A ESPERA ETERNA
Assim como Psychonauts, de 2005, Dead Island também teve que esperar uns bons anos por uma sequência. Mesmo que, Dead Island: Riptide, de 2013 exista, ele não traz nada muito relevante, já que é um standalone. Mas, Dead Island 2 finalmente chegou, mais de 10 anos depois e agora podemos enfim dizer que o divertido jogo de zumbi, ganhou sua tão merecida sequência! Porém, será que deu certo?! Lançado em 21 de Abril de 2023, sendo desenvolvido pelos britânicos da Dambuster Studios e publicado pela Deep Silver, para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X e PC. Tratando-se de um jogo de ação e aventura, do gênero looter, com câmera em primeira pessoa, elementos de sobrevivência e co-op! Algo que os amantes do gênero e de The Last of Us, também de 2013 e seu fungo Cordyceps irão curtir.
A QUEDA INICIAL:
Dead Island 2 começa com uma ceninha linda, mostrando como o mundo estava um desastre com a infecção. Até que, vemos nosso protagonista (indefinido por enquanto) entrando em um avião para uma evacuação. Todavia, um passageiro infectado estava a bordo e acaba atacando todo mundo e fazendo o avião cair! Então, temos que escolher entre um dos seis protagonistas onde cada um possui suas vantagens e desvantagens nos atributos (igual aos jogos anteriores). E ai, acordamos dentro de um avião caído e finalmente podemos começar o jogo de vez!
A BOA E VELHA ESQUIVA:
Primeiramente, vamos aos controles de Dead Island 2. E aqui, como sempre eu vou comentar só do que foi adicionado. Todos os comandos retornam, com exceção do chute aéreo de Dead Island: Riptide. Mas, Dead Island 2 traz duas novidades deliciosas para o seu combate: Esquiva e voadora. A esquiva foi um elemento que eu senti falta nos dois jogos anteriores. E a voadora, é um ataque muito útil (quem jogou Dying Light sabe do que estou falando). Além disso, agora não temos mais o vigor na hora de atacar os inimigos. Ele existe somente para as voadoras! Ou seja, o combate está mais dinâmico do que nunca! Outro detalhe importante é que agora o combate está muito mais justo do que no jogo anterior! Não existem mais aqueles momentos de frustração com mortes injustas! Temos aqui, de longe, o melhor combate dessa ‘’trilogia’’.
NÃO VALE A PENA ATIRAR:
Entretanto, Dead Island 2 fez uma coisa que eu realmente não esperava. Como você deve se lembrar, eu dei a dica valiosa dos chutes tanto em Dead Island, de 2011, quanto no Riptide. Todavia, aqui eles foram bem nerfados e não chegam nem perto do poder dos jogos anteriores. Ainda são úteis? Claro. Mas, não da pra viver chutando mais. Outro detalhe, são as armas de fogo. A jogabilidade com elas simplesmente piorou. Não é mais gostoso de atirar. Todas as armas passam a sensação de engasgar.
Você não consegue um rifle onde você pode, simplesmente travar o dedo no gatilho de atravessar um zumbi com balas. Tudo soa como armas de rajada. O que é uma pena, já que eu adorava o gunplay dos anteriores e me sentia o próprio Will Smith em, Eu Sou a Lenda (I Am Legend, 2007). Não me entenda mal. O combate no geral, segue sendo melhor que antes. Mas eu fiquei decepcionado com as armas. No mais, temos armas brancas bem familiares, como tacos, facas, soco inglês (que é muito bom), etc.
O JOGO DE CARTAS:
Agora, também é importante mencionar que as habilidades voltaram, porém com uma modificação bem interessante. Dessa vez, nós temos cartas de habilidades que podem ser equipadas em cada um dos espaços disponíveis. E, além de habilidades exclusivas para cada personagem, temos também espaços limitados e específicos. Por exemplo, a esquiva é uma habilidade e ela ocupa o mesmo espaço do bloqueio! Ou seja, você pode ou bloquear, ou se esquivar (eu escolhi esquivar).
Nós vamos ganhando as cartas ao longo do jogo, finalizando missões sejam elas principais ou secundárias e vamos montando o nosso ‘’baralho’’ de acordo com o que mais orna com seu estilo de gameplay. Foi uma mudança muito legal! É bom lembrar que a durabilidade das armas e a criação delas também está de volta, bem familiar. Mas, agora, só podemos carregar no máximo cinco kits médicos.
NADA MUITO NOVO SOB O SOL:
Em seguida, vamos aos inimigos. E aqui, não tem muito o que dizer. Os chefões são legais. Mas os inimigos são bem padrão dos jogos de zumbi e isso inclui, as outras entradas da franquia. Todo mundo voltou! Ah! E um detalhe interessante é que em Dead Island 2 podemos usar partes dos zumbis para criar armas e desenvolver novas habilidades! Mas, tome cuidado…
Já sobre os mapas, nós também seguimos uma estrutura bem similar aos anteriores, onde andamos por aí pegando missões dos NPCs. Porém, com duas grandes diferenças. A primeira são os fusíveis que servem para abrir portas secretas! Minha dica é: Sempre que possível, compre vários para não esbarrar numa porta impossível de abrir!
Em segundo lugar, temos as missões de procurados. Nelas, devemos achar pessoas desaparecidas. E, como é de se esperar, a maioria delas já é um zumbi forte, que devemos derrotar. Inclusive, essas são algumas das secundárias mais divertidas do jogo inteiro!
EM BUSCA DE AJUDA:
Agora, vamos à história de Dead Island 2. Após sairmos do avião, encontramos uma atriz de cinema chamada Emma. Ela e seu agente estavam juntos com a gente na aeronave e agora se encontram desesperados sem saber para onde ir. Então, alguns zumbis atacam e temos que proteger os dois. Porém, encontramos um casal ferido e decidimos ajudar, enquanto Emma e seu agente sai do local. Mas, é claro que a esposa estava infectada e acaba mordendo o nosso personagem que não vê opção se não ir atrás da única pessoa que talvez possa ajudar: Emma! E assim, chegamos em Bel-Air (sim, a mesma de Um Maluco no Pedaço) e a história começa para valer!
A REDENÇÃO DE SAM B.
Sem a menor dúvida, Dead Island 2 traz uma história mais interessante no geral e principalmente traz personagens mais legais no meio de um apocalipse completo! Eu, por exemplo, adorei a Emma, o Jacob (que foi o personagem que escolhi) e até o Sam B que retorna dos jogos anteriores. Sem falar nos mistérios da trama! A história pode ser clichê, já que temos que fugir da ilha e levar o máximo de pessoas possível. Mas é um clichê bem feito, bem humorado e, portanto, bem divertido do começo ao fim! A evolução é clara!
UMA FÍSICA INVEJÁVEL!
Por fim, vamos ao lado técnico. Dead Island 2, como era esperado, trouxe uma evolução natural nos gráficos. Os dois anteriores já eram muito bonitos, então, não me assustei com a beleza desse terceiro jogo. O desmembramento está ainda melhor, os efeitos como fogo, veneno e raio também, assim como a física da água, sangue, e outras coisas. Inclusive, a física é tão legal, que tem alguns puzzles onde precisamos usá-la para resolver! Como um onde temos dois fios desencapados e precisamos jogar água entre eles, para que ela conduza a eletricidade! Eu adoro esses detalhes porque mostra o carinho total dos desenvolvedores! Já sobre a trilha sonora, eu aceitei que Dead Island não vai ter uma trilha memorável. Mas, eu devo admitir que está um pouco melhor que antes. Ainda não é memorável, mas ao menos tentaram evoluir um pouco e por isso eu fico feliz.
SE INSPIRANDO NO PRIMEIRO!
Por último, temos o level design que, graças aos deuses, voltou a ser tão bom quanto o primeiro. Aqui contamos com o mesmo esquema, onde temos áreas abertas que não são ligadas entre si, e missões espalhas. Mas, assim como no primeiro, as missões nos levam a segredos espalhados e isso deixa tudo mais orgânico. Além disso, os mapas são fáceis de navegar e de decorar. Ou seja, a exploração além de recompensadora, ainda é divertida! Os itens de cura retornam, juntamente com o dinheiro e os colecionáveis de sempre. Então, vale a pena passear por Los Angeles!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Dead Island 2 demorou para sair, mas entregou uma evolução se comparado aos jogos anteriores e ainda acabou se tornando um jogo ainda mais viciante! Tem um bom combate com armas brancas, missões divertidas, ótima física, puzzles legals, gráficos bonitos, personagens interessantes, uma história engajante, um bom level design e um sistema de habilidades divertido! Mas, acaba pecando na trilha sonora pouco inspirada e no combate com armas de fogo que ficou bem pior. Trazendo uma campanha que pode ser terminada em 15 horas e que pode chegar até 37 horas para o seu 100%, aqui nós temos uma ótima evolução e que acaba se tornando uma excelente pedida para os fãs de zumbis! Se você gostou dos anteriores, vai amar esse, e se não gostou, eu recomendo MUITO que você dê uma chance, porque ele realmente melhora muita coisa!
Números
Dead Island 2
Dead Island 2 corrigiu todos os problemas dos anteriores e evoluiu tudo que vimos antes! Tem um bom combate, ótimos gráficos, boa história e um level design bem feito. Porém, segue pecando na trilha sonora
PRÓS
- Combate melhorado
- História muito mais interessante
- Gráficos bonitos
- Física impressionante
- Level design bem feito
- Missões secundárias divertidas
CONTRAS
- Combate com armas de fogo piorou
- Trilha sonora nada memorável
Ainda não tive tempo nem muita vontade para jogar esse game aí. Embora o primeiro seja bom, admito que não me animou e acabou não sendo muito o meu estilo. The Last of Us por exemplo tem uma história que se encaixa e personagens bem mais cativantes. Porém, interessante que Dead Island 2 conseguiu ter as melhorias de seu antecessor.
Dead 2 é o tipo de jogo que você jogo pra relaxar kkkkkk’ quando só quer arrancar cabeça de zumbi sem pensar muito! E se você já achou o 1 um bom jogo, pode ir no 2 sem medo porque vai te divertir!