UM COMEÇO CONTURBADO
Minha história com Alan Wake 2 começou em 2023, quando comprei ele para Xbox Series S. Porém, a minha experiência foi comprometida por causa de uma má otimização no console, que me rendeu 10 crashes em 11 horas de jogo! Por isso, só depois de um ano consegui comprar no PS5 e jogar até o final! Mas, será que essa espera toda valeu a pena?! Lançado em 27/10/23, sendo desenvolvido pela Remedy Entertainment e publicado pela Epic Games para PS5, Xbox Series S|X e Pc. Tratando-se de um survivor horror, de tiro em terceira pessoa e carregado de metalinguagem.
O PRIMEIRO CASO:
Alan Wake 2 começa com um senhor pelado saindo de um lago. Esse homem é Nightingale. Nesse momento, nos vemos em uma floresta sombria e, de repente, percebemos que estamos sendo perseguidos por figuras máscaras misteriosas! Mas, a sorte não estava ao lado do Nightingale. Após uma pequena fuga, nós capturados e mortos em um ritual macabro! Então, a cena corta e vemos os detetives Saga e Casey que vieram investigar esse homicídio e é aqui que essa trama macabra começa de vez!
UMA FÍSICA IMPECÁVEL:
Primeiramente, vamos ao combate de Alan Wake 2. Aqui nós temos uma evolução em relação ao primeiro jogo e isso inclui até o ângulo de câmera, já que agora ela é mais próxima do personagem. Além disso, agora não é mais possível pular. Todavia, todos os outros controles retornam.
Só que, a diferença aqui é a qualidade dos movimentos. Em Alan Wake 2 podemos controlar Saga e Alan e ambos são incrivelmente gostosos de controlar. Temos uma física excelente aqui, e isso deixa tudo mais legal, desde acertar os inimigos com tiros até esquivar dos seus ataques. As ações são simples, mas extremamente bem feitas e viciantes!
EXPLODINDO OS PONTOS FRACOS!
Mas, uma coisa que volta do primeiro jogo e segue sendo essencial aqui é a lanterna. Os inimigos possuem uma barreira de escuridão que precisa ser quebrada com a luz forte para que eles possam sofrer dano. Inclusive, muitos deles possuem ponto fraco (uma bola vermelha em alguma parte do corpo) que ao ser destruída causa um dano crítico!
E isso entrega uma gama a mais de estratégia ao combate, já que alguns pontos fracos podem ser nas costas, por exemplo. Alan e Saga também possuem armas diferentes. Por mais que o jogo não tenha uma quantidade grande de armas, isso não deixa a campanha enjoativa.
AS PALAVRAS TEM PODER:
Outro detalhe importante sobre a gameplay são os upgrades. Tanto Alan, quanto Saga, podem se fortalecer e fortalecer suas armas. Porém, de formas diferentes. Alan fica mais forte ao encontrar círculos de palavras escondidos no mapa e a Saga encontra lancheiras com peças que servem de upgrade. Depois de encontrar, é preciso ir para o refugio de cada um deles (fica na mente do personagem) e escolher o que fortalecer. Inclusive, é sempre bom se atentar à isso, já que pode facilitar o combate (que te entrega poucos recursos).
TROCANDO REALIDADES:
Agora, falando do que podemos encontrar nos mapas de Alan Wake 2, a mais clássica são os documentos. Neles você encontra mais da história e também ajudam a resolver puzzles (dando até senhas). Outro detalhe, são os já mencionados puzzles, que ficam espalhados pelos mapas dos dois personagens. Alan inclusive possui um pequeno cetro de luz que serve para mudar a realidade e resolver enigmas! Sem falar nos ecos que ele pode ver e apreciar mais da história ao redor dele!
Além disso, Saga também pode encontrar cantigas espalhadas pelos mapas que são mistérios a serem revelados e baús com diversos tipos de resoluções que vão desde problemas matemáticos até achar símbolos escondidos na floresta. Existem muitos enigmas criativos e que vão fazer sua cabeça queimar!
O REFÚGIO DA MENTE:
Em seguida, quero falar um pouco sobre a cabeça de cada personagem. Saga possui o Lugar Mental e o Alan conta com a Sala do Escritor. Com a Saga, você vai coletando pistas dos casos e montando um quadro na sua mente e isso desvenda caminhos que a Saga deve seguir e como resolver puzzles, já que podemos até entrar na mente dos suspeitos para descobrir mentiras!
Já com o Alan, você descobre cenas que consegue aplicar nos cenários por onde ele passa, transformando aquela realidade que estamos habitando em algo totalmente diferente, abrindo caminhos novos, por exemplo. E as duas abordagens são muito legais já que entregam muita criatividade! É divertido do começo ao fim! Inclusive, também podemos encontrar mensagens de radio e fitas de tv como colecionáveis durante as campanhas! Ou seja, tem muito conteúdo para quem gosta de explorar.
ENTRANDO NO ROTEIRO:
Agora, vamos para a história de Alan Wake 2 e aqui é onde o jogo brilha de forma extraordinária. Com já adiantei, nós temos duas histórias: Alan e Saga. Logo depois de chegarmos Cauldron Lake com a Saga, começamos uma investigação para entender porque Nightingale foi morto.
Então, ela descobre páginas de um roteiro escrita por Alan Wake e aí ela percebe que a história era sobre ela e o Casey e que tudo que ela lia, estava acontecendo! Por isso, Saga decide levar o roteiro a sério e usá-lo para desvendar o mistério! E assim, nós conseguimos encontrar o Alan, depois de enfrentar alguns monstros, e interrogá-lo sobre seus 13 anos desaparecidos no Lugar Obscuro!
MANTENDO O “CONTROL”:
Alan Wake 2 permite que você troque entre as duas campanhas sempre que encontrar um ponto de save. E é preciso finalizar ambas para zerar. Mas, é impressionante como conseguiram fazer isso de forma natural e divertida! Inclusive, a história se passa depois dos eventos de Control e por isso muito do que vemos no jogo é mencionado aqui!
Alan Wake e Control tem uma ligação fortíssima e isso é bastante explorado nessa aventura! Deixando a história ainda mais incrível! Temos violência, assassinato, mistério, suspense, tensão, emoção, mentiras, monstros e avôs roqueiros! Pode parecer meio confuso no começo, mas a história de Alan Wake 2 é muito engajante e interessante desde a primeira cena até a última!
UMA FOTOGRAFIA ESPETACULAR!
Em seguida, vamos ao show técnico que é Alan Wake 2 começando pelos gráficos simplesmente absurdos! É, com certeza, um dos jogos mais bonitos já feitos. Entrega muito tanto na parte dos cenários quanto nos detalhes dos personagens e na expressão deles! Sem falar na fotografia inacreditável desse jogo! O uso das cores, muito bem feito do começo ao fim! É um espetáculo.
Já sobre a trilha sonora, o jogo conta com uma ótima trilha de terror e até com um show musical no meio da campanha, com música tema e tudo! Simplesmente uma grande adição! É uma trilha memorável e que vale ser ouvida muitas vezes depois de zerar!
Agora, sobre o level design, acho que já ficou claro a qualidade. Não só pela boa exploração que te recompensa com bons itens de sobrevivência e colecionáveis, como também no posicionamento dos inimigos. É um jogo que, tanto com o Alan quanto com a Saga, te da um prazer em explorar. Fora as formas de alterar a realidade que só engrandecem mais o level design!
EXPANDINDO O QUE JÁ ERA BOM:
Por fim, vamos as duas DLCs lançadas: Night Springs e The Lake House. Night Springs é um programa de Tv do universo de Alan Wake que aparece desde o primeiro. Então, na DLC nós jogamos em três programas diferentes, cada qual com seu protagonista. Aqui, nós temos um foco total na ação, aproveitando a excelente gameplay de Alan Wake 2. Nas três jornadas, temos muita munição e devemos simplesmente enfiar bala na cara dos inimigos como se não houvesse amanhã! E isso é incrível.
Já com a The Lake House, nós não só voltamos ao survivor horror, como temos uma quantidade menor de balas do que o jogo base. Ou seja, é um pouco mais difícil que a campanha principal, mas igualmente macabra! O foco aqui é entregar mais conexões com Control, já que Lake House é uma instalação da FBC (Federal Bureau of Control). Então, se você ama Control (assim como eu) vai amar essa DLC (e a primeira também).
CONCLUSÃO:
Em síntese, Alan Wake 2 traz uma história sensacional, uma trilha sonora excelente, uma gameplay maravilhosa, gráficos inacreditáveis, ótimos personagens e um level design incrivelmente bem feito! Além disso, ele entrega duas DLCs muito divertidas com histórias muito boas e obrigatórias!
Com uma campanha que pode ser finalizada em 19 horas e que pode chegar até 30 horas para platinar. Já as DLCs, podem ser finalizadas em 3 horas (cada). Ou seja, tem bastante conteúdo e um conteúdo de muita qualidade! Tanto para os fãs de Alan Wake quanto para os fãs de survivor horror! Se alguém ainda tem duvidas de que jogos são arte, é porque nunca jogou Alan Wake 2.
Números
Alan Wake 2
Alan Wake 2 traz uma história incrível, uma ótima trilha sonora, gráficos espetaculares, uma gameplay viciante, um excelente level design e personagens memoráveis!
PRÓS
- História sensacional
- Personagens e atuações incríveis
- Gráficos sensacionais
- Trilha sonora excelente
- Ótimo level design
- Gameplay viciante
- Atmosfera maravilhosa