lJá não é de hoje que se faz notícia a compra da Zenimax Media pela Microsoft. Avaliada em cerca de 7,5 bilhões de dólares, a empresa norte americana adquiriu o direito de todos os estúdios da Bethesda. E assim, também deteve os direitos de franquias extremamente consagradas como Doom (que já se encontra no Game Pass), The Elder Scrolls, Fallout e Wolfenstein. Anteriormente, todos estes títulos eram multiplataformas, e com a aquisição, a tendência de se tornarem exclusivos do Xbox ou do PC se tornou latente. Phil Spencer, chefe da Divisão Xbox, em entrevista ao Kotaku destacou que essa realmente é a tendência. Perguntado quanto a questão de possível lançamentos de games em outras plataformas, Spencer revelou que não há necessidade alguma e que não é parte do planejamento da empresa:
“Quando penso sobre onde as pessoas vão jogar e no número de dispositivos que tínhamos, e temos xCloud, PC e Game Pass e nossa base de console, eu não tenho que lançar esses jogos em qualquer outra plataforma além das plataformas que oferecemos suporte para fazer o negócio funcionar para nós”, afirmou. “O que quer que isso signifique.”
Relacionamento com a Nintendo e mudança na Política da Microsoft:
Tal fala se torna interessante por dois motivos. Primeiro, mercadologicamente, a Microsoft era vista como uma empresa em que os títulos exclusivos eram escassos. Ao contrário de suas concorrentes mais diretas, como Sony e Nintendo. Agora, com a aquisição da Bethesda, franquias extremamente conhecidas poderiam se tornar os chamados system sellers, ou seja, games que vendem a plataforma. Entretanto, isso vai em contraposição a atual política da empresa em relação a outros games. Basta lembrar que Cuphead tem versões para o PlayStation 4 e o Nintendo Switch. Aliás, a plataforma da Nintendo tem recebido alguns títulos produzidos por estúdios da Microsoft ou filiados a ela, como Hellblade: Senua’s Sacrifice e Ori and the Blind Forest. Aliás, essa aproximação da Nintendo também foi questionada:
Temos um relacionamento muito bom com a Nintendo. E acho que vemos nosso trabalho de forma muito sinérgica, em termos de tentar fazer crescer o mercado. E isso torna tudo mais fácil. Cada conversa que temos com eles tem sido realmente fácil.
Por mais que exista essa aproximação entre Nintendo e Microsoft, isso não quer dizer exatamente que games produzidos pela norte americana poderão se encontrar em uma plataforma da Gigante de Kyoto. No entanto, como falado, essa ideia de exclusividade vai em contraposição a uma fala anterior do próprio Phil, que discorreu que alguns títulos serão analisados “caso a caso”. Mesmo com essa aproximação, a Microsoft ainda se mantém com a ideia de que não parece sustentável lançar games em outras plataformas. E aqui, logicamente inclui a Nintendo. Com isso, definitivamente, é provável que grandes lançamentos da então Bethesda ficarão restritos ao Xbox Series S/X, futuro console de mesa da Microsoft, assim como o PC.
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Se você curtiu essa notícia sobre a exclusividade dos games da Bethesda na linha Xbox e PC, saiba que o Guariento Portal tem um rol de notícias do mundo dos games. Primeiramente, no ramo da família da Microsoft, temos o lançamento de forma gratuita, para os assinantes do Game Pass da EA Play. Este é o serviço de assinatura da Electronic Arts, que chegará em Novembro trazendo ainda mais peso para o catálogo do Xbox. Já no Game Pass, tivemos a entrada de Tales of Vesperia e de Katana ZERO no catálogo do serviço. Por fim, e não menos importante, temos a confirmação de alguns títulos que receberão upgrades gratuitos na mudança de geração. Assim, se você comprar por exemplo Watch Dogs Legion e Destiny 2, respectivamente da Ubisoft e da Bungie, no Xbox One você poderá gratuitamente atualizar para a Series X.