Quando o assunto é a Netherrealm, é provável que um jogador já tenha em mente os jogos da franquia Mortal Kombat. Até pelo fato de que a empresa vem produzindo os títulos da franquia de luta mais violenta da história dos videogames há bastante tempo. Porém, o estúdio norte americano também se aventurou em novos horizontes. Em 2013, em uma parceria com a DC foi produzido Injustice: Gods Among Us, game de luta que coloca grandes personagens, heróis e vilões do Universo DC em combate direto. Em 2017, surge a continuação direta com Injustice 2 para Xbox One e PlayStation 4 (com retrocompatibilidade para o Xbox Series S/X). Aprimorando a dinâmica de combate, e com uma influência gigante de tudo que foi aprendido com Mortal Kombat, resta saber se essa evolução foi necessária ou interessante ou um ponto fora da curva que vai levar a extinção da franquia.
Superman se tornou um ditador. Brainiac está vindo. Será necessário refazer a Liga da Justiça?
Para começo de conversa, Injustice 2 começa em termos narrativos exatamente de onde parou a história do primeiro game. Depois que Superman se tornou um ditador e foi derrotado por Batman, o kriptoniano foi preso em uma cadeia especial. Porém, Brainiac surge no horizonte como um problema ainda maior para o planeta Terra. E é com essa narrativa, bem similar a fórmula das histórias em quadrinhos que Injustice 2 começa o seu brilho. Normalmente, títulos de luta não se projetam com uma história focada, porém, tendo novamente o embasamento de Mortal Kombat, onde a história é sempre impactante, Injustice 2 mostra os resultados das alianças do primeiro game, recheados por momentos, a todo instante de batalhas e lutas. A história flui de forma muito interessante através de capítulos, e não se perde em seu roteiro.
Sendo direta, o jogador tem a possibilidade de batalhar, no Modo História com um grupo de personagens a todo momento. Mulher Maravilha, Arqueiro Verde, Batman e Flash são apenas alguns dos personagens disponíveis. Cada um deles com as suas táticas e formas de jogabilidade. Nesse ponto também, Injustice 2 não se coloca como um repetidor. Cada personagem tem sua própria forma de jogo, sendo necessário que o jogador entenda ou se adapte a cada uma das formas. Alguns mais velozes, outros mais brutos. Mesmo que no modo Arcade disponível seja possível escolher um deles, o Modo História tem uma certa obrigação em passar por cada um desses percalços. Até mesmo o final, que trás a batalha final entre Batman e Superman, e conta com dois finais a depender da escolha, deixa um gancho interessante e termina a história de maneira bastante coesa.
Os personagens possuem expressões faciais polidas e inteligentes. E os Modos de Jogo são extremamente divertidos.
Em termos gráficos, Injustice 2 também não faz um péssimo trabalho. Pelo contrário, evolui de maneira agradável, como a trilha sonora. Os personagens estão bem produzidos, e tem semblantes que expressam emoções, combinando com a tradução quase perfeita para o Português do Brasil. Mesmo que não seja algo que siga nessa linha, os cenários são belos, embora não tenham tanta vida assim. Além desses aspectos, Injustice 2 2 também aposta no aprimoramento dos personagens, em diversos modos de jogo e também na customização dos mesmos, trazendo uma longevidade um tanto soberba para games de luta. Mais uma vez, é a Netherrealm trazendo todo o seu conhecimento para com Mortal Kombat, porém ainda mais aprimorado. Assim, diferente do que pode parecer, aprimorar e customizar cada um dos personagens é extremamente divertido, e não é algo simples para passar o tempo. Esse aprimoramento é interessante pois altera as características dos personagens.
Quanto aos modos de jogo, Injustice 2 conta além com um modo História que de fato é fundamental para o título, também com um Modo Online e o Modo Multiverso. Esse último aliás é uma melhoria das famosas Torres do já citado Mortal Kombat. Aqui, o Irmão Olho descobriu Universos Paralelos onde é necessário derrotar diversas versões dos heróis e vilões da história original. Não necessariamente através da jogabilidade online. Assim, como recompensa por tudo isso, o jogador pode sofrer upgrades que serão necessários mais a frente, pois todos os adversários também estarão melhor equipados. Aqui, a batalha ao estilo Arcade é o coração do modo, trazendo uma diversão mais raiz sem necessitar de uma história aprofundada. Sem dúvida, depois do Modo História, é o local ao qual o jogador passará a maior parte do tempo, ao liberar o final de cada personagem.
Jogabilidade que une tanto o casual quanto ao hardcore. Basta pegar o controle e ir aprendendo para entender Injustice 2:
Pensando também na jogabilidade, é necessário que um game de luta seja consistente e rápida para não influir em sua diversão. Contudo, Injustice 2 não somente consegue fazer isso como é uma clara melhoria que seu antecessor. O título não tem uma queda abrupta de frames, e seus controles são fáceis e rápidos de se entender. Dessa forma, Injustice 2 não se foca apenas nos jogadores mais saudosistas nos jogos de luta, como também naqueles mais casuais. Claro que, para se tornar expert em cada ataque, defesa ou golpe, é necessário muito treino. E isso Injustice 2 não retira. Quanto mais conhecer o seu personagem, mais rápido o seu treinamento estará concluído e o jogador chegará em um nível simbiótico com um dos herois ou vilões da DC. Assim, parece que Injustice 2 tem pontos positivos soberbos, porém, como todo e qualquer jogo, não é imune a diminutas falhas.
Um único defeito. Pode ser que você não consiga jogar Injustice 2 no modo online. Vai ter que esperar um pouco.
Já foi mencionado que Injustice 2 tem um Modo Online. Nesse modo, é possível que o jogador faça parte de uma Guilda com outros jogadores ao redor do mundo. É possível também criar partidas ranqueadas ou desafios simples. No entanto, seria interessante se não ocorressem problemas de conectividade, algo que parece tradicional em jogos que usam desse aspecto. No entanto, quando o servidor ao qual se está enquadrado funciona, é extremamente interessante notar que até estas batalhas não possuem quedas de qualidade. Nesse modo ainda, é possível que o jogador não mova uma palha, mas ao participar de competições acabe ganhando de maneira gratuita aprimoramento através das Caixas Maternas, itens valiosíssimos dentro do jogo. Infelizmente, por ser uma análise, Injustice 2 praticamente pesa nesse ponto específico, mantendo-se um padrão de altíssima qualidade em todo o seu resto.
Qualidade de anos de trabalho com Mortal Kombat. É o que a Nehterrealm conseguiu produzir em um dos melhores games de luta que podem ser jogador na família Xbox:
Assim, pode-se dizer que toda a qualidade já vista em jogos da série Mortal Kombat foram trazidos para Injustice 2. Seja pelos anos de trabalho da Netherrealm, os personagens da DC tem suas personalidades próprias, e isso é vista em suas formas de batalha. O Modo História, o principal foco do game, indo contra o estilo tradicional de jogos de luta, é uma adorável forma de jogatina. Contado em capítulos, ele possui uma raiz forte das histórias em quadrinhos, e melhorado com a dublagem em Português do Brasil com as vozes já acostumadas dos heróis. Além disso, tecnicamente, o título ainda conta com uma melhoria em relação ao antecessor, com gráficos de alto nível que não pecam em sua qualidade, assim como modos de jogo que ajudam em sua longevidade e sua diversão. Customizar e personalizar os personagens também é algo extremamente gratificante e divertido.
Como, sem brincadeira, sendo seu único defeito, Injustice 2 tem problemas na sua conectividade online. É comum que títulos que tenham algum modo voltado para o online tenha esse problema, e o mesmo acontece com este game. Mesmo assim, é impressionante como mesmo diante desse problema, a qualidade das lutas online mantém o mesmo padrão de suas offline. Não há queda na taxa de frames por segundo, e os controles continuam igualmente práticos e rápidos. Seja para um simples iniciante quanto para um jogador raiz dentro dos jogos de luta. No fim das contas, Injustice 2 pode ser considerado um dos melhores games de luta feito pela Netherrealm, trazendo uma grata surpresa e mostrando que os anos de trabalho em Mortal Kombat dão resultado. Trazendo personagens conhecidos e uma história interessante, mesmo para quem não gosta de um game deste gênero, é extremamente necessário que jogue Injustice 2.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta análise de Injustice 2. Sem dúvida, um excelente game de luta para o PlayStation 4 e Xbox One. Não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Se você gostou da análise de Injustice 2 produzido pela Netherrealm e lançado pela Warner Bros., saiba que o Guariento Portal tem muito mais. Temos a Análise de Sim City (2013) para PC, Ocarina of Time 3D, para o Nintendo 3DS, Phantom Hourglass para o Nintendo DS e Zeus: Master of Olympus para o PC. Em outros mundos, temos House Flipper, da Empyrean, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order da Tecmo Koei, Hades, da Supergiant Games, Jotun: Valhalla Edition da Thunder Lotus, Spirit Camera: The Cursed Memoir, spin-off da franquia Fatal Frame para o Nintendo 3DS, Aragami: Shadow Edition no Xbox Series S, assim como The Crown Tundra, a DLC de Pokémon Sword e Shield. Em termos de dicas, temos Ornstein e Smough, duas criaturas conhecidas no Universo de Dark Souls, que está disponível também no canal do Youtube do Portal.
* Desta forma, esta análise só foi possível devido a assinatura do Game Pass Ultimate para o Xbox Series S. Da mesma forma que Control também foi analisado. Para o catálogo completo, confira aqui. Injustice 2 é, até então, o último título ada franquia de luta com personagens da DC. Em 2018, o game recebeu uma versão intitulada Legendary. Inicialmente, foi diponibilizado para PlayStation 4, Xbox One e PC. No Xbox Series S/X, é possível jogar através da retrocompatibilidade, enquanto no PlayStation 5 também, porém com o aviso de que algumas funcionalidades podem estar ausentes.
Números
Injustice 2 (Xbox Version)
Vindo da Netherrealm, de Mortal Kombat, Injustice 2 é uma evolução natural e excelente do primeiro game com personagens da DC.
PRÓS
- Gráficos espetaculares nos personagens e boa produção nos cenários e trilha sonora.
- Modo História agradável, unindo capítulos coerentes e mutáveis.
- Tradução para o Português do Brasil sentimental e nostálgica.
- Facilidade nos controles, seja para os mais iniciantes ou os mais avançados.
- Longevidade garantida com diversos modos, sem apelar para a repetição.
- Personalização e customização dos personagens que aumentam o fator gameplay.
CONTRAS
- O Modo Online, que embora de qualidade, peca em se conectar.