UM CHARME EM FORMA DE JOGO
Aspire: Ina’s Tale é um daqueles jogos que exalam charme. Seja por seus personagens, ou por sua ambientação. Ou seja, é aquela experiência que, mesmo quando te desafiar, ainda vai te deixar feliz por se aventurar nesse mundo. Lançado em 30 de setembro de 2021, sendo desenvolvido pelo estúdio brasileiro Wonrdernaut Studio e publicado pela Untold Tales para Nintendo Switch, Xbox One e Pc. Trata-se de um jogo plataforma 2D, ao estilo Super Mario Bros. Wonder (2023), baseado em puzzles.
O SONO ETERNO
A princípio, nós descobrimos que Ina estava presa numa capsula, fadada ao sono eterno. Porém, enquanto estava lá, ela podia sonhar para sempre. Mas, em certo momento, Ina acorda e decide sair da torre onde está aprisionada e voltar para Kamiura, sua cidade natal. E a partir dessa motivação, nossa aventura começa.

OS TRÊS PODERES:
Aspire: Ina’s Tale é um jogo que busca ter um controle simples e foco total na resolução de puzzles, ou seja, tudo é bem fácil de aprender. Basicamente, nós podemos correr, pular, pular um pouco mais alto (ao manter o botão de pulo pressionado), arrastar objetos e puxar alavancas, e fazer uso de alguns poderes da Ina. Em outras palavras, você vai precisar apenas de cinco minutos para entender como o jogo funciona, e isso é ótimo. Além disso, Ina possui três tipos de poderes: luz, movimento e magnitude. E eles possuem zero complexidade em si, mas são essenciais na resolução dos puzzles, e podem ser usados de várias formas.

COMBINANDO OS PODERES:
Como eu disse, eles são bem simples e rápidos de aprender. Entretanto, há uma chance de que você os ache meio ‘’duros’’ no início. Ina não se movimenta em alta velocidade, e até para puxar alavancas, requer um pequeno momento. Mas, a verdade é que não atrapalha e a gente acaba acostumando, então, não se preocupem. Ao passo que comentei dos puzzles, quis deixar claro que eles são bem feitos. Como é o padrão, existem aqueles simples no início e, à medida que progredimos, eles dificultam. Por exemplo, inicialmente, nós usamos apenas um poder de cada vez para resolver o puzzle. Mas, após um tempo, eles se combinam. Ou seja, existem situações em que devemos usar o poder do movimento e logo em seguida o da magnitude, e os resultados são bem legais.

O CORAÇÃO DA TORRE:
Agora, vamos ao enredo. Como eu adiantei, Ina está presa em uma torre. Porém, não é só isso. Ina é o coração dessa torre. Era ela quem fazia tudo funcionar. Então, com a sua tentativa de fuga, várias coisas começam a falhar (é aí que entram vários puzzles, onde devemos botar as coisas no lugar). Enquanto isso, temos alguns NPCs que encontramos pelo caminho, e os diálogos são muito bem escritos. Existem conversas bem reflexivas, e Ina se mostra uma protagonista decidida e meiga que, provavelmente, vai te conquistar!
Aspire: Ina’s Tale tem uma campanha bem curta que pode ser encerrada em duas horas. Mas, acaba se estendendo graças aos momentos que você vai agarrar, e algumas mortes ocasionais em pulos e na fera perseguidora que não podemos combater (já que Ina é apenas uma sacerdotisa). Entretanto, não se enganem com o tempo, pois, mesmo sendo um tiro curto, Aspire tem uma história bem bonita e personagens bastante carismáticos.

GRAFICAMENTE LINDO:
Em seguida, o lado técnico. Aspire: Ina’s Tale conta com uma direção de arte que enche os olhos. É cada cenário mais bonito que o outro. E, não só os cenários em que jogamos, mas também a área pela qual passamos ao transitar pelos ‘’capítulos’’ se destaca pela beleza e pelos seus reflexos. Mas, não é só o cenário que encanta. A trilha sonora também é um grande exemplo de dedicação. Desde as músicas calmas, até as agitadas para os momentos de ação, todas são muito bem compostas e casam bem com a situação. Gostaria de destacar a trilha da batalha final, que me botou no clima de urgência logo que começou a tocar!
Por fim, gostaria de falar do level design. Aspire: Ina’s Tale segue uma progressão linear. Porém, existem algumas poucas ramificações que levam até escrituras onde existem poemas e alguns artefatos para coletarmos. São totalmente opcionais, mas para quem gosta de explorar tudo, fica aí essa dica.

CONCLUSÃO
Em síntese, Aspire: Ina’s Tale é um jogo simples, mas que esbanja fofura em todos os seus aspectos. Sendo mais um representante dentro do mundo do entretenimento com sangue brasileiro, ao lado de Horizon Chase Turbo (2018) Os personagens são poucos, mas bem interessantes. Sua protagonista tem um background simples, mas é carismática o bastante para ganhar nosso apreço. Seus cenários e sua trilha sonora exemplificam o carinho colocado nesse jogo. Com uma campanha que pode ser finalizada em 3 horas e que pode chegar até 4 horas. É curta, mas deliciosa mesmo para aqueles que não são fãs do gênero. E não se enganem pela aparência convidativa do jogo, porque alguns dos seus puzzles vão te dar uma dor de cabeça!
Números
Aspire: Ina's Tale
Aspire: Ina's tale traz uma história simples e divertida, uma protagonista carismática, bons controles, boa trilha sonora, gráficos bonitos e bons puzzles.
PRÓS
- História interessante
- Protagonista carismática
- Boa trilha sonora
- Bom level design
- Gráficos lindos
- Puzzles interessantes
Galera, só passando pra avisar que, por questões editoriais, estamos deixando aos poucos o X. Afinal, não é possível questionar uma rede social e se manter nela sabendo que existem similares. Desta forma, optamos pelo Bluesky. Além deles, também começamos a colocar as nossas coisas no Threads. Então, agradecemos se quiserem dar aquela olhada e seguir tudo isso e mais um pouco.
Bluesky: https://guarientoportal.bsky.social
Threads: https://www.threads.net/@guarientoportal