Diablo é uma franquia conhecida no mundo dos games. Especialmente para os jogadores de RPG, uma vez que esta franquia é uma das mais conceituadas do gênero. Diablo III, para ser mais exato, foi lançado em 2012. Deste então, ele ganhou uma expansão, Reaper of Souls, que acrescenta um pós-game consistente. A junção dos dois deu a criação de Diablo III: Eternal Collection. Esta versão inclusive se encontra disponível nas plataformas da atual geração, mas também no sistema de compras da Blizzard, a produtora do título. No entanto, uma grande dúvida para quem já jogou ou deseja jogar é a escolha de seu personagem. Diablo III dá a oportunidade de escolher seis classes, de acordo com suas características e modos de jogos. Físicos ou especiais, angelicais ou demoníacos, Diablo III oferece uma farta experiência ao começar pelo seu personagem.
O contato físico: Bárbaros e Cruzado.
A primeira classe são os brutos Bárbaros. Como pode-se esperar pelo seu nome, são selvagens e preferem o combate físico. Graças a seu tamanho e força, os Bárbaros podem dominar o combate corpo a corpo com praticamente qualquer combinação de armas e táticas. Entretanto, eles se sentem mais confortáveis com equipamentos pesados, como maçãs e machados. Na mitologia de Diablo, eram exímios guerreiros que defendiam o Monte Ararat. Porém, sua terra foi destruída, mas isso não retirou sua natureza rude. Pelo contrário, este personagem é um dos que mais aguenta ataques de adversários. A raiva que domina os Bárbaros não pode ser contida enquanto eles viverem. Fúria, um recurso que representa o ódio puro e a sede pelo combate, é o combustível para cada golpe brutal.
A segunda classe, também se destaca no comportamento físico. São os Cruzados. Homens de fé e extremamente leais, são baseados nos Cavaleiros Cruzados do mundo real, carregando imensas armaduras, espadas e escudo para destruir a escuridão. Entretanto, diferente dos Bárbaros, os Cruzados podem ainda usar a magia divina para usar como ataque. Além disso, também são capazes de ofertar parte de sua velocidade em troca de uma resistência ainda maior. Praticamente são poucos os adversários que conseguem destruir o escudo de um Cruzado. Seu recurso é a Ira, um atributo diferente da Fúria, já que o elemento dos Cruzados vai se elevando aos poucos, conforme o jogador consegue destruir seus adversários. Esta classe só está disponível com o pacote de expansão Reaper of Souls.
Longo e Curto Alcance com força e magia; os Monges e os Caçadores de Demônios.
Partindo para um estilo de longo alcance, Diablo III disponibiliza os Caçadores de Demônios. Seres incansáveis cuja a missão é destruir os exércitos das trevas de Santuário, o território do jogo. Diferente dos anteriores, seu arsenal conta com bestas, arcos e granadas. Assim, seu estilo de jogo, menos brutal, previne que o jogador acabe se mostrando ao adversário. Porém, é neste mesmo sentido que se encontra a maior fraqueza de um dos Caçadores de Demônios, sua habilidade de curto alcance não é uma das melhores. Por fim, e não menos importante, este grupo é o único que conta com dois requisitos, o Ódio e a Disciplina. O personagem terá de tomar cuidado, pois embora a elevação do Ódio seja mortal para seus inimigos, isso o transformará em um alvo facilitado para os inimigos. Por isso mesmo, treina a Disciplina e mantenha o seu equilíbrio interno.
Elevando a velocidade e usando tanto a força espiritual para canalizar a energia existem os Monges. Estes guerreiros, presentes em Diablo III unem a velocidade com a força bruta. Seus golpes podem chegar praticamente a velocidade da luz, sendo mortais quando tocam o adversário. Entretanto, isso não quer dizer que eles não possam usar poderes mágicos. Por conseguirem canalizar estes poderes, especialmente nas mãos, os Monges podem criar verdadeiras rajadas que podem destruir tudo em um curto alcance. Novamente, como este personagem é voltado para um ataque repetitivo, porém perto, é desfavorável para uma tentativa de longo alcance. Seu recurso é o espírito que também vai sendo alimentado lentamente.
Senhores da morte e das chagas; os Necromantes e Feiticeiros.
Após os quatro primeiros, temos os Sacerdotes de Rathma, ou também conhecidos como Necromantes. Sua principal característica é utilizar de cadáveres e de espíritos inquietos para atacar o oponente. Por isso mesmo, é altamente recomendado para jogos de longa distância. Além disso, é voltado praticamente para os ataques mágicos. É possível que os Necromantes lancem mão da própria força vital para fortalecer habilidades poderosas e obter vantagem em combate. Seu recurso é a Essência, estático e diferente dos demais. Desta forma, seu poder somente é obtido com a derrota de oponentes. Ele não cresce nem durante as missões. Tal como o Cruzado, só está disponível como classe através de uma expansão, mas desta vez uma dedicada. Chama-se Diablo III: A Ascensão do Necromante. Porém, na versão Eternal ele já está incluído.
Por mais que também usem poderes da morte, os Feiticeiros são um grupo distinto dos Necromantes. Além de usarem de espíritos para atacar os inimigos, eles normalmente usam pestilências e outras formas de destruição. Nesta classe, é comum o uso de maldições, venenos e feitiços que podem transformar um campo verdejante em restos de fogo carbonizado. Além disso, pode também drenar aos poucos a vida de seus oponentes. Como percebe-se em suas características, os Feiticeiros tem um modo de jogo análogo ao do já mencionado Necromante, porém tem um leque de mortalidade bem mais alto. No entanto, cuidado com o uso excessivo de magia, pois ela pode ter consequências. O Mana, recurso válido desta classe vai se elevando lentamente. E por isso, o excesso de ataques pode trazer consequências graves.
Os Arcanistas, um baú de poder praticamente incontrolável:
Por fim, temos a classe dos Arcanistas. Também portadores de magia, eles são tidos como verdadeiros para-raios para este poder. Assim, podem utilizar ao bel prazer toda a forma de energia, seja ela de fenômenos naturais como também alterar o tempo e o espaço, causando ilusões nos adversários. Tais guerreiros utilizam varinhas e cajados para lançar seus feitiços menos potentes enquanto ganham tempo para reunir a energia necessária para destruir seus adversários com magias mais poderosas. Esta classe pode possuir alguns elementos e ataques voltados para a curta distância, porém se destaca em demasia com golpes a distância. Seu recurso, Poder Arcano é único em Diablo III, uma vez que se regenera de maneira rápida. Porém, deve-se tomar cuidado com o excesso de seu poder, pois pode destruir o corpo dos Arcanistas.
A escolha agora depende apenas de você:
Sendo assim, de maneira bem mais explícita, temos as seguintes questões. Se o jogador prefere ataques físicos provavelmente preferirá o Bárbaro ou Cruzado. Além destes, o Caçador de Demônios pode ser uma boa escolha, embora de longa distância. Agora, se o assunto é o uso de energias e forças místicas, a variedade é bem maior. Feiticeiros são astutos e usam de maldições e o tempo passar para destruir seus adversários. Os Necromantes são amantes da morte, assustadores e podem invocar espíritos para lutarem em seu lugar. Os Monges entrariam nestes poderes Místicos, mas também sabem usar muito bem a sua força física. Porém, são mais focados no curto ataque, enquanto os outros dois no longo. Por fim, os Arcanistas, os mais diferentes e adaptáveis. Pelo simples fato de terem seu poder praticamente ilimitado, podem ser usados quase a vontade, mas trazendo consequências para quem não souber usá-lo.
Diablo III: Eternal Collection está disponível para o Nintendo Switch, o Xbox One e o PlayStation 4. Nesta versão, é adquirido o jogo original com a expansão Reaper of Souls e Ascension of the Necromancer, e sendo assim, é possível adquirir as classes Cruzado e Necromante. O título atualmente se encontra nas lojas online das três plataformas. Paralelamente a isso, a Blizzard, a empresa detentora dos direitos do título anunciou um tempo atrás a produção de Diablo IV, mas que, por conta da Pandemia do Coronavírus teve uma quantidade diminuta de informações. A princípio, o futuro título chegará aos PC’s ao PlayStation 4 e ao Xbox One. Porém, com o anúncio das novas plataformas, o PlayStation 5 e o Xbox Series X, é provável que o título ou tenha versões para as novas plataformas ou seja portado para elas.