O NOVO MASCOTE
Little Big Planet surgiu no segundo ano de vida do PS3, numa tentativa de Sony de criar um novo mascote (já que o Crash não era mais viável), mostrar a funcionalidade do seu controle de movimento, e ainda incentivar os jogadores a interagirem online! Tudo isso em um jogo só! Mas, será que funcionou?!
Lançado em 27/10/08, sendo desenvolvido pela Media Molecule e publicado pela Sony como um exclusivo de PS3. Tratando-se de um jogo de plataforma com perspectiva 2.5D com muito puzzle e criatividade.
BEM-VINDO SACKBOY
Little Big Planet começa com um narrador, que explica a nossa origem. Somos um Sackboy. Uma pequena criatura feita de pano que vive em um mundo mágico. Então, ele acaba nos ensinando os movimentos básicos. Depois, podemos correr e pular livremente por um cenário muito criativo, onde a equipe de desenvolvedores é apresentada. Em seguida, chegamos até a nossa nave, que funciona como um menu. Aqui, podemos escolher as fases que vamos jogar e, sem mais enrolação, pulamos direto na primeira fase!
FALTOU PRECISÃO:
Desde já, vamos à parte mais importante de um jogo plataforma, que é a sua gameplay. Little Big Planet tem uma gameplay simples. Sackboy pode andar, correr, pular e agarrar coisas. Além disso, se você manter o bonequinho parado, é possível mudar as feições dele e fazer com ele mexa os braços (é pra você tirar foto e se divertir com os amigos jogando de dois).
Então, como você deve ter percebido, é tudo bem simples e básico. Porém, é aqui que a gente esbarra no maior defeito de Little Big Planet: Precisão. Como eu comentei na minha análise do Super Mario Bros Wonder, em um jogo plataforma, a precisão nos controles é indispensável. E isso não acontece aqui.
Sackboy, às vezes, parece um pequeno saco de batata. Você pula em uma plataforma e nosso herói simplesmente não consegue parar e acaba deslizando até o fim dela e morrendo. E, acredite em mim, isso é muito frustrante. Principalmente, se você estiver tentando passar de alguma sequência complicada. Porque você tem certeza que pulou certo, mas a ‘’gravidade’’ mostra que você está errado.
UMA IDEIA MAL EXECUTADA:
Outro detalhe, que pode acabar incomodando, é o fato do jogo ser 2.5D. Quando um jogo é 2D, você tem, basicamente, um corredor para correr e variações dentro daquele corredor, seja indo para cima ou para baixo. Porém, no 2.5D, você acaba tendo uma profundidade nesse corredor e isso pode ser muito irritante em casos que você quer, por exemplo, subir em uma rampa e acaba indo para trás dela! Sendo sincero, eu gosto da ideia do 2.5D, porque acaba gerando cenários bem criativos e caminhos escondidos muito legais. Mas, quando os controles não são tão precisos, você acaba errando movimentos básicos e indo parar onde não quer.
UM DESFILE DE MODA:
Agora, vamos aos cenários de Little Big Planet e aqui o jogo carrega um grande diferencial. Como esperado, ele conta com uma pontuação ao fim de cada fase. Nesse caso, ela é contada por bolhas que coletamos. Inclusive, as fases contam com algumas sequências de corrida. Nelas você tem que completar o percurso o mais rápido possível e a ideia é incentivar a disputa com a pessoa que está jogando com você! Entretanto, Sackboy é um personagem customizável! Aqui, você pode editar a cor do seu saquinho, juntamente com seus olhos, cabelos, chapéus, calças, bigode, óculos etc! E todos esses apetrechos ficam espalhados nas fases! Ou seja, a exploração vai te recompensar bastante!
JOGANDO DE DOIS:
Mas, não para por aí. Você também pode editar a sua nave. Ou seja, itens de decoração também pode ser encontrados nas fases! Todavia, o grande marketing de Little Big Planet (que hoje não pode ser aproveitado) é a criação de mundos. O jogo conta com uma área que chama Minha Lua. Nela, você pode criar fases como bem desejar!
E, no outro menu, você pode jogar as fases de outros jogadores! Essas fases podem ser jogadas tanto sozinho, quanto com os amigos! E esse sistema é bem interessante! Além de ser uma novidade na época essa interação online, ainda acaba aumentando o fator replay do jogo de forma considerável! Inclusive, durante as fases podemos encontrar vários itens para criar as nossas fases! É uma pena que o sistema não funciona mais.
PERSONAGENS LEGAIS, APESAR DOS PESARES:
Em seguida vamos a história de Little Big Planet. Porém, como você já deve ter percebido, a história não é o foco aqui. A trama, nada mais é, do que a gente ir passando pelos mundos e conhecendo alguns personagens, onde cada um tem sua própria história e demanda. Tive que salvar o carro de uma mecânica, achar um filho de outra moça e até ajudar um senhor com o seu casamento.
Mas, a história não traz uma correlação ou desenvolvimento, mesmo que no final eles tentem fazer uma ligação com todos os personagens. Entretanto, Little Big Planet conseguiu criar personagens legais, mesmo que esse não tenha sido o foco. Eu gostei muito do tio Jalapeno, por exemplo!
O PODER DO PLAYSTATION 3:
Por fim, vamos ao lado técnico e aqui é onde Little Big Planet brilha! Começando pelos gráficos. Depois da beleza que foi o primeiro Uncharted, era de se esperar que os outros estúdios dessem duro na hora de fazer jogos para o PS3. E a Media Molecule não decepcionou. Little Big Planet tem cenários com texturas muito bem detalhadas, cheias de efeitos bonitos e com vários elementos inclusive no plano de fundo!
A direção de arte também foi muito bem escolhida! Onde vários partes tem uma textura de papelão, que da um charme ímpar para esse mundo! É realmente bem bonito! Já sobre a trilha sonora, nós não temos nenhuma música incrível, mas eles trouxeram uma seleção de músicas muito boas. Inclusive, a trilha do último chefão me deixou bem empolgado! Claramente tiveram um carinho nas escolhas.
EXALANDO CRIATIVIDADE:
E, sobre o level design, devo dizer que fui pego de surpresa. As fases são muito criativas e bem feitas. Como o mundo que é inspirado no Dia dos Mortos. Eu simplesmente amei cada fase nele! Inclusive, existem pequenos puzzles espalhados, que podemos resolver colando gravuras que encontramos pelas fases (como estrelas, montanhas, bule de chá, dentre outras coisas malucas), e isso aumenta ainda mais a vontade de explorar cada fase. Sem falar que, todas elas vão contar com segredos escondidos e que são difíceis de desvendar!
Além disso, todos os mundos contam com vários minigames que podemos jogar para relaxar durante as fases. Temos desde pular corda, até uma corrida de carro! E eu achei essa ideia excelente! Já que tem algumas fases que podem complicar a sua vida. Então, o minigame ajuda a relaxar antes de prosseguir. Inclusive, um detalhe interessante, é que fases também conta com algumas áreas extras que podem ser feitas quando jogamos de 2 (algumas exigem até 4 jogadores!). Então, se quiser fazer 100% em todas, vai precisar de ajuda!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Little Big Planet traz gráficos muito bonitos, uma boa trilha sonora, ótimo level design e um protagonista muito carismático! Porém, acaba pecando nos controles que não são muito responsivos e nos movimentos meio erráticos do Sackboy. Mas, mesmo com seus problemas, ele acaba sendo uma experiência divertida para aqueles que gostam de jogos plataforma, e isso também se deve ao fato da sua ótima customização!
Tendo uma campanha que leva cerca de 9 horas para ser terminada e que pode chegar até 40 horas se você quiser completar tudo, ele foi um bom ponta pé inicial para essa franquia que iria ganhar mais de uma sequência no futuro! Se você ainda não conhece o grande menino saco, saiba que está perdendo uma boa oportunidade!
Números
Little Big Planet
Little Big Planet é um jogo de plataforma 2.5D, que traz um level design muito criativo, um protagonista carismático, gráficos lindos, bons personagens, boa trilha sonora e uma inovação muito legal. Porém, acaba pecando na precisão dos seus movimentos e na história sem graça.
PRÓS
- Gráficos lindos
- Level design muito criativo
- Sistema de customização robusto
- Personagens carismáticos
- Boa trilha sonora
CONTRAS
- Os controles não são tão precisos quanto deveriam
- História sem graça