fecha com as jogadas mais audaciosas partindo da Microsoft. Buscando criar cada vez mais um grupo de software relevante dentro de suas plataformas, a Microsoft não poupou esforços, e nem mesmo dinheiro. Após a compra da Controladora da Bethesda, avaliada em 7,5 bilhões de dólares. Agora, a parceria se vincula a Electronic Arts. Se, os assinantes do Xbox Game Pass terão acesso ao título Doom Eternal a partir do dia 1º de Outubro, outra novidade entra no plano de assinatura. Sem custo algum, o Game Pass também terá o catálogo do EA Play, o serviço próprio da Electronic Arts.
Cerca de 60 títulos, sem custo adicional, ao já grande catálogo do Xbox Game Pass:
Ao todo, cerca de 60 títulos produzidos pela EA estarão disponíveis, dentre eles franquias consagradas como FIFA e Star Wars. Vale lembrar que, enquanto a Nintendo não possui nenhum vínculo com esse sistema da Electronic Arts, o PS4 o possui. Contudo, no console da Sony, há pagamento adicional pelo serviço, algo que agora não existirá no Xbox One e seus sucessores, o Series X. Vale dizer que o PC também terá essa inclusão, porém sem data definida, apenas com o intervalo de ser alocado até o mês de Dezembro de 2020. Vale lembrar por oportuno, que o dia 10 de Novembro também marca o dia de lançamento, em nível mundial dos novo console da Microsoft. Assim, desde o lançamento, já será possível jogar os títulos do EA Play dentro da nova plataforma.
Assim, desta forma, o Xbox Series X, ou o S, sua versão menor já contará com uma gama consolidada de títulos em seu lançamento. O serviço EA Play pode ser adquirido ainda em outras plataformas, como o já mencionado PC e PS4. Contudo, o custo adicional é de R$ 19,90 ao mês. Agora, sem custo adicional, a Microsoft, mais uma vez, vem consolidando um catálogo cada vez mais diversificado de títulos. Se outrora ela foi sempre tida como uma empresa que não possuía títulos first party, a compra da Bethesda parece dizer ao contrário. Da mesma forma que essas “primazias” do Xbox Game Pass indicam que o tabuleiro da nova geração está lançado, e a Microsoft não está para brincadeira.