A VOLTA DA BOLINHA ROSA
Kirby surgiu lá em 1992, para o grande Game Boy com uma gameplay simples e um personagem carismático! Então, com o passar dos anos, muitos jogos vieram e, por consequência, muito fãs! Até que, chegamos ao Kirby and the Forgotten Lands, que aprendeu com jogos como Super Mario Odyssey, e trouxe mais um jogo de plataforma 3D para o Nintendo Switch. Mas, será que a pequena bolinha rosa conseguiu brilhar?!
Lançado em 25/03/22, sendo desenvolvido pela HAL Laboratory e publicado pela Nintendo exclusivamente para Nintendo Switch. Tratando-se de um jogo de plataforma 3D, focado em aventura e podendo ser jogado de forma cooperativa (o clássico ‘’jogar de dois’’).
SIMPLES E DIRETO:
Kirby and the Forgotten Lands começa com o nosso pequeno herói vendo uma fenda se abrir no céu! E, por isso, ele é sugado para uma terra estranha, meio pós-apocalíptica e precisa descobrir onde está, e como sair desse novo mundo!
SUGADOR AMBULANTE:
Primeiramente, vamos aos controles de Kirby and the Forgotten Lands que são um dos pontos mais fortes do jogo! Kirby é bem fácil de controlar. Podemos correr, pular, planar, sugar os inimigos e objetos e usar os poderes diversos! Como você deve ter reparado, a parte dos poderes é a mais legal! Kirby pode sugar praticamente tudo, e isso vai de inimigos até carros, máquinas de refrigerante e cones! E tudo acaba virando arma de alguma forma. Seja de um jeito básico onde você suga uma caixa e atira ela em alguém, ou quando você ganha um poder absurdo de parar o tempo!
DIRIGINDO SEM CARTEIRA:
Inclusive, é bom ressaltar que você só pode usar um poder por vez! Então, se atente a isso. Entretanto, as transformações especiais como sugar cones, lâmpadas, carros, etc, pode ser feita mesmo sem perder algum poder de ataque! Até porque, esses poderes tem funções especiais, por exemplo o carro que transforma o Kirby em um carro (obviamente) e podemos passar por percursos em alta velocidade! Ou a lâmpada que é usada em um mapa muito escuro, e por aí vai!
Poderes esses que são incrivelmente variados! Temos tiros com arma de fogo, gelo, tornado, bombas, fogo puro, espada, martelo, e outros! É realmente uma gameplay muito divertida que não só permite que você possa jogar no seu próprio estilo, como também evita o cansaço, já que você também pode fortalecer essas transformações com rare stones e moedas, após encontrarmos os esquemas que coletamos pelos mapas! Lembrando que, as transformações especiais não podem ser fortalecidas.
MUITAS BATALHAS, MAS POUCA VARIEDADE:
Agora, falando um pouco sobre os inimigos, Kirby and the Forgotten Lands conta com uma boa variedade durante a campanha. Até porque, a maioria dos poderes que temos, vem dos inimigos, então isso automaticamente aumenta a variedade deles.
Porém, os chefões não acompanham essa variedade. Nós temos muitos encontros com eles, sendo alguns até bem inesperados no meio da uma fase. Mas, repetimos bastante! É normal você enfrentar um chefão umas quatro ou cinco vezes! O lado bom é que eles ficam mais fracos (e você provavelmente estará mais forte também) então os encontros se resolvem rápido. Todavia, é bom avisar que essa repetição ocorre e ocorre bem rápido!
O RESGATE DOS WADDLE DEES!
Em seguida, vamos ao que podemos encontrar nos mapas. Como eu já adiantei, em Kirby and the Forgotten Lands, podemos achar os esquemas que servem para upgrades dos poderes. Além disso, temos as moedas, e as figuras de ação, que são bonecos dos personagens do jogo e também de alguns cenários, que também podem comprados na cidade. Outro detalhe é que cada fase tem objetivos extras, como salvar todos os Waddle Dees escondidos, ou passar de um certo chefão em pouco tempo, e isso gera mais rare stones (usadas nos upgrades).
Isso sem falar no pirulito que deixa a gente invencível chamado de Invincible Candy! Com ele podemos sair atropelando todo mundo, igual acontece nos jogos do Mario mesmo!
Por outro lado, nós também podemos conseguir rare stones das fases extras que liberamos pelo mapa, fora das fases. Elas são fases especiais onde usamos poderes pré selecionados para elas. Ou seja, tem a fase para usar o poder de fogo, de gelo, do tornado, e até os especiais como carro e ventilador. Elas são totalmente opcionais e são muito divertidas! Eu fiquei bem determinado a completar todas!
UM FINAL SURPREENDENTE:
Agora é o momento de falar da história de Kirby and the Forgotten Lands. Nosso herói acaba conhecendo uma criatura muito fofa e mágica chamada Elfilin. Eles percebem que os amigos de Kirby, os Waddle Dees, também foram levados para esse mundo estranho e estava sendo aprisionados! Então, a missão principal segue sendo levar os pequenos Waddles de volta para a cidade principal e conseguir voltar para o nosso mundo!
A premissa é extremamente simples, mas o final é inacreditável! Sendo extremamente sincero, meu queixo caiu quando cheguei na última missão! Se me colocasse numa questão de múltipla escolha, eu jamais acertaria qual é o final desse jogo! Foi, sem dúvidas, um dos finais mais épicos que já vi em um exclusivo de Nintendo Switch. Sem falar na batalha final que é desafiadora, épica, e emocionante do início ao fim!
UMA ÁGUA BELÍSSIMA:
Em seguida vou falar um pouco sobre a parte técnica onde Kirby and the Forgotten Lands simplesmente da um show! Começando pelos gráficos, aqui você vai encontrar cenários lindos, detalhados, com efeitos de água, fogo, gelo, tudo muito bem feito (inclusive a água desse jogo é maravilhosa), sem falar na modelagem do Kirby, das suas transformações e dos inimigos. É realmente um deleite visual desde a primeira ceninha até o encerramento épico!
Já sobre a trilha sonora, ela é muito cativante e bem colocada. Seja na exploração ou nos combates, e até nas fases extras! É muito bem feita!
CONTEÚDO POR UM BOM TEMPO:
Por fim, temos o level design. Como eu já adiantei, as fases contam com vários segredos, isso sem contar nas fases extras. Todos os mapas são excelentes e incrivelmente divertidos de se explorar. O level design de Kirby and the Forgotten Lands (juntamente com outros aspectos, claro) faz com que você simplesmente sente para jogar e não consigo mais sair! Foi um trabalho impressionante da HAL!
Por último, mas não menos importante, vamos aos extras. Kirby and the Forgotten Lands, além das fases opcionais, conta com mini game de vendas, onde trabalhamos no restaurante da cidade e é bem divertido! Além disso, temos o coliseu onde podemos testar as nossas habilidades de combate em várias batalhas e ainda colecionamos as figuras de ação, além de podermos pescar e também tem os objetivos de cada fase! Ou seja, assim que zerar o jogo não abandone pois ainda tem muito conteúdo!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Kirby and the Forgotten Lands traz uma história simples com um final avassalador, uma gameplay de fácil domínio e bem viciante cheia de poderes diferentes e upgrades, um gráfica simplesmente deslumbrante, um level design muito divertido e criativo, e uma trilha sonora linda! Esse é, com certeza, um dos jogos mais carismáticos do Nintendo Switch e perfeito para quem gosta de plataforma 3D e procura um jogo para relaxar e até jogar com os amigos!
Tendo uma campanha de 10 horas que pode chegar até 26 horas caso você busque pelo 100%. Ele foi o meu primeiro jogo do Kirby e já foi o bastante para eu virar fã dessa pequena bolinha rosa!
Números
Kirby and the Forgotten Land
Kirby and the Forgotten Land é um jogo de plataforma 3D com uma boa trilha sonora, gráficos lindos, uma jogabilidade viciante, um ótimo level design e um final sensacional. Acaba pecando na repetição dos chefões, mas isso não é o bastante para tirar o seu brilho
PRÓS
- Jogabilidade simples e responsiva
- Gráficos lindos
- Boa trilha sonora
- História surpreendente
- Grande variedade dos poderes
- Mapas muito divertidos
CONTRAS
- Chefões acabam ficando repetitivos