Quando você fala em Platinum Games, o que vem em sua mente? Primeiramente, não confunda com Platinum Dunes, o estúdio de filmes responsáveis por remakes sombrios e realistas de clássicos de terror, como A Hora do Pesadelo e Sexta Feira 13. Na verdade, da que estamos falando, estamos nos referimos ao estúdio japonês com uma tendência de fazer ótimos jogos, e com uma aura própria, a Platinum Games. Se você acompanha o Guariento Portal, já viu que o estúdio está produzindo Bayonetta 3, com lançamento para 2022. Agora, além da franquia da bruxa frenética, você conhece outros títulos que estão disponíveis no Nintendo Switch? Veja então aqui, com a escala das melhores notas no agregado Metacritic games que estão na plataforma da Nintendo. Tem Astral Chain e The Wonderful 101 também! Então, se tem um dinheiro sobrando, vem com a gente em mais um especial do Guariento Portal.
Empunhe armas fascinantes e execute golpes mortais, como o poderoso Umbran Climax, para derrotar anjos e demônios nesse empolgante jogo de ação. Você pode até se juntar a amigos em lutas cooperativas para dois jogadores online ou pela comunicação local sem fio (acessórios adicionais necessários no modo multijogador, vendidos separadamente). Bayonetta é uma bruxa destemida e avassaladora que usa armas incríveis como pistolas, martelos, lança-chamas e flechas envenenadas. Mas não apenas sua força nos encanta… Também o seu estilo! Bayonetta é mortal, mas elegante, com golpes como Witch Time, que diminui a velocidade do tempo, e o novo Umbran Climax, um ataque mágico especial que evoca demônios infernais para dizimar inimigos.
Descrição de Bayonetta 2 no Site Oficial da eShop no Brasil.
#1 – The Wonderful 101: Remastered Edition (também disponível para PC e PlayStation 4). Nota no Metacritic: 72 de 100.
Começando a nossa lista especial, temos The Wonderful 101: Remastered Edition. Lançado originalmente para o Nintendo Wii U, esse game tem o termo diferentão como o seu principal mote. Com uma mescla de hack’n’slash, algo que a Platinum sabe fazer muito bem, com umas pitadas de beat’em’up, ação e aventura, o jogador se vê em uma guerra contra um grupo de alienígenas que tenta invadir a Terra. Para tentar conter essa invasão, a ONU cria uma espécie de serviço secreto chamado de Sentinelas, que são nada menos do que pessoas disfarçadas de super heróis que devem coibir essa invasão alien. E em termos de jogabilidade, pode-se esperar nada menos do que cem personagens disponíveis, cada super herói com suas próprias especificidades. Além disso, os controles, oriundos da versão Wii U receberam uma repaginação, e pelo visto em críticas das mais diversas, foram melhorados.
Entretanto, o game pode não ser uma aclamação geral para todo o tipo de público. Isso pelo fato de que pesa contra ele uma câmera que por vezes parece ter vida própria, além da dificuldade apresentada. Embora, existem pessoas que gostem dos games da From Software, então isso não deveria ser um problema. Vale lembrar que os direitos autorais de The Wonderful 101 é de copropriedade entre Nintendo e Platinum Games. A Gigante de Kyoto só publicaria por ela mesma se a Platinum fizesse uma nova estreia, e exclusiva no Nintendo Switch. Porém, ela não negou que o estúdio fizesse uma versão remasterizada que poderia ser portado para outras plataformas. Rapidamente, a Platinum Games, por meio do Kickstarter conseguiu grana suficiente para sua criação. Colocando uma versão com conteúdo por download e as melhorias que chegaram além do Switch no PlayStation 4 e no PC.
#2 Bayonetta (também disponível para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox 360, Nintendo Wii U e PC). Nota no Metacritic: 84 de 100.
Como falar de Platinum Games se dentre seus games principais não ser o nome de Bayonetta? Lembra que em The Wonderful 101 se destacou que o gênero Hack’n’slash o estúdio já sabia como bem fazer? Então, sem dúvida a bruxa de domínio da SEGA foi a grande responsável, quiçá pela repercussão do estúdio nipônico e de seu sucesso. Criado pela mente de Hideki Kamiya, que também estava no jogo antecessor, o jogador é levado a controlar a bruxa Bayonetta, que além de uma baita sensualidade possui uma jogabilidade frenética ao extremo, batendo de frente com outros títulos do mesmo gênero, como Devil May Cry da Capcom. Basta imaginar o quão irado seria um crossover entre esses dois mundos. Capcom e Platinum, se vocês estiverem escutando isso, por favor, não custa nada. E esqueça dificuldade, aqui temos cinco modos de dificuldade para todo tipo de jogador.
Originalmente lançado em 2010, Bayonetta teve problemas de performance no PlayStation 3 por exemplo. Pelo menos para alguns jogadores, mas isso não deixou que o game se destacasse no ano de seu lançamento. A Nintendo contudo, ficou de fora da primeira leva, somente recebendo bem depois com um pacote conjunto com Bayonetta 2, primeiramente no Nintendo Wii U e depois no Switch. Aos poucos, o jogador vai entendendo a história de uma das mais belas bruxas da história dos videogames. Que não mede esforços aliás em usar de uma violência absurda quando o assunto é combate. Literalmente, a cara da Platinum Games. Aliás, se você quer entender a franquia, saiba que o primeiro game tem para várias plataformas. Esse foi o único jogo em que a publicação foi 100% com a SEGA. Depois dele, o game só retornaria com a ajuda e o financiamento da Nintendo.
#3 Astral Chain (Não está disponível em mais lugar nenhum, só no Nintendo Switch). Nota no Metacritic: 87 de 100.
Chegamos em um game, e o próximo que também será até que se prove o contrário, exclusivo de consoles da Nintendo. Sendo propriedade da Nintendo conforme dito pelo próprio Hideki Kamiya, temos Astral Chain. Que com toda certeza, se você já jogou notou a trollagem da Platinum Games no trailer de anúncio de Bayonetta 3. Mantendo a pegada frenética que sempre é vista em games da Platinum, Astral Chain se passa em uma terra de um futuro distópico, que uma força policial protege o que restou da Terra e de seus habitantes de aberrações interdimensionais. Vai ter pegada hack’n’slash? Sim, sem dúvida. No entanto, o game ainda tem uma pegada com elementos de RPG e até uma aventura investigativa. Em termos de dificuldade, temos aqui quatro modos, porém o mais difícil só rola se você passar ao menos uma vez do referido capítulo.
Em sua produção, Astral Chain teve a galera mais talentosa do estúdio a sua disposição. Teve gente que trabalhou nos já citados The Wonderful 101 e Bayonetta, como também em outros games fora das plataformas Nintendo, como Nier Automata. Se você notar nos trailer de Astral Chain, percebe inclusive uma grande tendência de se aproximar das animações japonesas e do gênero cyberpunk. Enquanto a questão de lançamento, o game pode se vangloriar de ultrapassar a marca do milhão. Sendo um exclusivo e que, sejamos francos, tem uma estética para jogo de nicho, ainda assim o título em Dezembro de 2019 ultrapassou a marca de um milhão de unidades ao redor do mundo. Será que teremos um Astral Chain 2 em algum momento? Provavelmente sim. Mas isso o Guariento Portal não vai poder dizer quando. Isso, só a Platinum Games e a Nintendo pode revelar.
#4 Bayonetta 2 (Está só no Mundo Nintendo. Primeiro no Nintendo Wii U, depois no Nintendo Switch). Nota no Metacritic: 91 de 100.
Chegamos finalmente ao game delicinha da Platinum Games. E que provavelmente deu o que falar por sua exclusividade dentro da Nintendo. Claro que estamos falando de Bayonetta 2. Explicando melhor. A franquia Bayonetta é de propriedade da Platinum e da SEGA, sendo esta inclusive a produtora do primeiro game. Porém, Bayonetta 2 não existiria sem o financiamento da Nintendo, até pelo fato da SEGA ter arquivado uma possível sequência da bruxa. Por isso mesmo é que Bayonetta 2 se tornou exclusivo dos consoles da Nintendo. Então, se quiser torná-lo multiplataforma, é só a Nintendo querer. A grana gasta sem dúvida valeu o resultado, pois este é o game mais bem avaliado da Platinum dentro do Nintendo Switch. Ganhando classificação máxima em diversos sites de análises, Bayonetta 2 trouxe com o primor do tempo uma estética ainda melhor e uma jogabilidade ainda mais empolgante que seu antecessor.
Sem problemas de performance, e trazendo uma excelente apresentação estética, a jogabilidade se mantém quase inalterada. Mesmo que seja mais tranquila, isso entre aspas. Pois mais uma vez, a palavra que mais se destacou na Platinum Games aqui tem o seu ápice, ação frenética. No entanto, a própria Bayonetta também ganha um melhor destaque, pois sua personalidade é ainda mais trabalhada nesse game de Hideki Kamiya, que ainda conta uma infinidade de easter eggs que só quem jogou pode comentar que viu e entendeu a referência. Bayonetta 2 aliás, em seu lançamento original no Wii U em 2014 foi galardoado com diversas premiações, entre eles o melhor game da revista Edge, que é bem chata em suas escolhas. Então, é claro que o grande Bayonetta 2 tem que estar na lista de dez em cada onze jogadores do Nintendo Switch, seja físico ou digital.
Curtiu a nossa lista? É claro que a gente sabe que a parceria da Platinum Games e a Nintendo surgiu bem antes. Isso é claro se você sabe que ela também já fez Star Fox, por exemplo.
Como você pode perceber nesta lista mais do que especial do Guariento Portal, a Platinum Games tem um terreno fértil dentro das plataformas Nintendo. Com títulos que, se não são agraciados pela crítica, ainda assim mostram certa qualidade, pelo menos é o que diz os agregadores de notas. O Guariento Portal quem sabe também fará sua própria análise in loco desses títulos. Mais é claro também que como um estúdio independente, ela não pode ficar apenas com o braço levantado para a Gigante Japonesa. Existem outras empresas de hardware que também se interessam por seus games. Por exemplo, Babylon’s Fall, título apresentado na E3 da Square Enix por exemplo será lançado para a família PlayStation e também para o PC, além de colaborar com Granblue Fantasy: Relink para as mesmas plataformas. Ou seja, tem trabalho para muito tempo ainda. E gostamos disso!
Então, vai querer mais uma lista de alguma outra empresa ou de outra plataforma? Saiba que o Guariento Portal está aberto para a sua opinião. Mas é claro que se você tiver um Nintendo Switch, a gente vai indicar esses quatro games. A franquia Bayonetta como um todo, Astral Chain, que pode parecer estranho, mas sem dúvida foi uma boa gratificação na plataforma e The Wonderful 101: Remastered Edition. A gente sabe que o dinheiro ultimamente está curto para todos, de maneira geral. Então, também é bom que você meu nobre jogador verifica mais vídeos e saiba se realmente os games são bem ao seu estilo. Vai que você não gosta e coloque a culpa na gente não é mesmo? Mas do contrário, se você já jogou, conte para gente o que achou. E é claro nos sigam. O Guariento Portal agradece desde já com um beijo da Bayonetta.