A instabilidade mental de Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate já é conhecida de outros carnavais, mais até do que os desmaios de Jean Grey e seu grito por Scott Summers, o Ciclope. No Universo Cinematográfico da Marvel, o MCU, tivemos um vislumbro de suas ações pelos seus filhos inexistentes em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), onde a personagem adota o conceito que os fins justificam os meios. Entretanto, alterar a realidade foi apenas um dos problemas que Wanda causou nos quadrinhos da Casa das Ideias. Algo que nem o pacifista Charles Xavier conseguiu controlar. Sem o poder da Fênix, mas com o caos de Chtlon, vamos passear pelas Eras dos Quadrinhos onde Wanda causou mais do que a Lady Gaga na Semana Santa com três momentos assustadores, e que quem sabe não podem aparecer no MCU. Afinal, alguém acredita que Wanda realmente morreu?
#1 – CHEGA DE MUTANTES, OU O ESTALAR DE DEDOS DA WANDA:
Não há como falar da Feiticeira Escalarte sem mencionar a frase que fez o mundo colapsar, especialmente os genes Mutantes. Ao fim do arco Dinastia M, um dos mais interessantes quanto o assunto é a Feiticeira Escarlate e sua família, que conta com Magneto como papai, Wolverine consegue trazer de volta a realidade que o espectador estava cansado de ver. Em meio a tantas reviravoltas, que inclui o assassinato de Pietro, seu irmão pelas mãos do próprio Magneto, Wanda simplesmente se cansa da raça mutante. Com apenas três palavras dentro de uma frase, a Feiticeira Escarlate faz algo que todos os rivais dos X-Men nunca conseguiram fazer, acabar com os Mutantes em nível celular. Para quem não sabe, Wanda simplesmente desativou o Gene X de quase um milhão de Mutantes. Assim, com um estalo pior do que Thanos, quase 90% da população ficou sem suas condições especiais.

Vale dizer que os acontecimentos de Dinastia M, de 2005 são sucedidos pelo arco Dizimação, no ano seguinte, responsável por contar como os Mutantes e Ex Mutantes passam a viver depois do Dia M, no qual eles classificaram como o pior dia de suas vidas. Mesmo com a história da devastação da Ilha de Genosha. Na série animada X-Men 97′, disponível na Disney +, temos o fim do que seria o lar dos Mutantes. Nos quadrinhos, a situação ainda é mais caótica. Um molde mestre dos Sentinelas é responsável pela extinção de cerca de 16 milhões de mutantes, sobrando apenas um milhão para contar a história. Tudo isso ocorre no arco E de Extinção, lançado em 2001. Porém, é uma outra histórica, importante, mas que não tem as ações da nascida em Wundagore. Então, vamos deixar para um futuro momento que não será esquecido.
#2 – DINASTIA M, OU O SONHO DE MAGNETO SE TORNA REALIDADE:
Se o fim do gene mutante foi a consequência, a causa inicial sem sombra de dúvida foi a alteração da realidade em níveis planetários em Dinastia M, de 2005. Aqui, Wanda perdeu a noção da realidade e se tornou mentalmente instável após perder seus filhos, criados através da energia do caos. Sim, você não está louco como ela. Esses são os mesmos eventos que basearam a série Wanda Vision e sua continuação no MCU que é o longa Multiverso da Loucura. Contudo, a Feiticeira Escarlate altera a realidade de um modo diferente. Em Dinastia M, a raça Mutante se torna a dominante, e ninguém menos que Erik Lehnsherr, o Magneto para ser o monarca deste mundo. Os seres humanos são renegados ao segundo plano, e muitos heróis da Casa das Ideiais têm suas vidas completamente alteradas, sem noção do passado que foi apagado por Wanda.

Só para se ter uma ideia, Wolverine, antes de recuperar suas memórias, pertencia a SHIELD. Peter Parker, o Homem Aranha se encontrava casado com Gwen Stacey. Tempestade agora era uma Princesa do Quênia. E a Dinastia M era o sonho de Magneto, assim como de seus filhos e netos. Acontece que esse castelo de areia começa a desmoronar. A realidade crua de que os Mutantes são seres escondidos e a humanidade tem pânico de suas ações. Assim, o retorno à normalidade é o suficiente para que a Feiticeira simplesmente desative todos os genes humanos, no qual dentro de alguns membros, somente o Professor Charles Xavier e Lorna Darne, conhecida como Polaris e mais uma filha de Magneto mantiveram seus poderes. A bagunça na linha do tempo é tanta que esses acontecimentos, inicialmente na Terra 616, a principal do Mundo Marvel, foram alocadas para a Terra 58163.
#3 – INVERSÃO, OU QUANDO OS HEROIS SE TORNAM VILÕES:
Num mundo em que Charles Xavier bateu as botas, seu cérebro telepata é uma poderosa arma. Não por menos, o Caveira Vermelha, aquele que já deu trabalho ao Capitão América rouba o órgão para usar em seu proveito, criando o Massacre Vermelho. O vilão então dá um trabalho pesado não somente aos X-Men quanto também aos Vingadores. Em seu destino final, a Feiticeira Escarlate se juntou ao Doutor Destino em uma audaciosa tentativa, inverter o eixo moral do cérebro de Xavier, que espalhava o ódio pelo mundo através da telepatia. Acontece que os dois nunca haviam treinado o feitiço antes, mas foi necessário. Assim, o Caveira Vermelha se transformou no Caveira Branca. Só que quem estava no combate acabou sendo afetado, levando ao crossover Vingadores e X-Men: Eixo, de 2001.

Nessa história, os heróis se tornam vilões mais terríveis que deixam a ética e a moral bem longe. Enquanto os vilões ganham princípios com a virtude que jamais chegou em suas almas. Thor por exemplo, perde o direito e a dignidade de segurar o Mjolnir, o martelo nórdico destruído por Hela em outras encarnações. Já Jean Grey e Scott Summers não mais acreditam na coexistência pacífica entre Mutantes e Humanos. E de agora em diante, acreditam que sua raça deve se sobrepor, tal como ocorreu em Dinastia M. E por fim, o Capitão América acredita que ele é o predestinado a guiar a humanidade através da tirania, sendo esse o único modelo para garantir a ordem. Com os eixos invertido, e mesmo sem consciência, tanto Wanda quanto o Doutor Destino foram responsáveis por mais essa bagunça nos Quadrinhos da Marvel.
CONSCIENTE OU NÃO, WANDA RENDE ÓTIMOS MULTIVERSOS DA LOUCURA:
Todos estes momentos estão presentes nas HQ’s em que a Feiticeira Escarlate se encontra, sendo a personagem um elo interessante entre o grupo dos Vingadores e dos X-Men. Até pelo fato de ter figurado ao primeiro grupo, inclusive no MCU quanto tem fortes vínculos com a comunidade Mutante, mesmo que nos filmes, ela não seja filha de Magneto, nem uma Mutante stricto sensu. Assim, esses acontecimentos podem ser o condão de ligação entre as franquias que podem aproveitar a instabilidade emocional e dos poderes da Feiticeira Escarlate, que uma vez ou outra decide mudar a realidade. No fim das contas, são momentos brutais, mas essenciais para o andamento de suas histórias. Tal como o embate de Wolverine e Magneto em Atração Fatal, seriam momentos interessantes de serem animados. Qual outro momento a Feiticeira Escarlate poderia ser responsável no mundo Marvel? Pode comentar a vontade aqui no Guariento Portal.