O SUCESSO DO LADRÃO:
Uncharted: Drake’s Fortune foi um sucesso avassalador, tanto de publico, quanto de crítica. Então, nada mais justo do que criar uma franquia para o carismático Nathan Drake. Assim, dois anos depois, surgiu Uncharted 2: Among Thieves, levando Nate até as Xangrilá! Mas, será que essa aventura foi tão boa quanto a primeira?!
Lançado em 13/10/2009, sendo desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony para PS3, e depois tendo recebido um port para PS4. Tratando-se de um jogo de ação e aventura, com elementos plataforma, puzzles e um trem descarrilhado.
ENTRE LADRÕES:
Uncharted 2 começa bem caótico. Nate acorda em um trem descarrilhado e pendurado de um penhasco. Então, nossa primeira missão é conseguir escapar do trem antes que ele caia abismo abaixo! Mesmo ferido e com frio, Nathan consegue escapar e então temos um flashback, para explicar como fomos parar ali…
Logo depois, vemos Drake e Harry Flynn, planejando um assalto a um museu. Esse assalto foi um trabalho dado a Flynn por um cliente misterioso. Por isso, ele chamou Drake e a sedutora Chloe, para entrar pelo esgoto, derrubar alguns guardas e roubas o artefato. E é aqui, que Uncharted 2 começa de vez!
MELHORANDO A FLUIDEZ:
Primeiramente, vamos aos controles e Uncharted 2 foi até mais seguro do que a maioria das sequências fazem. Dessa vez, o jogo focou totalmente em polimento de mecânicas para melhorar a qualidade de vida (QoL). Ou seja, tudo está mais fluido e os comandos seguem os mesmos de Drake’s Fortune.
Aqui temos um tiroteio melhor, um stealth mais preciso, um combate corpo-a-corpo mais responsivo, e o Drake até rola com mais facilidade. Além disso, podemos mudar de uma cobertura para a outra e os inimigos pararam de desviar das balas igual era no primeiro jogo!
A CLÁSSICA CAÇA AO TESOURO:
Inclusive, temos também inimigos novos como os brutamontes com gatling gun (odeio eles) e armas novas, com um destaque para o escudo que é bem legal de usar! No mais, como eu disse, Uncharted 2 foca em melhorar o que já era muito bom anteriormente!
Agora, falando da exploração, Uncharted 2 segue a mesma linha do primeiro (o que acabou virando um padrão na saga mesmo), onde exploramos para encontrar e colecionar tesouros. E eu simplesmente amo encontrar os tesouros! Nunca platinei nenhum Uncharted, mas sempre acaba tentando pegar todos porque são bem legais! Fora isso, temos puzzles mais criativos e cenas de ação mais intensas!
O TERRÍVEL LAZAREVIC:
Em seguida, vamos a uma das partes mais legais de Uncharted 2 que é a sua história. Logo após encontrar o tal artefato, Drake é traído por Flynn e jogado na prisão. Até que, três meses depois, Sully e Chloe acabam tirando nosso grande herói dali e o convencendo a ir atrás do tesouro de Marco Polo, antes que Flynn e seu chefe Lazarevic, consigam por as mãos nele!
Uncharted 2 traz um vilão infinitamente melhor que o anterior (e é o melhor da saga também) e isso faz uma grande diferença! Lazarevic é forte, ameaçador e determinado. É bem fácil odiar ele logo nos primeiros minutos. Além disso, a Chloe é uma excelente personagem (não é atoa que retorna), e os personagens que voltam do passado também são muito memoráveis! Sem falar no Drake e seu carisma inacreditável! Essa história vai te entregar momentos de tirar o fôlego! Sem falar na batalha final que pode ficar bem complicada.
TECNICAMENTE IMPECÁVEL:
Por fim, vamos ao lado técnico de Uncharted 2 e aqui vai ser a sessão de elogios do redator. Começando pelos gráficos. Se o Drake’s Fortune já era muito bonito, você já pode imaginar como Among Thieves é! Tudo está mais legal, desde a física da neve, até a iluminação. É difícil sentir evolução dentro de um mesmo console, mas aqui a Naughty Dog conseguiu!
Já sobre a trilha sonora, eu até hoje acho uma das melhores trilhas da história dos videogames! E isso (já vou avisando) vale para toda a saga! Quando você abre o jogo e chega no menu, já da vontade de jogar, só pela trilha!
Agora, sobre o level design, tanto a exploração, quanto os campos de batalha, estão melhores do que antes. Claro que, do primeiro já era muito bom, então Uncharted 2 só teve que variar um pouco e pronto! Mas o jogo traz cenários memoráveis, como o trem descarrilhado que fico icônico na saga!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Uncharted 2: Among Thieves, entra naquela categoria de sequências perfeitas! Traz um combate gostoso, ótima exploração, ótima história, trilha sonora fantástica, bons personagens, level design muito bem feito e um vilão memorável! Foi o jogo que consolidou Uncharted como uma das grandes franquias da Sony, tendo inclusive, ganhado o prêmio de jogo do ano em 2009!
Com uma campanha que pode ser finalizada em 10 horas, mas que pode chegar até 21 horas para quem busca os 100%, ele é um daqueles jogos simplesmente obrigatório para donos de PS3/4. Além de ser considerado, por muitos, o melhor da saga (eu me incluo).
Números
Uncharted 2: Among Thieves
Uncharted 2: Among Thieves traz uma gameplay simples e viciante, ótimos gráficos, uma trilha sonora memorável, personagens cativantes, uma boa história e um level design muito divertido
PRÓS
- Personagens cativantes
- História interessante
- Gameplay viciante
- Mais tesouros que o anterior
- Ótimos gráficos
- Bom level design
- Trilha sonora memorável