A CONSOLIDAÇÃO DO HERÓI
Astro’s Playroom, foi o jogo que popularizou de vez o nosso querido Astro. Sendo disponibilizado de graça para todos os donos de PS5, o robozinho caiu rapidamente nas graças do povo. Por isso, muitas pessoas clamavam por uma sequência e ela finalmente veio, quatro anos depois, prometendo ser maior e ainda melhor do que seu antecessor! Mas, será que Astro Bot consegue superar o incrível Playroom?! Lançado em 06/09/24, sendo desenvolvido pela Team Asobi e publicado pela Playstation exclusivamente para PS5. Tratando-se de um jogo de aventura e plataforma, com muita criatividade e referência ao mundo dos jogos!
AO RESGATE!
Astro Bot, assim como seu antecessor, não tem uma história nem mesmo diálogos. Lembra muito o que acontece com os jogos antigos do Mario. É uma motivação básica e pronto! Aqui, nós vemos o Astro e seus amigos voando na sua nave (que na verdade é um PS5). Até que um alien surge do nada e rouba o núcleo da nave! Com isso, ela cai em um planeta desértico e os amigos do Astro acabam se perdendo pela galáxia! Então, nossa missão é recuperar partes da nave, salvar nossos amigos e ir atrás desse vilão safado!

A SEQUÊNCIA PERFEITA:
Primeiramente, vamos aos controles. Astro Bot segue a linha da sequência perfeita. Ele traz tudo que funcionou perfeitamente no antecessor e adiciona pequenas coisas. No geral, os controles são os mesmo, sendo a primeira novidade visível é que o Astro pode nadar! Porém, a maior inovação está nos poderes do nosso herói. Astro Bot conta com vários poderes novos e todos são sensacionais! Desde poder desacelerar o tempo, até usar dos braços de mola para agarrar e derrubar inimigos!

VARIANDO A ABORDAGEM!
Cada fase conta com poderes diferentes e que, mesmo quando se repetem ao longo do jogo, e abordagem da fase é totalmente diferente do que você antes e isso é simplesmente excelente! Claro que, Astro Bot conta com uma gameplay de plataforma precisa e viciante, tal qual o antecessor. Mas, ele também possui uma variedade ainda maior que antes! Inclusive, só o poder do macaco que retorna e mesmo assim, um pouco diferente! E, claro, esses poderes são usados também em combate e funcionam muito bem quando necessário! Sem falar das fases especiais que concedem poderes exclusivos inspirados em outros jogos! Não vou dar spoiler, mas já adianto: é sensacional!

CEOLAÇÃO DE CHEFÕES:
Agora, aproveitando que falei do combate, vou comentar rapidamente sobre os inimigos. Astro Bot traz de volta vários rostos conhecidos, mas adiciona muita coisa também! Inclusive, o maior acerto, no quesito inimigos, está nos chefões! Astro’s Playroom contava com apenas dois chefões. Já no Astro Bot nós temos vários! Temos várias galáxias e quase todas com seus chefões principais. Porém, diversas fases vão trazer chefões também! E todas as batalhas são divertidas e sempre utilizando um poder diferente!

PASSEANDO PELA GALÁXIA:
Em seguida, quero falar um pouco sobre o que podemos encontrar nessas galáxias. Como esperado, temos os bots que estão perdidos. São 300 no total e estão espalhados por várias fases! Além disso, as peças de quebra cabeça retornam, mas com uma finalidade diferente. Agora, elas servem para liberar construções na nossa base (que é onde a nave caiu). Com elas você libera a maquina de gatcha (que é onde gastamos as moedas), o safari, e os locais para trocar a skin da Astro e da nave dele (que é um Dualsense).
Mas, temos uma outra novidade. Agora, algumas fases contam com um portal para as fases secretas que ficam localizadas na Galáxia Perdida! Porém, é bom ressaltar que, sempre que você achar o portal para a galáxia, você vai deixar a fase que está jogando, mesmo que isso seja no começo! Ou seja, tenha em mente que, em alguns momentos, você terá que refazer a fase se quiser pegar tudo (ir para a Galáxia Perdida faz a fase em questão constar como terminada).

AS TEMIDAS FASES ESPECIAIS:
Além disso, dentro de cada galáxia, você pode encontrar diversos eventos como chuva de meteoros e confetes espelhados que irão se transformar em novas fases quando você interage! Inclusive, isso liberar as fases temáticas dos botões da manete (X, quadrado, triangulo e bolinha). Aqui você vai encontrar fases curtas, mas desafiadoras! Eu mesmo levei uma surra na fase Lavando Lava, presente no ‘’mundo’’ do Quadrado. No mais, as outras fases extras são pequenos desafios. Mas, é bom lembrar que, todas as fases curtas contam com um bot para você salvar. Enquanto as fases da Galáxia Perdida sempre terão Bots e Peças de quebra cabeça para você!

O REI DO DUALSENSE:
Por fim, vamos direto para o lado técnico de Astro Bot, começando pelos gráficos. Como esperado, temos uma evolução clara em relação ao Playroom. Tanto pela física quanto pelos visuais em si. Ou seja, o que já era lindo, agora está espetacular! Simplesmente não existe um cenário que seja mediano graficamente! A Team Asobi deu um show! Já sobre a trilha sonora, ela segue incrível e muito cativante! A música da batalha final me deixou totalmente no clima do início ao fim! Sem falar na música tema que é bem memorável!
Por último, o level design e aqui me faltam palavras. Astro Bot me passou a mesma energia de Super Mario Bros Wonder. Um level design que exala criatividade da primeira até a última fase! Aquelas fases que de tão gosto de explorar e fazer 100%! Sem falar no uso simplesmente perfeito do Dualsense! Desde assoprar o controle até uma fase onde você vira uma bola que muda de forma e precisa usar os controles de movimento!

CONCLUSÃO:
Em síntese, Astro Bot trouxe de volta tudo que deu certo antes e multiplicou por várias vezes! Tem um combate gostoso e mais variado com ótimos poderes, controles precisos, uma ótima trilha sonora, gráficos magníficos, um level design perfeito e muito conteúdo para os colecionadores! Além de várias skins pro astro como do caçador de Bloodborne, ou do infectado de The Last of Us, nós também temos diversas aparições de outros personagens, de God of War, até Resident Evil! Fora as skins da nave!
Com uma campanha que pode ser finalizada em 10 horas e que chega até 16 horas para quem busca a platina (dependendo da sua habilidade), esse é um dos melhores jogos do ano, e para mim, é o maior exclusivo do PS5 com uma folga considerável! Se Astro’s Playroom já era obrigatório, imagine o Astro Bot!
Números
Astro Bot
Astro Bot traz uma jogabilidade precisa e divertida, gráficos excelentes, trilha sonora maravilhosa, level design inacreditável e um caminhão de referências emocionantes!
PRÓS
- Ótimo jogabilidade
- Boa variedade de poderes
- Chefões memoráveis
- Gráficos incríveis
- Ótima trilha sonora
- Level design maravilhoso
- Várias referências ao mundo dos jogos