Dia 31 de Outubro é comemorado o Halloween, especialmente nos países de língua inglesa. Embora tenha influências pagãs com a celebração Celta de Samhain, o Dia das Bruxas acabou sendo anexado pela cristandade ocidental junto ao Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados, que vem logo em seguida. Assim, é cultural que nesse dia o povo se fantasie e passe pelas ruas fazendo a célebre frase, “doces ou travessuras?”. Aqui no Guariento Portal contudo, não esquecemos a data. Na verdade, vai um especial do que a gente faz de melhor, falar sobre games. Confira então quatro games relacionados ao mundo do Terror e que sem dúvida alguma são um prato cheio para você jogador curtir em seu PC. E, se quiser em outras plataformas que estão disponíveis. Então, espere por Caronte nas fronteiras do Rio Aqueronte e sinta-se indefeso com Outlast, Amnesia, Slender e Dead Space.
Nas mais remotas montanhas do Colorado, o horror lhe espera no Asilo do Monte Massive Um manicômio há muito abandonado, mas que foi recentemente reaberto pelo departamento de “pesquisa e caridade” da corporação multinacional Murkoff. O local tem estado operacional no maior dos segredos… até agora. O jornalista independente Miles Upshur invade o local na sequência de uma dica anônima, e o que descobre mostra uma ténue, e tenebrosa, divisão entre ciência e religião, natureza e algo completamente insondável. Depois de ficar preso no interior, a sua única esperança de fugir encontra-se junto da terrível verdade oculta no coração do Monte Massive.
Descrição de Outlast no Site Oficial da eShop do Nintendo Switch (Versão BR).
#1 – Outlast (2013). Também disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Sem dúvida alguma, não há como não falar sobre games para passar o Halloween sem mencionar Outlast. O título, publicado e desenvolvido pelo estúdio canadense Red Barrels conseguiu trazer uma atmosfera insana dentro de sua história. E ainda mais, completamente indefesa. Sendo uma das primeiras Análises do Guariento Portal, o game coloca o jogador na pele de um jornalista. O nome do dito cujo é Miles Upshur, um repórter investigativo que, por meios obscuros recebe informações de que em um hospital psiquiátrico no Monte Massive rolava muita coisa estranha, inclusive experimentos completamente bizarros incluindo até mesmo nanotecnologia. Uma vez ao adentrar ao sanatório, espere por tudo, menos calma e paciência. Como o personagem não é um lutador, mas parece não ter ânimo para sobreviver, ele somente pode se esconder, ou então morrerá amargamente nas mãos de criaturas contorcidas.
É assim, justamente nessa inabilidade de Miles em atacar seus inimigos que reside a criação de suspense em Outlast. Ao encontrar um inimigo, sua única opção será se esconder, e essa sensação realmente é aterradora, criando uma imersão que o pessoal da Red Barrels ganha uma nota máxima nesse quesito. E claro, espere por muitos lugares escuros, pouca bateria para a sua câmera, afinal você é um repórter e muitas vezes é a luz dela que vai lhe guiar. Junte isso a sustos dos melhores efeitos de jump scares que nem mesmo Halloween ou A Hora do Pesadelo conseguem nos trazer e você tem um game desafiador. Com toda certeza vai deixar sua mão gelada. Há uma mistura de terror psicológico com o sobrenatural que ao final o jogador até consegue entender sua narrativa. O game ganhou uma continuação, Outlast 2 em 2017 e um Prequel, The Outlast Trials.
#2 – Amnesia: The Dark Descent (2010). Também disponível para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.
Se Outlast já dá pano pra manga com muitos sustos na cara dura, não espere a mesma coisa de Amnesia: The Dark Descent. Ou então mais ou menos, pois a atmosfera do título do estúdio sueco Frictional Games é algo mais intimista e com um terror psicológico bem mais trabalhado. Não é que existam sustos gratuitos disponíveis em Amnesia: The Dark Descent, mas eles combinam perfeitamente com a história que por si só já é bastante amedrontadora. Outo título Analisado pelo Guariento Portal, o jogador vai parar no Século XIX, em um antigo castelo da Europa Central, o Castelo de Brennenburg. Acordando sem saber de nada, por isso o nome do game ser Amnésia, cabe ao jogador entender o motivo de seu despertar e das coisas que ele encontra dentro do castelo, o explorando e encontrando páginas e outras informações do que ocorreu dentro das paredes daquele lugar.
Um dos principais métodos que cria uma hostilidade assustadora dentro do game é o seu medidor de insanidade. Isso pelo fato de que o personagem tem problemas com a escuridão, e quanto mais tempo passa nesses ambientes, mais ele começa a ver e observar aparições de criaturas estranhas e aparições de antigos moradores, inclusive de membros de sua família. Que é claro, você vai descobrindo no decorrer da trama. Por isso, espere por problemas para encontrar tochas e fogueiras, e o abuso de uma atmosfera gótica que lembra romances desse estilo em castelos medievais com catacumbas e tudo mais. Amnesia: The Dark Descent foi o primeiro de uma trilogia, sendo sucedido por Amnesia: A Machine for Pigs de 2013 e Amnesia: Rebirth de 2020. Todos estão disponíveis dentro do PC. Então, é outro que você pode conferir praticamente a franquia inteira de uma só vez.
#3 – Slender: The Eight Pages. Esse Game é só no PC.
Se você viveu a internet do período de 2012 até 2014 ou 2015, provavelmente viu Youtubers de todas as idades e etnias jogando Slender: The Eight Pages. E não é por acaso, mesmo o tempo tendo passado, ainda assim o game do estúdio Parsec Productions é sinônimo de simples, porém assustador. E com esses dois adjetivos, uma junção fundamental para celebrar o Halloween. Criado como um jogo free to play, o jogador tem uma premissa ridícula de simples. Em uma ambiente escuro e sombrio, com construções inacabadas e floresta para todo o lado, o jogador deve recolher oito páginas de um diário. Pronto, é apenas isso. Mas não espere que o passeio no bosque será que nem a de Chapeuzinho Vermelho. Na verdade pode até ser, se você considerar a história original dos Irmãos Grimm. Só que ao invés de um lobo mal, teremos o Slender para te pegar.
Da mesma forma que Outlast e Amnesia: The Dark Descent, Slender: The Eight Pages é jogado em primeira pessoa, e não tem estilo de combate. Ou seja, o jogador deve encontrar as páginas e sobreviver, saindo correndo para a direção oposta no qual a criatura sem rosto está lhe perseguindo. Quanto mais próximo do fim de encontrar todas as páginas o jogador estiver, mas será a audácia de Slender de chegar cada vez mais perto. E o jogador saberá de sua aproximação, pois a tela chiará e piscará, criando uma experiência que podemos dizer única. Se você gosta de sentir medo. Embora com gráficos batidos se considerarmos o período, ainda assim não tem como deixar esse game de fora. Vale lembrar que Slender também se tornou uma franquia, tendo um sucessor chamado Slender: The Arrival, esse para várias plataformas e ate foi para o mundo dos cinemas.
#4 – Dead Space (2008) – Também Disponível para PlayStation 3 e Xbox 360.
Sem dúvida, esse é o game mais diferentão dessa lista por um simples motivo. Esqueça a passividade de todos os outros personagens, pois em Dead Space, o jogador encontra muitos problemas com criaturas apavorantes e sustos, mas pelo menos pode se defender e atacar com todas as suas forças. Produzida pelo extinto estúdio norte americano Visceral Games, que também produziu Dante’s Inferno no qual o Guariento Portal tem Análise, a franquia tornou-se sinônimo do gênero Survival Horror. Tal como já ocorre com Resident Evil por exemplo. Aqui, você está na pele de um agente espacial chamado Isaac Clarke que após receber uma mensagem de sua namorada vai atrás saber o que aconteceu em seu trabalho, na nave Ishimura. Chegando lá, o jogador percebe que não deveria ter saído de casa praticamente. Pois agora quem sobreviveu pode ser vítima a qualquer momento de criaturas chamadas de Necromorfos.
O design das criaturas e todo o sistema de áudio fazem com que imersão em Dead Space seja completamente absurda, e o clima de pesadelo é constante sem sombra de dúvida. Algo que Alien: Isolation conseguiu fazer tempos depois, e no qual o Guariento Portal também tem uma Análise. Com a ambientação futurista, espere por corredores e vielas espaciais abarrotados de criaturas que não terão nenhum pouco de pena de lhe comer inteiro. Sorte que armas podem ser produzidas e é possível se defender. Tal como todos os outros títulos, Dead Space se tornou uma franquia, tendo seu segundo título lançado em 2011 e o terceiro e mais diferente com multiplayer online em 2013. Passado todo esse tempo, a Electronic Arts, detentora dos direitos da franquia decidiu fazer um reboot do primeiro game. Intitulado Dead Space, o game será lançado para PlayStation 5 e Xbox Series S/X.
Gostou da nossa lista de games de terror para o Halloween? E que tal uma segunda ou terceira parte? A gente sabe que outros games mereciam estar aqui, mas a gente precisava escolher!
É claro que existem outros títulos que poderiam facilmente entrar na lista de prestígio do Guariento Portal. Contudo, como a ideia aqui foi falar apenas quatro games, é possível por exemplo que o jogador teste estas franquias inteiras, uma vez que todas elas estão no PC. A maior parte dos títulos aqui falados, como Outlast, Amnesia: The Dark Descent e Slender: The Eight Pages ganham a ideia de suspense pela incapacidade do personagem principal de se defender, e do momento psicológico ou sobrenatural da narrativa. Enquanto isso, Dead Space é mais terreno embora se passando no espaço, com uma ideia de sobrevivência diferente, mas que em nenhum momento diminui a imersão dentro do título. Seja qual for a sua escolha, saiba que estas quatro franquias são excelentes para que você, detentor de um PC possa jogar tranquilamente no Halloween, e sem muita necessidade de atualização de sua máquina.
* Para os detentores de um Xbox One ou Xbox Series S/X e que seja assinante do Game Pass Ultimate poderá jogar toda a franquia Dead Space. Uma vez que o EA Play, serviço da Electronic Arts está disponível dentro combo da Microsoft. Além do mais, como pode se verificar, todos os outros games, com exceção de Slender: The Eight Pages podem ser jogados em outras plataformas. Seja por um novo lançamento ou por retrocompatibilidade. Então, por mais que essa lista se vincule ao PC caro jogador, veja que em várias outras plataformas você poderá apreciar esses quatro games. E assim maratonar durante o Halloween.