O ano de 2022 promete ser bastante movimentado para os adeptos de videogames. Disso não há dúvida. Além de Horizon: Forbidden West, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Starfield, sem dúvida nos primeiros meses do ano os holofotes vão estar com Elden Ring. Game produzido pela japonesa From Software – os cabeças da franquia Dark Souls e de Demon’s Souls – o título será lançado em Fevereiro de 2022. Isso é, tanto para os consoles de Sony e Microsoft, além do PC. Já estando inclusive disponível para a venda. Só que o Guariento Portal, através da Bandai Namco foi selecionado para testar uma “pequena” versão de testes de Elden Ring. E comprovamos que até mesmo para uma demo, o game é gigante e contém tudo que um jogador de Dark Souls quer ver. Então, se liga nessa Prévia do Guariento Portal.
Desvende os mistérios do poder do Elden Ring. Encontre adversários com origens profundas, personagens com motivações próprias únicas para ajudar ou dificultar seu progresso e criaturas assustadoras. Além disso, atravesse o mundo de tirar o fôlego a pé ou a cavalo, sozinho ou online com outros jogadores, e mergulhe totalmente nas planícies gramadas, pântanos, montanhas, castelos e outros locais de grandeza em uma escala nunca vista antes em um título FromSoftware.
Descrição de Elden Ring no Site Oficial da Microsoft.
Se duas palavras pudessem falar sobre Elden Ring, seria lindo e desafiador. Sem dúvida, uma experiência forte e imersiva mesmo sendo uma versão demonstrativa.
Primeiramente, na cerca de duas horas de testes em Elden Ring, a primeira coisa sem dúvida que bate aos olhos dessa versão de teste é o cenário que o game possui. Ao acordar em uma masmorra pra lá de opressiva, o jogador pode se livrar desse ambiente e chegar em Limgrave, o ambiente aberto do game. E sem dúvida, quando você respira os primeiros ares dessa região, é impossível não perceber o quão belo o título é. Florestas, lagos e um castelo gigantesco, além de árvores brilhantes predominam em uma região selvagem e perigosa. As texturas, até mesmo para uma versão demo são lindíssimas. E mais, mesmo ligado a internet não houve queda de desempenho. Um outro ponto que se destaca é a mudança de ambientação. De momentos de chuvas torrenciais até mesmo um clarão, o dia e a noite promovem novos desafios dentro do game.
E falando em desafio, é claro que Elden Ring teria uma linhagem bem próxima ao que Dark Souls criou no mundo dos videogames com o título “Souls Like“. Aqui, dificuldade é a palavra chave. Elden Ring faz questão de mostrar que embora convidativo, o estúdio já sabe fazer de melhor. E quando nós dizemos pé no chão, é no sentido de que a dificuldade está ali, bem na nossa cara. E na Prévia do Guariento Portal, até mesmo os inimigos mais modestos eram capazes de tirar rios e rios de sangue. Nos chefes, perto do Portão da Tempestade ocorreu o primeiro desafio. Depois, o Castelo de Stormveil foi ainda pior, a morte assola a todo momento. Por isso, é apropriado dizer que Elden Ring não é um game para você esperar moleza. Tudo isso acompanhado de uma trilha respeitável, que leva da calmaria a tempestade em segundos.
O jogador poderá escolher a melhor forma de combate. Mais corpo a corpo ou com magia e misticismo. Mesmo assim, os desafios são equivalentes. Com uma jogabilidade rápida, como o jogo deve ter.
Ao invés de coletar sangue como em Bloodborne ou almas demoníacas em Demon’s Souls, Elden Ring trás as runas. Quanto mais os jogadores se aventurarem pelo continente do game, mais poderão “evoluir” seu personagem de acordo com as formas que melhor se adequam. Na versão final, o game contará com dez possibilidades, no entanto na Prévia de testes do Guariento Portal havia apenas cinco. E jogamos especialmente com o Guerreiro, o Cavaleiro Encantado e o Lobo Sangrento. Elden Ring permitirá que o jogador opte por combates mais corpo a corpo, como é o caso do Lobo Sangrento, ou com alterações místicas, como o Cavaleiro Encantando. Contudo, caso o jogador queira alterar depois será possível evoluir os atributos de seu personagem e alterar essas possibilidades. No entanto, a recomendação é que o jogador já saiba por antecipação como quer jogar, para facilitar a intensa jogatina que Elden Ring trará.
Nos termos de jogabilidade, da mesma forma que as fogueiras de Dark Souls, agora temos os Locais de Graça onde o jogador pode fazer o tempo passar ou organizar seu inventário. Além é claro de criar um checkpoint para as várias vezes que irá padecer pelos adversários. Entretanto, temos as Estacas de Marika, que estão em locais bastante apropriado, especialmente em pontos que criaturas agressivas estão por perto. Não há praticamente o que falar sobre controles. Com ataques fortes e fracos, o jogador sabe como derrotar, o problema é encontrar o time perfeito para isso. Ataque, esquive, ataque novamente, tome as Lágrimas Carmesins para se curar e morra. É então que você volta e tenta tudo novamente, e mais uma vez, e outra vez. Isso é Elden Ring. E cuidado! Se você morrer sem ter recuperado suas runas, elas são perdidas para sempre. Uma baita punição dentro do game.
Esperamos que história seja ainda mais especial do que aparenta ser. Uma vez que o mundo de Elden Ring parece esconder muito, e não mostraram ainda nem a metade.
Ainda na questão de jogabilidade, Elden Ring apresenta o já estilo Souls Like de ser. Como dito anteriormente, as Runas devem ser capturadas para que aos poucos o jogador evolua suas características de combatividade. Golpes fortes e fracos estão a disposição para que seja possível criar uma estratégia mais ou menos segura quando o assunto for o confronto com o adversário. O mundo das Terras Intermedias é rico até mesmo em sua fauna e flora. Então, espere por lobos circundando as pradarias, esquilos que vão e voltam nas florestas, e outros elementos como cogumelos e plantas. Não sabemos exatamente para que será possível utilizar esses elementos, mas próximo de uma Igreja, havia um mercador disposto a comprar e vender itens. Assim como, tendo os itens corretos, será possível melhorar as armas do jogador. Tudo isso o jogador já viu nas franquias da From Software, e estará em Elden Ring.
Mais do que um jogo de alta dificuldade, Elden Ring é um game para ser conquistar e apreciado em suas melhores partes. Em especial no que parece ser a sua história. Embora não aventurada com propriedade dentro da prévia do Guariento Portal, a versão da Bandai Namco disponibilizada trás mensagens explicando o que o jogador pode esperar por Elden Ring. Além de “dicas” para tentar vencer inimigos mais perigosos, aos poucos a história criada por George R. R. Martin (de As Crônicas de Gelo e Fogo – vulgo Game of Thrones), se faz presente. Sendo uma Maculado, o jogador deve procurar as partes de um Anel, o Elden Ring para se tornar o Lorde do lugar. Claro que isso é uma simplificação absurda da história, pois a região conta com mistérios que serão desvendados com a versão final. Os monstros aliás vieram da mente do Hidetaka Miyazaki da From Software.
Elden Ring não está para brincadeiras. A From Sfotware e a Bandai Namco trazem um game que é um forte candidato ao Jogo do Ano de 2022, se mantiverem e melhorarem tudo que foi visto nesta Prévia.
No fim das contas, Elden Ring, com apenas uma parcela de seu imenso mundo a disposição dos jogadores em sua versão demo, é possível constatar. O game não está para brincadeiras, apresentando um mundo que não existe outra palavra senão belíssimo em seu mais puro grau. Que aliás, pode ser ainda mais polido até a sua versão final. As criaturas são surreais e grandes, trazendo uma dificuldade no qual nós duvidamos que o jogador não vá morrer várias e várias vezes até entender, e é claro, passar aquela raiva que todo título da From Software faz o jogador passar. Por isso mesmo que Elden Ring é um game raiz, com uma imersão absurda e dificuldade digna de um Souls Like. E é claro, com uma jogabilidade bem limpa, consistente e apresentada em um mundo que sem dúvida atiçará o jogador e vasculhar cada área.
Sem dúvida alguma, Elden Ring em sua versão final será um game impactante. Pelo menos de acordo com a Prévia do Guariento Portal através da versão de testes disponibilizada pela Bandai Namco. Podemos dizer que, pelo que foi visto, a From Software chega ao seu ápice dentro do estilo que ela mesma criou, criando uma atmosfera ainda mais imersiva do que seus antecessores. Esteticamente elegante, com uma história que aparenta conduzir uma narrativa a descobrir e a primazia nos detalhes dos cenários com a jogabilidade necessária, Elden Ring pode ser aquele tipo de game que vai te fazer passar raiva. E muita. Mas ao mesmo tempo instiga cada movimentação e busca pelo que o título pode fornecer. Sem dúvida, os portadores de um PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S/X e um PC devem ficar atentos ao game que chega em 22 de Fevereiro de 2022.