Um das franquias de luta mais conhecidas sem dúvida é Mortal Kombat. Criada em 1992 para as máquinas de Arcade, a franquia passou a ter uma história coesa até o capítulo Mortal Kombat: Armageddon em 2006. O próximo título da franquia, intitulado Mortal Kombat (2011) é uma espécie de Reboot, trazendo novamente a história de Shao Kahn, o Imperador da Exoterra que ressurge para tentar dominar o Plano Terreno. Nesse imbróglio, a história que possui a maior alteração entre estas linhas temporais é a de Sindel. Outrora Rainha de Edenia, reino anteriormente conquistado por Kahn, que o invadiu e assassinou o Rei Jerrod, no mais recente capítulo da história, é revelado que até então, tudo não passava de uma mentira. Por isso, é interessante esclarecer esses dois lados da Rainha, e uma das lutadoras mais formidáveis da franquia.
* AVISO: Obviamente, como se trata de informações de histórias de personagens, é lógico que existirão Spoiler. Por isso, por sua conta em risco. Quer mesmo assim saber da vida pregressa da Imperatriz da Exoterra esteja a vontade. Se você ainda vai jogar algum título da franquia, especialmente a expansão Aftermath, disponível para Nintendo Switch, Xbox One e Series S/X, PlayStation 4 e 5 e PC, aconselho que jogue primeiro para depois retornar até esta reportagem.
https://www.youtube.com/watch?v=4t2IF_lQWPY
A linha do tempo original:
Primeiramente, é bom destacar que existem duas linhas temporais dentro da série Mortal Kombat. Uma que vai desde o início da franquia, como falado, até o título Mortal Kombat Armageddon, onde praticamente todos os personagens morrem. Nesse mundo, Sindel, a mãe de Kitana é Rainha de Edenia. Esse reino, versado em magia, foi invadido por Shao Kahn após perdas sucessivas no torneio Mortal Kombat. Kahn então assassinou o Rei local, Jerrod, marido de Sindel, e que viraria uma das almas dentro do ninja Ermac. Já a Rainha seria forçada a se casar com o Imperador. Vendo que esse destino não era o que ela queria, Sindel comete suicídio durante a invasão e o assassino de seu marido. No entanto, Kahn não deixaria que a alma de Sindel descansasse em paz.
O destino de Sindel ainda seria mais uma vez usado por Shao Kahn. Como forma de tentar tomar a Terra, Kahn usa o conhecimento e a ajuda de Shinnok, um antigo Deus Ancestral Caído para trazer sua “amada” de volta a vida. Contudo, ela não poderia renascer na Exoterra, e sim no Plano Terreno. Isso seria o suficiente para que Kahn pudesse invadir o Plano Terreno e buscar uma junção dos dois mundos. De fato, Sindel consegue renascer no Plano Terreno, tendo sua memória completamente apagada e como uma serva do Imperador. Contudo, conseguindo uma audiência com a Imperatriz, Kitana consegue mostrar a verdade, fazendo com que a Rainha se lembrasse de seu passado em Edenia com Jerrod e sua filha. Assim, Sindel se torna inimiga do Kahn.

Sindel nunca foi má, mas estava corrompida para servir a Shao Kahn:
Com a queda de Kahn em Mortal Kombat 3, Sindel consegue separar os mundos, e Edenia se torna um reino independente. Ela então se torna a Rainha de sua terra natal, criando uma força de defesa para proteger seu reino. No entanto, isso não dura muito tempo pois já em Mortal Kombat 4, a filha e traidora de um embaixador edeniano chamada Tanya se alistou com Shinnok para que as Forças do Submundo invadissem o Reino. Sindel foi capturada dentro de seu castelo, e ficou presa nas masmorras. Kitana, a única que conseguiu escapar conseguia alistar forças para combater a invasão de Shinnok. Mais uma vez, as forças conjuntas do Plano Terreno, assim como os Shokan fazem com que o Submundo perca do domínio de Edenia e a paz volte a perdurar.
Pois então, temos os acontecimentos praticamente conjuntos de Mortal Kombat: Dead Alliance, Deception e Armageddon. Na Aliança Mortal, Onaga, o Rei Dragão, e o primeiro Imperador da Exoterra retorna a vida, e com isso, busca aniquilar todos os reinos para controlá-los. Ele consegue matar praticamente todos os campeões do Plano Terreno além de Kitana. Sindel, mesmo devastada com a morte de sua filha tenta conter o avanço de Onaga, porém sem sucesso. Já em Deception, Edenia novamente é dominada por um estrangeiro, o próprio Onaga. Sindel é trancafiada em seu palácio sob os cuidados de uma Kitana ressuscitada, apenas uma marionete sobre o controle de Onaga. Depois do auxílio de Jade e Tanya, elas conseguem se libertar e vão para a Exoterra, onde ocorre a Batalha do Armageddon onde finalmente Sindel encontra seu fim junto das forças da Luz.

A atual linha do tempo:
Com Armageddon, Mortal Kombat encontrou um fim para esta narrativa. Por isso, foi necessário uma espécie de Reboot, ocorrido em 2011. Assim, nessa nova linha do tempo, temos um mesmo plano em comum, Edenia é invadida por Shao Kahn. Contudo, quem assassina Jerrod é a própria Sindel, já que a mesma indaga que Kahn se tornaria um Imperador muito mais forte do que seu próprio marido. No entanto, para o povo de Edenia, como forma de manter seu prestígio com o povo que governava, ela destacava que seu casamento foi forçado. Kitana, que até então deveria ser eliminada foi poupada por pedido de Sindel. Assim, pelo menos nesse primeiro momento a mãe parece ter alguma espécie de amor por sua filha. Com a junção de Edenia a Exoterra, Sindel se torna Imperatriz ao lado de Shao Kahn.
Contudo, Quan Chi, o feiticeiro demônio que muda praticamente toda a história da franquia aparece. Sendo ele a marionete de Shinnok, mata Sindel repentinamente. É Quan Chi que diz que a Rainha se matou e que com isso, criou uma barreira para que o Reino Terreno se mantivesse seguro das investidas de Shao Kahn, sendo assim, fazendo com que a Imperatriz se tornasse uma traidora. Na verdade, é o próprio Quan Chi que após matar Sindel sela o Plano Terreno com magia. A mesma história da necessidade de ressureição de Sindel no plano terreno também continua. Assim, ela renasce. No entanto, o que se acredita ser uma lavagem cerebral na verdade não é. Após absorver todas as almas de Shang Tsung, ela consegue matar inclusive sua filha Kitana.

Sindel sempre viu o poder desde o início, e se uniu ao Shao Kahn para comandar todos os Planos:
Somente com o sacrifício de Nightwolf é que Sindel finalmente é detida. Com sua alma descendo para o Submundo, é mostrado ao final de Mortal Kombat que Quan Chi transformou todos os Guerreiros Caídos em suas marionetes, da mesma forma que Scorpion o era. Além de Jax, Kabal, Jade, estava Sindel, Kitana e Liu Kang. É com o advento de Mortal Kombat X que temos uma versão corrompida de Sindel, que ajuda Shinnok a tentar conquistar o Plano Terreno, fato parado por Cassie Cage e Raiden, que após o conflito acaba obtendo o amuleto de Shinnok, se tornando uma versão sombria de seu eu Defensor da Terra. Sindel então se transforma em uma serva dos novos Reis do Submundo, Liu Kang e Kitana.
Já em Mortal Kombat 11, Sindel não aparece, tendo apenas presença na DLC Aftermath. Aqui, sua história é muito mais trabalhada do que nos jogos anteriores dessa linha temporal. Começando como uma Corrompida, ela confronta Fujin, Shang Tsung e Nightwolf, que embora ninguém soubesse, estavam presos dentro do Templo de Ossos de Shinnok. Após a derrota de sua versão Corrompida, os três cativos escapam e levam o corpo da Imperatriz para Sheeva, que consegue ressuscitar Sindel para felicidade de Kitana. Assim que acorda, Sindel destaca que jamais abandonou a sua filha, e que na verdade fora Quan Chi quem a assassinou, enquanto Shao Kahn a dominara e a manipulara para ser sua noiva. No fim, ela concorda em ajudar esse novo grupo em obter a coroa de Kronika, a titã do Tempo.

Embora não apareça em Mortal Kombat 11, é Aftermath, a DLC deste jogo quem retrata a crueldade e frieza de Sindel para com os sentimentos com sua filha:
No entanto, as intenções de Sindel não eram boas. Secretamente, ela revelou para Shang Tsung o que realmente achava de sua filha. Uma verdadeira idiota por estar trabalhando justamente com Raiden e defendendo a separação dos Reinos, quando o ideal era unir a todos dentro de um único poder. Shao Kahn, que até então estava sendo torturado por dois Shokan é salvo por sua Rainha, que fala com ele seus verdadeiros planos, sendo escutada por Sheeva, a mesma pessoa quem a ressuscitou. A Imperatriz consegue lutar com a Shokan e a deixá-la inconsciente. Para este exército, ela fala que na verdade é Kitana quem quer destruir os Shokan, e com isso, ganha a sua confiança, levando a esse grupo trair a atual Kahn e ficar ao lado de Sindel.
Quando finalmente estão indo para a Fortaleza de Kronika, o barco de Kitana é atacado por uma frota comandada por Shao Kahn e Sindel. Os dois conseguem vencer Johny Cage e Cassie Cage, capturando os dois. Quando a Imperatriz finalmente derrota a sua filha, é o momento exato que ela conta que nunca foi manipulada,. Na verdade, foi ela quem matou o Rei Jerrod, deixando sua filha de coração partido. Em uma das cenas mais emocionantes, Kitana observa Liu Kang enquanto ao fundo Sindel comemora a vitória ao ver Shao Kahn aleijando o Defensor da Terra. Esse plano corria perfeitamente até que na Sala da Ampulheta de Kronika, Shang Tsung, que se juntou ao casal os traiu. Assim, tanto Sindel e Shao Kahn tem suas almas absorvidas pelo feiticeiro, morrendo também nesta linha do tempo.

Sabemos que a morte não é problema. Resta saber, qual será a próxima história de Sindel?
Quando Shang Tsung está prestes a usar o poder da Ampulheta e de Kronika para mudar a história a sua imagem, o Deus do Fogo Liu Kang aparece. Ele revela que, nesta linha do tempo, apenas Shang Tsung seria capaz de derrotar a titã. Por isso mesmo, permitiu que ele chegasse até aquele momento. Mesmo que para isso a morte de seus amigos fosse uma certeza. É então que a luta final acontece, deixando uma interrogação para o futuro e o passado não só de Sindel, mas também de todos os outros personagens. Quando Liu Kang ganha por exemplo, ele refaz a história para que Kung Lao seja um verdadeiro guerreiro. Enquanto ele, na forma de Deus do Fogo faz as vezes de Raiden. Contudo, agora com a premissa de linhas temporais, é possível que os desenvolvedores da NetherRealm Studios façam novamente uma reformulação na história.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta curiosidade sobre a história de Sindel e sua mudança em Mortal Kombat. Não deixe de comentar também! Isso é valioso demais para que o trabalho continue!
Se você curtiu essa curiosidade sobre a história de Sindel, e sua mudança em Mortal Kombat, provavelmente poderá gostar de outras novidades. Dentre as principais novidades que o Guariento Portal pode oferecer, temos uma análise de Aragami: Shadow Edition, que até então estava disponível para o Xbox Game Pass. Além dele, temos também a história da Mansão Himuro, que deu origem a Fatal Frame. Já dentro do Nintendo Switch e com a série Pokémon, os especiais são variados. É possível ver a localização das Aves Lendárias de Galar, dos Regis de Hoenn e das Espadas da Justiça. E finalmente, falando de especiais, antes do The Game Awards, que elegerá os melhores do entretenimento eletrônico, temos uma coletânea de jogos mais bem avaliados para o Nintendo Switch. Assim como os principais lançamento para o PlayStation 5, que já está no mercado junto do Xbox Series S/X.
* Até o prezado momento, não há uma informação de lançamento de um novo título da franquia Mortal Kombat. Para os assinantes do Game Pass, é possível jogar Mortal Kombat XL, uma versão estendida do penúltimo capítulo da franquia. Já para outras plataformas, é necessário comprar o game. Já o mais recente, Mortal Kombat 11 Ultimate, também é uma versão melhorada, contendo todas as DLC’s e personagens já lançadas. É um título crossgen, sendo possível jogar sem custo adicional tanto no Xbox One e Xbox Series S/X quanto para o PlayStation 4 e PlayStation. O título também tem versões para Nintendo Switch e PC.