Quando se escuta a frase “baseado em fatos reais” seja em filmes ou em jogos, especialmente os do gênero de terror, tudo muda. Se antes assombrações, espíritos e assassinos em série ficam apenas como uma proposta interativa. Já com essa frase, o terror torna-se mais imersivo no momento em que tais situações de fato podem acontecer. Títulos como o Exorcismo de Emily Rose e O Exorcista propriamente dito entram nesse rol. Já no mundo dos games, Fatal Frame, uma série de jogos de terror produzidos originalmente pela Koei Tecmo e que hoje a Nintendo detém parcialmente sua propriedade também entra nesse mundo. Vale lembrar que em 2001, o primeiro título foi lançado para o PlayStation 2 e o Xbox, trazendo dentro de sua premissa uma história ocorrida em uma região do Japão, a Mansão Himuro.
Ás, vezes, a arte gosta de imitar a história:
Para aqueles que nunca jogaram Fatal Frame, vale dizer que a história é ambientada no ano de 1986. É possível conhecer a história de Miku e Mafuyu Hinasaki, que são irmãos e tem habilidades paranormais. Entretanto, Mafuyu desaparece depois de uma incursão na antiga Mansão Himuro, conhecido por suas assombrações. Assim, a jovem Miku vai atrás de seu irmão. Tem-se então o gênero de exploração em sua essência, com o toque de survival horror com o contato com as assombrações. Em Fatal Frame, é necessário encontrar as almas perdidas por meio da Camera Obscura, objeto que consegue capturar fantasmas. No decorrer da narrativa, é informada que a família que ali vivia protagonizava uma espécie de ritual macabro chamado de Ritual do Estrangulamento, que, segundo esta família, coibia as Portas do Inferno de se abrirem. Por volta de meio em meio século, esse Ritual deveria acontecer.
É então que realidade e ficção se misturam, pois Fatal Frame usa realmente uma mansão intitulada Mansão Himuro que existe nas redondezas da cidade de Tóquio, no Japão. Segundo os locais, ali existia uma família que seguia os rituais xintoístas, a religião oficial do país. Contudo, em uma forma um tanto diferenciada. Dentre os rituais que passavam de uma geração para a outra, estava o Ritual do Estrangulamento. Quando o tempo chegava, o patriarca da família treinava uma jovem, normalmente ainda bebê colocando-a em uma quarto para que não tivesse contato com nenhum sentimento humano. Assim, tanto seu corpo quanto espírito seriam mantidos puros para o ritual. A jovem crescia sem esse contato, até que se chegava a hora. Assim, esta família a retirava de seu cativeiro e a levava a uma espécie de altar.
O Ritual do Estrangulamento: um dos mais brutais que você pode ver:
A Nawa Miko (ou Donzela do Santuário de Cordas) como a jovem passava a ser chamada era então amarrada em cordas pelos braços e pernas. É então que o Ritual começava, uma vez que as outras extremidades eram amarradas em cavalos. Assim, no momento exato os cavalos corriam e desmembravam a jovem donzela. Depois disso, essas mesmas cordas eram embebidas em seu sangue e amarradas onde se localizava as Portas do Inferno, assim, por pelo menos mais cinquenta anos as criaturas que dali poderiam sair não mais incomodariam. No entanto, tal como em Fatal Frame, os rituais sucessivos foram feitos com sucesso, até que em um determinado momento da história, algo deu extremamente errado. A Nawa Miko daquele momento acabou conhecendo um garoto por meio de uma fresta de sua janela, e assim acabou tendo um sentimento, o amor. Assim, já não estaria apta para ser a Donzela sacrificada.
Contudo, o Patriarca, enfurecido por ter sido incapaz de completar o Ritual que a gerações era produzido pela sua família foi tomado pela raiva e pelo ódio. Ao todo, eram sete membros, incluído o coitado do garoto que nada tinha haver com a história. Todos foram brutalmente assassinados por uma Katana empunhada pelo homem, que depois também se matou. Com o massacre da família, os mais próximos diziam que até hoje é possível ver espíritos dessa família que buscam de alguma forma realizar o Ritual do Estrangulamento. Todos aqueles que aparecem perto da Mansão Himuro são encontrados apenas por meio de corpos, com marcas nos pulsos e nos tornozelos. Por isso mesmo, os vizinhos da Mansão Himuro também se mudaram, deixando assim o local completamente vazio, e passível de qualquer tipo de superstição.
Fato ou Farsa? Pouco importa. O que de fato é verdade que a Mansão Himuro existe, e está em seu lugar, abandonada, até hoje:
As pessoas mortas pelo Patriarca, por motivo de terem sido assassinados de maneira trágica, passaram a ser chamados de onryō (怨霊), espíritos vingativos, de maneira análoga ao que é visto por exemplos em filmes como O Grito e o Chamado. Além é claro da própria base da Mansão Himuro somente com essas informações e do uso da localidade em Fatal Frame, o criador da franquia, Makoto Shibata também destaca que essa era a ideia original. Fato é que a Mansão Himuro está aos pedaços, e pode ser visto nos arredores do Japão, assim como outros lugares no mundo, como Centralia, que baseou a franquia Silent Hill e a Floresta de Aokigahara, no próprio Japão. Resta saber, se depois de ver a história do Ritual do Estrangulamento, o jogador e viajante terá vontade de conhecer este lugar.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta curiosidade sobre a história de Fatal Frame e a Mansão Himuro. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você curtiu essa curiosidade sobre a história de Fatal Frame, provavelmente poderá gostar de outras novidades. Primeiramente, o Japão de fato tem locais que inspiram filmes e jogos de terror, sem dúvida alguma. A própria Floresta de Aokigahara por exemplo, também chamada de Floresta dos Suicidas. Mas é claro que outros lugares do mundo também, como é o caso da cidade de Prypiat, na Ucrânia. Esta cidade se tornou fantasma depois do acidente de Chernobyl, e será usada como pano de fundo do título Chernobylite, que será lançado para a antiga e atual geração dos consoles de Sony e Microsoft, além do PC. Também não menos importante em termos de medo e pavor está o Casal Warren, e com ele grande quantidade de histórias com assombrações. É o caso da famosa boneca Annabelle, que inclusive ganhou três filmes (2014, 2017 e 2019), já analisados pelo Guariento Portal.
* Atualmente, a franquia Fatal Frame é uma marca registrada em parceria da Tecmo Koei e da Nintendo. O último lançamento da série principal é Fatal Frame: Maiden of Black Water, para o Nintendo Wii U entre 2014 e 2015. Já em termos de spin-off o último lançado foi Spirit Camera: The Cursed Memoir para o Nintendo 3DS em 2012. Vale lembrar que, como a partir de 2008, a Gigante de Kyoto comprou parte da franquia, todos os títulos da franquia foram ou serão lançados de maneira exclusiva para os consoles da Nintendo.