Se voltarmos na história, é possível encontrar o nascimento da Língua Portuguesa. Oriundo do Latim Vulgar da época do Império Romano, a língua passou a ser influenciada por outros idiomas, especialmente aquele latim falado na região da Península Ibérica. Célticos e Árabes tiveram contato com a região, e deixaram suas marcas especialmente no Português e no Espanhol. Contudo, estas línguas sofriam outra influencias na Era dos Descobrimentos. Historicamente, esse foi o momento de maior apogeu de Portugal e Espanha, dos reinos que se tornaram ultramarinos. Ou seja, detinham posses em outras regiões do planeta. Logo de cara então, é possível dizer que as principais nações que ainda falam o Português foram fruto da colonização portuguesa.
Tecnicamente, apenas um país na América Latina fala este idioma, o Brasil. Não por menos, dada a sua importância no comércio e no cenário internacional, a variante do Português no Brasil passou a ser alocada como relevante tanto na região quanto que fora dela. Uruguai e Argentina por exemplo, que embora foram colonizados pela Espanha detém escolas que ensinam o Português. Contudo, as posses de Portugal não se detinham somente na América. Na verdade, em termos de nações ela era extremamente maior na África. Neste continente, países como Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde conseguiram sua independência, mas sem antes lutar por esta.
Se o Brasil ficou independente em 1822, o mesmo não pode ser dito das áreas afro-asiáticas:
Ocorre que após os eventos da Segunda Guerra Mundial e com a ideia de autodeterminação dos povos, a recém criada ONU busca tornar independente as nações que antes estavam sobre o controle europeu. Em especial as que estavam na África e na Ásia, partilhadas anteriormente pelas mesmas nações europeias. Portugal contudo, governado pela ditadura do Estado Novo se recursou a reconhecer as independências de suas colônicas. Alegava que eram províncias, e assim a autodeterminação não era válida para aquela região. Pois então, com o auxílio dos Estados Unidos e da União Soviética as colônias conseguiram se tornar independentes no que ficou conhecido como Guerra de Libertação na África e Guerra de Ultramar em Portugal.
Mesmo com suas independências, o Português se manteve como língua oficial, não por menos pelo poder antepassado de Portugal. Depois da África, a única questão que ainda restava ao Império Ultramarino Português era a Ásia. E neste continente restava a região de Macau e o Timor Leste. Vale destacar que na década de 70, com a independência da Índia, as possessões dos portugueses na região, como a cidade de Goa foram invadidas. E assim foram incorporadas ao recém criado estado indiano. Embora o Timor Leste tenha se tornado independente um ano depois do fim da guerra de Ultramar, em 1975, foi invadido pela Indonésia. Somente em 2002 é que o país se tornou independente e membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Já Macau foi devolvido a China em 1999 como uma Área Especial, onde o Português ainda é utilizado.
Depois do Império Português, a região onde se fala Português se tornou um grupo:
Hoje, as nações anteriormente colonizadas além do próprio Portugal participam de um grupo que busca fomentar a Língua Portuguesa. Chamado de Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), é possível que outras nações ou territórios adentrem ao grupo, desde que reconheçam o Português como idioma oficial. Foi o que aconteceu com a Guiné Equatorial, que embora tenha se tornado independente da França, em 2007 alocou o Português em seu núcleo de línguas oficiais. E assim pode fazer parte do grupo. Já outros países, inclusive os já mencionados Argentina e Uruguai são considerados membros observadores.
Sendo assim, podemos dizer que o Português se encontra de forma oficial no Brasil, em Portugal e nos estados de Moçambique, Angola, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Cabo Verde. O território de Macau também está presente, embora não possua o status de nação. Além destes, a Galiza, uma comunidade autônoma da Espanha que fica ao Norte de Portugal completa o grupo. Então, depois disso é possível ver que o Português está espalhado ao redor do mundo. Com vários sotaques é claro, mas é possível encontrar o idioma de ponta a ponta do globo. Da América com o Brasil até a Ásia com o Timor Leste.