A FALSA SENSAÇÃO DE ESCOLHAS
A partir da sétima geração de consoles (PS3/360/Wii) os jogos com escolhas acabaram se popularizando de vez. E, por consequência disso, vários deles acabavam trazendo escolhas que não mudavam quase nada na sua jornada. Porém, The Stanley Parable veio para trazer várias escolhas, com diversos finais, e ainda tecer uma crítica a essa mecânica e também ao trabalho repetitivo que muitas pessoas fazem no seu dia-a-dia! Mas, será que eles tiveram sucesso?! Lançado em 10/10/13, sendo desenvolvido e publicado pela Galactic Café exclusivamente para PC, e tendo recebido um upgrade, tanto gráfico quanto de conteúdo, feito pela Crows Crows Crows, em 27/04/2022 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch e também para PC, chamada de Ultra Deluxe! Tratando-se de um jogo focado em narrativa, cheio de caminhos, com câmera em primeira pessoa e um narrador memorável!
O FUNCIONÁRIO EXEMPLAR!
Stanley Parable começa o narrador contando sobre o grande Stanley. Ele é um funcionário de uma empresa comercial. Sua função é receber as ordens de um computador e apertar os botões que aparecem na tela, durante todo o dia. Porém, em um determinado dia, o computador parou de mandar ordens e todas as pessoas do escritório sumiram! Por isso, Stanley decide sair da sua mesa e descobrir o que estava acontecendo! E é assim, que o jogo começa!
VÁ ANDAR!
Primeiramente, vamos aos controles. E, já quero deixar claro que The Stanley Parable é um jogo exala simplicidade! Você só anda, agacha, e interage com poucos objetos. O foco é total na narrativa e nas escolhas de caminho. Mas, claro que é importante ressaltar que os comandos funcionam super bem. Você vai conseguir andar e interagir com as coisas sem nenhum problema! Já sobre o mapa, eu também devo ressaltar a simplicidade. The Stanley Parable não conta com colecionáveis e nem inimigos. O jogo é totalmente focado na exploração dos caminhos que a gente escolhe para o nosso grande herói trabalhador.
A PROFUNDIDADE DA NARRATIVA:
Em seguida, vamos aonde as coisas começam a se complicar em The Stanley Parable, que é na sua história! Logo depois de sair da sala, o narrador começa a guiar as nossas ações, como se contasse uma história. Até que, chegamos a uma sala com duas portas e é nesse momento que as nossas escolhas começam! Para zerar o jogo, basta você seguir as instruções. Bem simples e fácil. Entretanto, a verdadeira trama se da ao ignorar o narrador e seguir seu próprio caminho. Alguns vão levar a morte, outros a revelações caóticas e também, se você der sorte, até a um jogo onde não podemos deixar um bebe pegar fogo! The Stanley Parable tem uma história muito bem humorada que vai te divertir do início ao fim! Mas, também com seus finais macabros e que vão te fazer pensar! Seu foco é descobrir o mistério que paira sobre esse escritório!
CAPRICHADO NOS DETALHES:
Por fim, nós temos o lado técnico de The Stanley Parable e devo dizer que é mais um ponto onde o jogo brilha. Eu joguei a versão Ultra Deluxe e é muito legal como os cenários são detalhados e bonitos. Claro que, tem uma base simples. Porém, alguns finais nos levam até a recriação de outros jogos e tudo é muito bem feito e polido! E, obviamente, isso vale para a versão original também!
Já sobre a trilha sonora, a verdade é que praticamente não temos trilha. O que é uma pena. A única música de fato memorável foi uma que o narrador tocou para atiçar meu instinto de aventura! Eu entendo que a proposta do jogo é essa mesmo, já que estamos em um escritório. Mas, como um bom fã de trilhas, eu não posso deixar de ficar com aquele gostinho de que, poderia ter.
O PODER DO ULTRA DELUXE!
Agora, falando do level design, aqui nós temos umas daquelas raras aulas de programação. A verdade é que dava para fazer um texto enorme somente falando do level design de The Stanley Parable, analisando os caminhos e as escolhas. É tudo muito incrível, impressionante e variado! Você fica com uma vontade genuína de fazer todos os finais possíveis! Simplesmente uma obra prima! Para finalizar, só quero dizer que, se possível, jogue a versão Ultra Deluxe! Porque ela traz, de fato, um bom conteúdo novo, com mais falas do narrador, mais cenários, mais finais, e até um menu novo! Por isso, eu vou evitar qualquer tipo de spoiler porque, assim como o jogo base, esse conteúdo merece ser jogado no escuro!
CONCLUSÃO:
Em síntese, The Stanley Parable é um dos jogos com a maior variedade de escolhas que já vi. Para além disso, as escolhas são legais e o jogo consegue te instigar a fazer todas elas! Tem uma gameplay simples e divertida, bons gráficos, uma história muito envolvente e um level design inacreditável de bom! Acaba pecando na falta de momentos com uma boa trilha. Tendo uma campanha que pode ser finalizada em 1 hora (sim!) mas que pode se estender até as 11 horas caso você queira fazer todos os finais e pegar todos os troféus! É um jogo que deve ser jogado por todas as pessoas que gostam de uma boa história em um jogo e que apreciam um level design de qualidade!
Números
The Stanley Parable: Ultra Deluxe
The Stanley Parable: Ultra Deluxe tem controles simples, mas funcionais, bons gráficos, uma história incrível, ótimo level design e um conteúdo extra bem legal. Mas, acaba pecando na falta de uma trilha sonora.
PRÓS
- Gráficos bonitos e detalhados
- História evolvente
- Ótimo level design
- Vários finais, bem diferentes entre si
- Bom conteúdo Ultra Deluxe
CONTRAS
- Faltou uma trilha sonora marcante