O consumidor pode até não comer vendas. Porém, os estúdios e as desenvolvedoras ao redor do mundo mais esperam de seus games é que eles rompam barreiras. Que destroçem qualquer tipo de obstáculos. Afinal, a sociedade capitalista é movida pelo lucro desde o pequeno empresário até o magnata do mundo do entretenimento eletrônico. E isso sem fazer alusão alguma a Game Dev Tycoon, da australiana Greenhearts, um título divertido que coloca o jogador na pele do CEO de um estúdio que desenvolve games. 2023 de fato, foi um ano de poderosos lançamentos para todos os lados. Seja do verde, do vermelho e do azul, é impossível não revelar nesta Lista o Pódium dos três games mais vendidos do ano de 2023. Venha com o Guariento Portal para uma viagem a Hyrule de Tears of the Kingdom, ao Santuário de Diablo VI e a Escola de Magia de Hogwarts Legacy.
#3 – DIABLO IV, DA BLIZZARD ENTERTAINMENT.
Iniciando com a Medalha de Bronze melhor do que a de Paris 2024 (que não gosta da Emily nem de estrangeiro), temos o lançamento mais arrebatador da franquia Diablo. Isso dito pela própria Blizzard, que assim como a Bethesda, faz parte do conglomerado da Microsoft. Para quem não conhece, mas deveria conhecer, Diablo é uma das mais conhecidas franquias de RPG do mundo dos games, e Diablo IV retorna todo o talento de seu time criativo com uma história que trás a filha de um dos Grandes Males para comandar Santuário. Seu nome é ninguém menos do Lilith. Com uma mitologia própria que tem como base os mitos sumérios e criaturas caldeias, Diablo IV ressurge com o conflito entre as tropas celestiais e infernais para ninguém botar defeito algum. Além é claro, de suas cenas cinematográficas que são o puro suco de caju no quesito qualidade.
Lançado em 05 de Junho de 2023, Diablo IV aperfeiçoa tudo que seus anteriores já faziam com qualidade, usando uma visão isométrica e um esquema de melhorias da classe de personagens. Que aliás, podem ser os mais variados, e alteram fortemente a estrutura de confronto do jogador. Mesmo assim, a quentíssima e infernal Batalha entre os Altos Céus e o Inferno Ardente continua a todo vapor. Contemplanto mais de 12 milhões de unidades vendidas. Aos jogadores que estavam filosofando na Caverna de Platão e desconhecem a franquia, aqui vai um lembrete. Diablo IV está disponível via Steam e para os consoles de Sony (PlayStation 4 e 5) e Microsoft (Xbox One e Xbox Séries S/X). Porém, seus antecessores, Diablo II: Ressurected (2021) e Diablo III (2012), também estão presentes nestas mesmas plataformas, e também no Nintendo Switch.
#2 – THE LEGEND OF ZELDA: TEARS OF THE KINGDOM, DA NINTENDO.
Em segundo lugar, levando mais prata que as montanhas de Potosi, temos uma exclusividade da Nintendo. E a única nessa Lista, mas não em outras. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom é a sequência mais do que direta de Breath of the Wild, que marcou o início da vida do Nintendo Switch em 2017. Se passando anos depois de tudo que rolou com nosso herói com amnésia, o jogador é novamente lançado em uma aventura em mundo aberto para deter a múmia daquele que foi chamado de Rei Demônio. Mesmo com a sagrada Master Sword destruída e o braço de Link em estado lastimável. Novamente, com viagem no tempo, algo tradicional desde Ocarina of Time, o que seria o fim da atual linha do tempo da franquia se torna também uma espécie de explicação de seu começo. A estrutura lógica e narrativa de Zelda é isso mesmo.
Lançado em 12 de Maio de 2023, Tears of the Kingdom foi até então o mais caro lançamento da Nintendo no Switch. Avaliado em 70 dólares no total. Não entanto, isso não foi o suficiente para inibir as suas mais de 20 milhões de cópias vendidas espalhadas pelo globo terrestre. Lembrando é claro que todas estas unidades são exclusivas de uma única plataforma, com uma Lista própria. Essa, e outras franquias, como Pokémon (com o polêmico Scarlet e Violet) e Super Mario (com o lisergico Wonder) fazem a Gigante de Kyoto nem se preocupar no fio de cabelo com suas concorrentes. Afinal, tanto seu antecessor nesta Lista quanto o seu sucessor são todos multiplataformas. Agora, se aquietem, pois um game com a natureza e tamanho de Tears of the Kingdom novamente será necessário esperar.
#1 HOGWARTS LEGACY, DA WARNER BROS.
Contudo, o grande Campeão desta Liga que não é de Pokémon pertence ao conglomerado da Warner Bros. A Gigante americana, responsável também por Mortal Kombat, da Netherrealm e a excelente franquia Batman (com exceção de Arkham Knight) encheu os seus cofres de moedas douradas e anéis de Esmeralda com Hogwarts Legacy. Sendo uma informação confirmada pela própria Warner. A aventura, com elementos de RPG leva o jogador para o mundo da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Aquela cartinha que todo Potterhead quis algum dia receber, mas a coruja se perdeu pelo caminho. É algo bem mais divertido do que ir para a faculdade, por exemplo. Lógico que o seu caminho é você quem deverá trilhar. Então é possível fazer uso das Maldições Imperdoáveis, virar um bruxo das Trevas, fazer alianças e quem sabe encontrar um Dementador quando for dar uma caminhada em Azkhaban, a terrível prisão bruxa.
Hogwarts: Legacy foi lançado de maneira esquartejada a depender da plataforma. Em 10 de Fevereiro de 2023, ele chegou ao PC via Steam e aos mais potentes consoles daquele momento, o PlayStation 5 e o Xbox Séries S/X. Três meses depois, foi a vez do PlayStation 4 e o Xbox One terem as versões próprias para chamarem de sua. Por fim, mas não menos importantes, o Nintendo Switch também foi contemplado, embora bem mais tarde, quase no fim do ano, em 14 de Novembro de 2023. Mesmo com esse lançamento picotado nas plataformas, o título ultrapassou Zelda é faturou mais de 22 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo. Mesmo que a criadora de todo esse mundo seja conhecida por falas, muitas falas transfóbicas. Isso parecia não bater de frente com as gordas finanças que sua criação lhe reserva.
HOGWARTS, HYRULE OU SANTUÁRIO. FAÇA SUA ESCOLHA … OU ESCOLHA TODOS…
Desta forma, de todos os games apresentados nesta Lista, o podium possuir um título exclusivo é algo gratificante para a sua desenvolvedora. Afinal, Tears of the Kingdom combateu o bom combate contra figuras que estavam disponíveis em todos os cantos, e não apenas no Switch. Deixando inclusive outros títulos comerem poeira, como Resident Evil 4, relançado pela Capcom e Marvel’s Spider Man 2, o título mestre de 2023 da Insomniac Games e exclusivo da galeria do PlaySation 5. Com toda certeza, a Warner Bros., a Nintendo e a Blizzard Entertainment encerraram o ano de 2023 com um sorriso bem verde de dólares no rosto. Afinal, Diablo IV, The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom e Hogwarts: Legacy foram os games maos vendidos de 2023 ao redor deste mundo chamado Terra. O que achou dessa Lista? Você foi um dos jogadores responsável por elevar estes números?