APRESENTANDO UM NOVO CONSOLE
Com a chegada do PS4, a Sony precisava de um jogo para mostrar o poder do seu novo console. Além disso, todo mundo sabe que um mascote carismático é sempre bem vindo. Por isso, Knack acabou surgindo como uma alternativa, já que o jogo vinha com a promessa de mostrar o poder de processamento do console, com suas partículas detalhadas e seu personagem que cresce bastante durante a gameplay! Mas, será que o jogo tem mais do que isso?
Lançado em 15/11/13, sendo desenvolvido pela Japan Studios e publicado pela Sony como um exclusivo de lançamento do Playstation 4. Tratando-se de um jogo de ação e aventura, com elementos leves de plataforma e câmera em terceira pessoa em um mapa linear.
SURGE O KNACK
Knack começa com alguns goblins bem nervosos, atacando uma fortaleza de humanos. Utilizando seus arcos e flechas, as criaturas são rapidamente subjulgadas. Porém, acabam voltando com tanques (SIM) e causando um desastre. Então, vemos uma reunião, onde uma espécie de conselho, está decidindo o que fazer sobre a ameaça desses goblins terríveis. Até que o grande Doutor Vargas, pede para mostrar a sua mais nova invenção. Uma arma capaz de se transformar e ainda espancar goblins! E assim, surge o pequenino Knack!
JUNTANDO RELÍQUIAS
Primeiramente, vamos seguir a tradição e começar pelos controles. Knack traz movimentos bem simples e funcionais. Nosso pequeno camarada pode andar, correr, pular e dar pulo duplo, bater, esquivar e soltar ataques especiais.
Knack é pequeno, mas vai aumentando de tamanho sempre que coletamos relíquias e isso influência nos movimentos dele. Quanto maior, mais lento. Mas, temos o bônus de ficarmos mais fortes quanto mais crescemos e também de termos mais vida! Além disso, todos os controles funcionam bem e isso é ótimo. Porém, isso não significa que Knack tem o melhor combate do mundo. Mesmo pequeno, ele ainda se move de forma lenta e isso pode incomodar um pouco na hora das lutas (já que a esquiva não é muito longa).
A POTÊNCIA DOS ESPECIAIS:
Agora, ainda sobre o combate, quero comentar rapidamente sobre as habilidades. Para utilizar qualquer uma delas, Knack precisa coletar pedras solares para encher um medidor logo abaixo do seu HP. Cada medidor cheio, permite usar uma das habilidades (cada uso gasta um medidor) apertando bolinha e depois o botão da habilidade que quer (bolinha e quadrado, por exemplo). E, já quero avisar, que esses ataques especiais são extremamente poderosos! Não existe um inimigo comum que sobreviva a eles! É ótimo!
Por isso, ele acaba tendo esse balanceamento e se tornando difícil de conseguir usar, já que precisamos estar com uma roda de energia cheia. Todavia, isso é facilitado se você coletar as peças de um aparelho especial, que permite coletar energia das pedras solares ao matar inimigos! Ai o uso dos especiais fica mais frequente. Até lá, só use em emergência!
VÁRIAS AMEAÇAS:
Em seguida, vamos ao que podemos encontrar nos mapas de Knack. Além dos inimigos, que consistem em goblins, robôs e alguns bichinhos, claro. Mas, apesar de ser um conceito simples, o jogo conta com uma ótima variedade de inimigos! Até depois da metade da campanha, eu estava enfrentando inimigos novos e isso é bem legal! Entretanto, nem tudo são flores. As batalhas de chefão são sem graça e isso vale até para o chefão final que acabou sendo um pouco chata. Não é porque o combate seja ruim (inclusive me lembrou muito o que foi feito em Astro’s Playroom), mas o design das lutas acabou ficando fraco.
UM PASSEIO DIVERSIFICADO:
Outro detalhe interessante é a variedade de cenários. Knack conta com cenários bem diversos! Andamos por florestas, cavernas de gelo, lugares com lava, entre outras localidades! É sem dúvidas um grande acerto da Japan Studios!
Temos as relíquias que são as ‘’peças’’ do Knack e as pedras solares que já mencionei. Porém, nosso pequenino também pode absorver alguns elementos como gelo, madeira e cristais para desbloquear novas funções! Gelo deixa a gente com um HP extra, madeira pode pegar fogo e ser utilizada para passar por partes específicas e os cristais criam o Knack furtivo, que é capaz de passar por lasers de segurança!
Além disso, temos as peças de aparelhos especiais que também já comentei. Temos vários e cada um com sua função! Desde marcador de combo, até absorver pedras solares dos inimigos. E, por último, os cristais especiais, como rubis e todos eles (assim como as peças) estão escondidos em passagens secretas. Vale a pena explorar!
REVOLUÇÃO DO EXÉRCITO:
Logo depois do mapa, vamos à história de Knack. Após nosso pequeno herói ser apresentado, ele acaba sendo aprovado por Viktor e pelos outros e podemos então ir na missão para derrubar os goblins de uma vez por todas! Porém, ao chegarmos lá, precisamos descobrir de onde os monstrinhos tiraram esses tanques, já que, até pouco tempo atrás, eles só lutavam com paus e pedras! Por isso, Knack, o doutor e Lucas (ajudante) devem desvendar esse mistério!
UMA PEQUENA CAIXA DE SURPRESA:
Knack possui uma história aparentemente simples, mas que conta com boas surpresas, além de momentos de ação bem legais! Além disso, seus personagens carismáticos conseguem conduzir bem todos os eventos e isso vale principalmente para o Knack! O baixinho é muito legal mesmo com a sua voz grossa na versão dublada. Eu realmente fui surpreendido por essa história e por seus personagens! Nunca imaginei que Knack poderia entregar um enredo interessante e um personagem tão carismático!
UMA BELEZA INESPERADA:
Finalmente chegamos ao lado técnico de Knack, que foi algo muito ressaltado no marketing na época. Então, vamos começar pelos gráficos. Aqui você pode esperar um jogo com cenários visualmente simples (apesar de variados) mas com um gráfico bonito. A direção de arte pode estranhar um pouco, mas rapidamente você se acostuma. E os efeitos de partículas realmente são legais (mas vão melhorar no futuro).
Já sobre a trilha sonora, eu devo dizer que fui surpreendido novamente! A trilha de Knack é muito legal durante toda a campanha! Por mais que não tenha uma música tema para de marcar, ele traz uma seleção de musicas muito boas e utiliza todas muito bem!
AQUELE DESIGN INTERESSANTE:
Por fim, o level design que também me surpreendeu (realmente esse jogo foi uma grata surpresa). Temos mapas simples, mas muito legais de navegar, além de contar com vários segredos espalhados e que nos trazem uma felicidade genuína ao descobrirmos! O mapa ainda traz pequenos momentos de plataforma para coroar essa exploração divertida e linear! Eu garanto que você não vai cansar de explorar!
Para finalizar, os extras que são bem simples. Temos o modo tempo e o modo coliseu. No tempo, temos que terminar um percurso dentro do tempo e no coliseu derrotar o máximo de inimigos possíveis. Algo bem simples e ótimo para quem quer mais de Knack!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Knack é um jogo muito simples em sua essência que mirou em fazer o básico bem feito! Têm gráficos bonitos, boa trilha sonora, história interessante, combate legal, inimigos e locais variados e personagens carismáticos! Seu único defeito é o Knack ser lento demais, mesmo em tamanhos menores. Mas, mesmo assim, pode ser que você não ache isso! Com a sua campanha que pode ser completada em 11 horas, e que pode chegar até 36 horas para quem busca o 100%, ele é uma experiência simples mas bem divertida que vale a pena visitar!
Números
Knack
Knack é um jogo que traz bons gráficos, boa trilha sonora, um bom level design e uma história interessante. Acaba pecando um pouco na movimentação do Knack.
PRÓS
- Gráficos bonitos
- Boa trilha sonora
- Level design divertido
- História cativante
CONTRAS
- Movimentação um pouco lenta