SAÚDAM AS OLIMPÍADAS. UM POUCO DIFERENTES, É CLARO!
De quatro em quatro anos, alguns eventos são carimbados. Temos a Copa do Mundo de Futebol, a Eurocopa, algumas eleições gerais, e, pela graça de Pierre de Coubertain, as Olimpíadas. Revivendo de maneira moderna um evento da antiguidade clássica, que unia as antigas cidades estado da Grécia, os Jogos Olímpicos trazem um sentimento nacionalista, mesmo que você não queira. Acontece que, surfando nessa onda, antigos rivais se unem. Nintendo e Sega, que já rivalizaram o mercado de games, se uniram com seus mascotes e organizaram seus próprios Jogos Olímpicos. Nascia assim a franquia de esportes Mario & Sonic, exclusiva de plataformas Nintendo, onde a turma de ambas as franquias visitavam a Cidade Proibida de Pequim, o Palácio de Buckingham de Londres, o Cristo Redendor no Rio de Janeiro e a Torre de Tóquio. Confira então essa Lista dos games da franquia Mario & Sonic e entre de vez no espírito Olímpico.
#1 – MARIO & SONIC AT THE OLYMPIC GAMES (WII/DS):
A franquia Mario & Sonic tem sotaque japonês, mas começou falando e lendo chinês. Lançado em 2007 para Nintendo Wii e DS, Mario & Sonic at The Olympic Games se passa nos Jogos de Pequim, de 2008. Produzido pela Sega Sports R&D Department, o game contava com um seleto grupo de personagens das duas franquias em competições esportivas. Era possível ver Sonic pulando em um Trampolim, Tails calculando o vento no Tiro com Arco e o Yoshi correndo no Atletismo. Os controles da versão do Nintendo Wii eram, de certa forma, bem utilizados. Enquanto em ambas as versões era possível competir de maneira online através da Nintendo Wi-Fi Connection. Em termos financeiros, Mario & Sonic at The Olympic Games superaram as expectativas tanto de sua desenvolvedora quanto de sua publisher, sendo apenas o primeiro voo dessa franquia, vendendo 11 milhões de unidades, combinando-se as duas versões.
#2 – MARIO & SONIC AT THE LONDON 2012 OLYMPIC GAMES (WII/3DS):
Quatro anos depois, agora com um novo portátil, era a vez de sair da China e caminhar por entre as terras da Rainha. Claro que ao som de Fergie e U2, falamos de Londres, onde ocorreu os Jogos Olímpicos de 2012. Enquanto Pequim era puramente um game ao estilo Mario Party, Mario & Sonic at The London 2012 Olympic Games acompanhava uma espécie de Story Mode, pelo menos na versão 3DS. No portátil, haviam 50 modalidades para serem escolhidas, o que permite dizer que o game não era cansativo. Já para o Nintendo Wii, além de esportes reimaginados com poderes especiais, numa alusão a Super Mario Strikers, da Next Level Games, temos 30 modalidades ao todo. Produzida pela Divisão CS2 da SEGA, que passou a cuidar das franquias esportivas, os games de 2011, de maneira combinada, venderam bem menos que seu antecessor, chegando a marca de 4 milhões de unidades.
#3 – MARIO & SONIC AT THE RIO 2016 OLYMPIC GAMES (WIIU/3DS):
As primeiras Olimpíadas da Era Moderna na América do Sul não podiam ter acontecido em outra cidade que não o Rio de Janeiro. Afinal, se os dois primeiros games venderam, é normal que uma terceira aparição ocorresse. O que de fato aconteceu. Diferente de seus antecessores, esses games foram divididos em seu desenvolvimento. Enquanto a Sega ficou responsável pela versão do Wii U, as japonesas Arzest, de Panzer Dragoon e a Spike Chunsoft, de Pokémon Mystery Dungeon foram designadas para o 3DS. Com o aumento dos personagens, os games tiveram o retorno de modalidades como a Natação e o BMX. O uso de poderes especiais continua, criando uma atmosfera ainda mais idílica. Lançados dentro do ano dos Jogos do Rio, em 2016, Mario & Sonic at The Rio 2016 Olympic Games seguem a tendência de diminuição das vendas totais, com pouco menos de 1,5 milhões de unidades em suas versões combinadas.
#4 – MARIO & SONIC AT THE OLYMPIC GAMES TOKYO 2020 (SWITCH):
Mesmo passando por uma pandemia, o show teria que continuar. E mesmo atrasada, as Olimpíadas saíram do Rio de Janeiro e foram para a terra natal de Mario Sonic, e até o Pikachu, o Japão. Tóquio foi a responsável pelos Jogos mais diferentes da Era Moderna, com um rigoroso critério de distanciamento social. Já nos games, como novidade, os jogadores poderiam escolher algumas modalidades que eram visíveis com os gráficos mais tradicionais do híbrido da Nintendo ou então da era 16-bits. Produzido pela Alpha Dream, da franquia Mario & Luigi, que acabou entrando com pedido de falência, sendo este infelizmente seu último projeto. Mario & Sonic at the Olympic Games Tokyo 2020 é, cronologicamente, o último título da franquia, uma vez que a licença concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) não foi renovada. Ao todo, a versão para Nintendo Switch, lançada em 2020, angariou 1,3 milhões de unidades em vendas.
NÃO TEMOS APENAS A MUSA DO VERÃO, MAS SIM AS 4 ESTAÇÕES:
Até então, teríamos encerrado a Lista de games neste clima de Olimpíadas. Acontece que temos um porém. Todos estes primeiros títulos se baseiam nas Olimpíadas de Verão, conhecido por tradicionais esportes como Atletismo, Ginástica Artística, Volêi de Praia e Futebol. Um país de clima extremamente tropical, como o Brasil, tem o foco nessas modalidades. Para nações como Rússia e Estados Unidos, existe uma outra Olimpíada, que não é nuclear, em que o clima os favorecem, as de Inverno. Aqui, a neve reina e os Alpes Franceses dariam as vezes da cidade Luz e de seu Rio Sena. Claro que a Sega e a Nintendo não ficariam de fora, e saindo do verão para o inverno, ambas as franquias também estrearam títulos dentro dos Jogos Olímpicos. Ao invés de Pequim, Londres, Rio e Tóquio, temos a canadense Vancouver e a russa Sochi representando o frio e neve dos Stark de Winterfell.
#5 – MARIO & SONIC AT THE OLYMPIC WINTER GAMES (WII/DS):
Historicamente, os Jogos de Inverno sempre ocorrem dois anos após uma edição dos Jogos de Verão. Como Pequim foi a estrela percurssora da franquia Mario & Sonic, antes de irem até Londres ver a troca da cavalaria, os mascotes viajaram para Vancouver em 2010. Incrivelmente, o que foi visto em seu antecessor foi melhorado, sendo este game o dententor das melhores notas da franquia. Uma de suas qualidades é o uso excepcional dos controles de movimento no Nintendo Wii, em especial nas modalidades como Esqui e Trenó. Já no Nintendo DS, é desproporcional o uso da tela sensível ao toque ou dos controles tradicionais. Mesmo assim, com o auxílio da Nintendo Wi-Fi Connection, o multiplayer é garantido em ambas as versões. Produzido pela Sega, Mario & Sonic at The Olympic Winter Games vendeu ao todo quase 7 milhões de unidade, somando-se é claro as suas duas versões.
#6 – MARIO & SONIC AT THE SOCHI 2014 OLYMPIC WINTER GAMES (WII U);
Agora, alterando a lógica de lançamento de uma versão portátil e uma versão de console de mesa, Mario & Sonic at The Sochi 2014 Olympic Winter Games é exclusivo do esquecido Nintendo Wii U. Trazendo os Jogos de Inverno de Sochi, o game é uma produção da Sega. Porém, parece que perdeu levemente o rumo. Mesmo com as adições de seu antecessor, como o uso de poderes especiais, o bom uso dos controles de movimento não é uma qualidade desta versão. Mesmo com novas modalidades e formas de jogabilidade, o que perfaz ao todo dezesseis eventos dentro dos Jogos de Inverno. Lançado em 2013, um ano antes dos Jogos, Sochi marca inclusive o fim dos títulos de inverno da franquia Mario & Sonic. Ao todo, a versão vendeu cerca de 1,2 milhão de unidades, ultrapassando sozinho os jogos do Rio e o de Tóquio em termos de vendas.
POR DECISÃO DO COI, PARIS 2024 NÃO VIU O BRILHO DE MARIO & SONIC:
Infelizmente, a franquia Mario & Sonic com o conteúdo das Olimpíadas parece ter ficado para trás. Como informado pelo Universo Nintendo, o Comitê Olímpico Internacional parece ter mudado sua opinião, trazendo apenas para si a questão de promover os Jogos Olímpicos através de NFT. Assim, Paris 2024 é até então a única edição que não contará com um título. Claro que somente o tempo dirá se a parceria retornará. Com isso, os jogadores das plataformas Nintendo ainda assim podem entrar no espírito olímpico com os títulos desta franquia. Vale lembrar, como quem não quer nada, que o único título em Português do Brasil é o produzido para Tóquio e disponível no Nintendo Switch. Não é um campeão de bilheteria, mas pode ser uma ótima aquisição para os jogadores brasileiros dispostos a embarcar em algo nesta pegada olímpica, enquanto assiste uma partida de Volêi e torce para o Brasil.