Desde que estreou na indústria dos jogos em 1996, a franquia Resident Evil foi detentora de dois nomes. Biohazard, que de fato é o nome do game no Japão, e o conhecido Resident Evil, popular no mundo Ocidental. Somente em 2017, com o lançamento do sétimo título da franquia principal, a Capcom, produtora do survival horror que se tornou ação uniu os dois nomes. Segundo a empresa, era uma forma de unir os dois lados da franquia. Não por menos, se no Ocidente era possível encontrar Resident Evil 7: Biohazard para PlayStation 4, Xbox One e PC, teríamos Biohazard 7: Resident Evil no Japão para estas plataformas além do Nintendo Switch na versão Cloud. No entanto, há uma certa curiosidade acerca da escolha da mudança de nome pela empresa. Especialmente no que tange aos direitos autorais e possíveis brigas na Justiça.
A Capcom não queria dor de cabeça em relação ao nome Biohazard com ninguém:
Isso ocorre pelo fato de que, no Ocidente, já existia um jogo, anteriormente lançado para o Mega Drive da Sega intitulado Bio-Hazard Battle. Este FPS em estilo side scrolling de 1992 foi nomeado de forma diferente no Japão, do qual a Capcom não teve problema para batizar seu novo título no Japão. Mas no Ocidente, a empresa antecipava problemas judiciais com esse título. Além disso, existe uma banda de heavy metal também chamada de Biohazard, que se encontra em atividade. Nesse caso, haveriam dois passíveis problemas que o departamento jurídico da Capcom não estava disposto a enfrentar. Por isso, tiveram a seguinte ideia: um concurso interno. Dentro do grupo de desenvolvedores e trabalhadores da Capcom, foi possível escolher um nome, que no final foi o adotado: Resident Evil. Não por menos, esse é o título tanto da série de jogos quanto da série de filmes produzidos baseados na franquia.
Entretanto, com uma pesquisa mais a fundo, nem mesmo Biohazard originalmente seria o nome de Resident Evil. Pelo fato de que esta franquia na verdade surgiu como uma continuação do game de terror oriental chamado Sweet Home. Lançado pela própria Capcom em 1989 para o Nintendinho, o título era bastante conceitual para o público oriental. Por isso, pensando em elevar a audiência e construir público, a empresa decidiu não só retirar desligar Resident Evil de Sweet Home, como também criar elementos culturais mais ocidentais, como é o caso de zumbis. Entretanto, uma coisa que se manteve no clássico survival de sua história inicial é a exploração de uma mansão cheia de criaturas. Isso foi um dos poucos aspectos retirados de Sweet Home.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta curiosidade sobre Resident Evil, ou Biohazard no Japão. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você curtiu essa curiosidade sobre a escolha do nome de Biohazard e Resident Evil, assim como sua criação, provavelmente poderá gostar de mais curiosidades. Dentre as principais novidades do Guariento Portal, temos uma análise de Aragami: Shadow Edition. Além dele, temos também a história da Mansão Himuro, que deu origem a Fatal Frame e dicas quanto a Ornstein e Smough que está disponível também no canal do Youtube do Portal. Assim como títulos com a alma souls-like para o Nintendo Switch. Já dentro da série Pokémon, os especiais são variados. É possível ver a localização das Aves Lendárias de Galar, dos Regis de Hoenn e das Espadas da Justiça. Mais recentemente, temos um relato sobre a mudança drástica na história de Sindel, a Rainha de Edenia em Mortal Kombat e da batalha titânica de Anu e Tathamet que levaram a criação d RPG Diablo da Blizzard.
* Resident Evil já foi uma série de survival horror. A partir de Resident Evil 4 se tornou mais focado em ação. Depois, retornou para o gênero de seu nascimento com Resident Evil 7: Biohazard. O último lançamento da franquia foi justamente uma remasterização de seus tempos áureos, Resident Evil 3, lançado em 2020 para PlayStation 4, Xbox One e PC. Futuramente, por força de anúncio durante a apresentação da Sony para com o PlayStation 5, foi anunciado Resident Evil: Village, título que será lançado em algum momento de 2021. Tendo versões para o console da Sony, assim como para Xbox Series S/X e PC, o título seguirá os passos em primeira pessoa.