Quando se fala em dificuldade, muito provavelmente se vem a mente os jogos produzidos pela From Software. No caso, Dark Souls, Sekiro e Demon’s Souls são títulos que sem dúvida alguma, são capazes de levar ao martírio os jogadores, embora tenha um nicho bastante aceitável. Em relação a Dark Souls, além de uma trilogia lançada pela Namco Bandai, o primeiro game ganhou uma versão remasterizada, disponível para os antigos consoles da Microsoft, Sony, além do Nintendo Switch e PC. Por retrocompatbilidade, é possível jogar a franquia no Xbox Series S/X. Entretanto, quando se fala especialmente do primeiro título, praticamente nenhum chefe é tão singular quanto a dupla Ornstein e Smough. Além de uma trilha sonora que transforma a batalha em algo único na franquia, o jogador deve derrotar duas criaturas ao mesmo tempo, como se Dark Souls já não fosse complicado o suficiente.
Ornstein e Smough, o pesadelo mor em qualquer das versões de Dark Souls:
Para quem desconhece, Ornstein era um matador de dragões que servia a Gwyn, o Senhor de Cinder. Sua característica, além de ser extremamente rápido é possuir uma lança onde pode atacar com poderes elétricos. Já Smough, maior, porém mais lento é também chamado de Executor, possuindo um enorme martelo onde desfere golpes que irão tirar grande parte da vida do jogador. Os dois estarão reunidos em uma única sala. Além disso, atacarão praticamente ao mesmo tempo para que o personagem não tenha condição alguma de responder com um contra golpe. Embora realmente pareça difícil, todos os grandes chefes de Dark Souls possui um ponto fraco, embora que para descobri-lo, é necessário morrer diversas vezes, algo bastante comum na franquia. A primeira dica que fica é de se focar em apenas um deles para tentar derrotar em um primeiro momento.
Ocorre que, independente de quem caia primeiro, o parceiro sobrevivente simplesmente vai absorver os poderes e praticamente se curar. Então, é praticamente esforço perdido tentar atacar os dois ao mesmo tempo. Se Ornstein cai primeiro, Smough o amassa com seu martelo, fazendo com que agora tenha ataques elétricos. Do contrário, se é o Executor quem cai, Ornstein fica ainda maior, mais rápido e poderoso. Dito isso, a segunda melhor dica é tentar destruir Ornstein primeiro. Eliminando a rápida velocidade do adversário, é mais provável que o jogador consiga se esquivar dos ataques, por mais que agora Smough esteja ainda mais perigoso. Use e abuse das pilastras que a sala onde o duelo acontece, se mantendo com uma certa distância. No entanto, isso não quer dizer que não seja possível derrotar a dupla na ordem inversa.
Mesmo com essas dicas, você escolhe como quer matar, e em qual ordem. Além disso, não vai garantir aa vitória tão fácil. Se prepare para morrer muitas vezes!
Se acaso você desejar destruir Smough ao invés de Ornstein em Dark Souls ou em sua Remasterização, o conselho que fica é que seja rápido o suficiente para se esconder por entre as pernas do agora gigante. Enquanto ele desfere ataques extremamente rápidos, é possível se proteger nessa região. A sorte, e a terceira dica, é que tanto Ornstein, quanto Smough, em qualquer uma de suas formas tem uma vulnerabilidade maior ao fogo. Por isso, se acaso o jogador já tenha ataques da piromancia, é altamente aconselhável que use durante a batalha. Smough tem ainda uma fraqueza contra ataques elétricos, porém antes de sua versão melhorada. Por fim, e não menos importantes, a batalha corpo a corpo também será importante, e nesse quesito, torna-se mais fácil bater em Smough justamente por sua velocidade menor, embora não quer dizer que seja fácil.
Vale lembrar que, mesmo com todas essas dicas, a batalha contra esses dois titãs não será nenhum pouco fácil. Caberá ao jogador usar as pilastras da sala para tentar se esquivar dos ataques. Seja na versão mais comum como na melhorada das duas criaturas. E, como é algo comum em Dark Souls, o jogador deve estar ciente que passará raiva muitas vezes, e desta forma, morrerá várias também. Somente depois que “entender” e “fazer” corretamente, será possível ultrapassar Ornstein e Smough. No fim de toda essa jornada, a depender de quem morre por último, o jogador ganhará uma recompensa. A alma de Ornstein, se este morrer por último, ou de Smough, se este for o pesadelo final. Seja qual for o caso em Dark Souls, o jogador dará graças a Deus por ter terminado esta batalha!
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta curiosidade sobre Ornstein e Smough, chefes que farão os jogadores pirarem em Dark Souls. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você curtiu essa curiosidade sobre a história de Ornstein e Smough, criaturas do game da Namco Bandai Dark Souls, provavelmente poderá gostar de outras novidades. Dentre as principais novidades que o Guariento Portal pode oferecer, temos uma análise de Aragami: Shadow Edition, que até então estava disponível para o Xbox Game Pass. Além dele, temos também a história da Mansão Himuro, que deu origem a Fatal Frame. Já dentro do Nintendo Switch e com a série Pokémon, os especiais são variados. É possível ver a localização das Aves Lendárias de Galar, dos Regis de Hoenn e das Espadas da Justiça. Mais recentemente, temos um relato sobre a mudança drástica na história de Sindel, a Rainha de Edenia e mãe de Kitana em Mortal Kombat.
* Ornstein e Smough estão disponível como adversários tanto em Dark Souls quanto Dark Souls Remastered. O primeiro, original, foi lançado para Xbox 360 e PlayStation 3 em 2011. Recebendo uma versão para PC em 2012. Depois, seis anos depois, o título seria revivido em uma versão remasterizada com os gráficos da então geração mais avançada. Nesse caso, com cópias para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, além do PC. O desafio é praticamente o mesmo em ambas as versões, porém o Remaster logicamente tem as melhorias gráficas do decorrer do tempo.