UMA JOIA ESCONDIDA
Immortals of Aveum é um daqueles jogos que acabam passando despercebidos por muitos jogadores. Seja pelo pouco marketing, ou por ter vários jogos lançados naquele mês, dentre outros fatores. Alguns deles acabam sendo joias escondidas, e outros grandes perdas de tempo. Mas, será que um jogo que podemos classificar como um Doom de magia se encaixa em qual das duas categorias? Lançado em 22 de Agosto de 2023, sendo desenvolvido pela Ascendant Studios e publicado pela EA Games, de The Sims e SimCity (2013) para PS5, Xbox Series S|X e PC. Tratando-se de um jogo de ação, com tiro de magia em primeira pessoa e uma aventura interessante.
O FURTO:
Immortals of Aveum começa com o discurso de um cara chamado Sandrakk. Porém, no meio desse falatório, vemos Jak e Luna tentando roubar um ouvinte enquanto ele está distraído. Então, depois de um furto bem-sucedido, vemos os dois amigos indo direto para o seu esconderijo enquanto conversam sobre a vida. Luna está cansada de viver na pobreza e deseja sair dali, enquanto Jak não vê problema em viver em Seren. Enquanto isso, uma Guerreterna entre os magni (a raça de magos desse universo) ruge no mundo! Entretanto, após chegarem em casa, a cidade acaba sendo atacada e é aí que o jogo começa!

O DOOM DE MAGIA:
Primeiramente, vamos ao combate, que é um dos pontos mais altos de Immortals of Aveum. Ele funciona como um jogo de tiro padrão (e é realmente muito parecido com o título da Bethesda). Nós andamos, corremos, atiramos magia em tudo, agachamos, esquivamos, usamos escudo, usamos ataques especiais como o chicote que puxa os inimigos para perto, ou um ataque que desacelera o inimigo, e é claro que temos o especial com L3+R3, já conhecido também em God of War (2005).
O combate, como esperado, é ótimo! Jak pode usar três cores de magia, sendo elas a azul que funciona como uma pistola. A verde, que seria a metralhadora. E a vermelha que vai se assimilar a uma doze! Porém, dentro dessas magias, nós temos equipamentos que acabam dando diferenças nas magias. Por exemplo, existe uma manopla azul, que o tiro é tão forte que faz ela parecer um sniper. Ou então, uma manopla vermelha que só tem um tiro, mas parece um canhão.

SUA MANOPLA FAVORITA, E NÃO É A DE THANOS:
Em outras palavras, à medida que o jogo for passando, você vai desbloqueando mais manoplas e adequando elas ao seu gameplay. Inclusive, é possível fortalecer cada manopla com cristais das cores correspondentes (e dinheiro, claro). Ou seja, cristal azul fortalece armas de magia azul e por aí vai. Nesse caso, você pode achar uma manopla que gosta muito e ir fortalecendo ela ao seu gosto. Porém, é importante ressaltar que cada magia é efetiva contra inimigos da cor correspondente. Em outras palavras, se você enfrentar um inimigo que usa magia verde, é preciso que você também use a verde para dar mais dano nele!
Entretanto, Immortals of Aveum tem somente um aspecto do combate que me incomodou, que é o fato da esquiva ser limitada ao tempo de recarga. Você até consegue melhor esse aspecto e consegue executar duas esquivas antes de cansar. Mas, eu senti que o combate ficou menos dinâmico do que poderia, graças a essa limitação (sendo que a esquiva nem é muito apelona). Fato é que, mesmo com esse detalhe, o combate segue muito viciante!

AS ÁRVORES COLORIDAS:
Outro detalhe são os equipamentos que seguem funções básicas como aumentar defesa, e fortalecer outros aspectos do personagem. Aqui, não é nada diferente do que você já viu em outros jogos. E claro, que isso é uma coisa boa, já que tudo fica bem intuitivo. Além disso, é importante ressaltar a árvore de habilidades. Jak possui três delas, sendo uma para cada cor de magia. E, obviamente, você pode focar naquela que mais te agrada. Eu, por exemplo, me adaptei muito bem ao combate com a magia verde (metralhadora). Por isso, foquei bastante em fortalecer essa árvore, já que ela deixava minha magia mais forte, e até diminuía o tempo de recarga.
Por mais que as árvores sejam simples, elas funcionam bem e vão te atender! E o mesmo vale para os inimigos. As batalhas de chefão são legais, mas nada muito absurdo. Isso também vale para a variedade de inimigos. Por mais que não tenha uma infinidade deles, devo dizer que não fiquei incomodado em nenhum momento com a repetição.

CONHECENDO O UNIVERSO:
Agora, é hora de falar do que podemos encontrar nos mapas de Immortals of Aveum e aqui nós temos um aspecto bem padrão. Temos puzzles espalhados que revelam segredos, além de baús com itens, sejam de upgrade ou até mesmo armas novas! Fora os clássicos documentos que vão contar um pouco da história daquele universo. Inclusive, eu te aconselho fortemente a ler os documentos que encontrar. Eu já vou comentar sobre a história de Immortals of Aveum, mas é fato que o universo desse jogo é muito interessante! Fala mais sobre as magnis, e sobre a Guerreterna. É realmente bem legal! E, além disso, você também vai encontrar Temploveus que são salas secretas onde tem desafios de combate que vão gerar upgrades (como aumentar seu HP máximo).

NASCE O FORTUITO:
Em seguida, vamos à história de Immortals of Aveum. Logo após o ataque a Seren, Jak ve Luna cair no abismo ao tentar enfrentar um soldado! Então, ele acaba surtando e despertando um poder inacreditável! Nisso, Kirkan salva ele e revela que o nosso protagonista é um fortuito. Os fortuitos são indivíduos raros que podem controlar os três tipos de magia! Portanto, são extremamente poderosos! Aqui, ela o convida para se juntar ao seu exército e ajudar a acabar com essa guerra terrível que já dura um bom tempo! E, após nosso treinamento, Immortals of Aveum começa de vez!

ACABANDO COM O PLANETA?
Como eu adiantei, o universo de Immortals of Aveum é muito interessante! Fala até de uso indevido de magia, que prejudica o planeta. Mas, a história em si é bem interessante. Jak é um bom protagonista, Kirkan também é uma ótima personagem e o jogo conta com vários momentos memoráveis (o chefão final é bem legal inclusive). Temos mistérios que vão sendo revelados, alianças que são feitas e diversas batalhas travadas! Posso dizer que a história, junto do combate, foi o que me carregou até o final! E eu amo quando os jogos conseguem alinhar bem esses dois aspectos!

ÉPICO DO INÍCIO AO FIM:
Por fim, vamos ao lado técnico, começando pela trilha sonora de Immortals of Aveum. Nesse ponto, a Ascendant brilhou! A trilha é muito épica e memorável! Todas as músicas conseguem passar aquela sensação gostosa de ação de aventura! É uma viagem épica, e isso passa muito pela trilha! Foi o ponto que mais me surpreendeu no jogo todo!
Já sobre os gráficos, Immortals of Aveum também se sai muito bem! Tem ótimas expressões faciais, ótima ambientação e efeitos muito bonitos! Como as magias são bem coloridas, todos os combates ficam bem vivos e destacados (às vezes até caóticos). Fora os efeitos de fogo, faísca, a água, tudo é muito bonito! Um jogo de encher os olhos!
Para finalizar, o level design de Immortals of Aveum é simples, porém divertido. Tem uma exploração recompensadora, e até traz pequenos elementos de metroidvania. Além disso, conta com um mapa fácil de navegar e bem intuitivo. Inclusive, você vai encontrar vários elementos de plataforma durante a sua exploração, seja pelas linhas ley, ou pela habilidade de flutuar por alguns segundos! Assim como o combate, a exploração é rápida e dinâmica, e tem seus segredos!

CONCLUSÃO:
Em síntese, Immortals of Aveum traz um combate viciante, gráficos muito bonitos, trilha sonora épica, uma história interessante e um level design divertido. É aquele tipo de jogo que, não inova em nada, mas faz bem tudo que se propõe e vai te divertir, do início ao fim! Com uma campanha que pode ser finalizada em 15 horas, e que consegue se estender até 28 horas para quem busca os 100%, ele é um daqueles jogos que merece fazer muito mais sucesso e que não pode passar despercebido de você que gosta de tiroteio em primeira pessoa!
Números
Immortals of Aveum
Immortals of Aveum traz uma ótima trilha sonora, gráficos bonitos, um combate viciante, um level design divertido de explorar e uma história bem interessante!
PRÓS
- Combate viciante
- Gráficos muito bonitos
- Trilha sonora épica
- História e universo interessantes
- Level design simples e divertido