Durante o lançamento do Nintendo Switch, híbrido da Nintendo, a Konami foi uma das empresas que deixaram uma marca no momento em que plataforma chegou ao mercado. Anteriormente, como a empresa havia comprado a Hudson Soft, foi decidido que uma nova entrada da série Bomberman apareceria no novo console. E isso foi feito com Super Bomberman R, um reboot lançado em 2017, mas que depois se tornaria um multiplataforma. Após o lançamento, o título recebeu atualizações para melhorar alguns requisitos técnicos, e em especial a modalidade online e cooperativa que é uma das principais do título. No entanto, por mais que seja a primeira aparição de Bomberman desde 2012, resta saber se ela realmente vale a pena. Ainda mais com o preço de jogos eletrônicos tão elevados ou se uma promoção é necessária para encontrar o verdadeiro ponto de equilíbrio do título.
Inicialmente, Super Bomberman R se concentra na figura dos oitos irmãos – identificados por cores distintas. E, para saber como é a personalidade de cada um, existe um modo história. Não espere uma enredo que leve o jogador a se perguntar sobre o que realmente está acontecendo na terra dos incendiários explosivos. Na verdade, a história serve apenas para elevar a jogabilidade do título, e para dar um aumento no produto final. É simples, mas eficaz especialmente para aqueles que preferem um jogo solitário, ou no máximo com outra pessoa ao lado. Infelizmente, esse modo história, dividido em fases é rapidamente terminado, afetando negativamente a própria longevidade do título ao qual inicialmente ele buscava incrementar.
Modo História carismático, mas nem de longe é difícil e demorado:
Há também, e este ponto é essencial dizer, uma certa falta de personalidade entre as fases do modo história. Por mais que elas estejam diferentes, ainda assim é possível perceber uma monotonia entre o seu avanço. O jogador por exemplo, deve ultrapassar as fases e ao final chega em um grande chefe. Isso se repete a todo o momento, sem basicamente nenhum momento em que existe certa surpresa. Sendo assim, é possível dizer que o jogo é extremamente linear e sem dificuldades, e pode desagradar aos jogadores que esperam por algo diferente. Ou melhor, que esperam com algo especial neste retorno de Bomberman. Mesmo assim, é possível se divertir com esse modo , que não é o único, afinal, Super Bomberman R se foca especialmente no competitivo.
E de fato, é no modo online ou no competitivo local que o título tem o seu charme, mesmo que com alguns defeitos. Na verdade, a franquia Bomberman é extremamente cativante quando há a existência de mais uma pessoa ao invés de somente a Inteligência Artificial. Os labirintos e a ideia de um quase battle royale são frenéticos. E todo o jogador sabe que qualquer passe em falso custará a vida do jogador. Esse momento caótico, em especial quando vários Bomberman estão na tela é a marca registrada na franquia se encontram novamente em um caráter nostálgico do título. Contudo, o que pode afetar severamente o jogador é a quantidade de possíveis inimigos disponível. Se, por um lado, o mundo contra a inteligência do Nintendo Switch roda com bastante estabilidade, o mesmo não pode ser dito do competitivo online.
Super Bomberman R se foca no seu multiplayer, mas não está isento de problemas:
Na verdade, é possível ainda ter certa dificuldade de encontrar jogadores disponíveis. Como dito anteriormente, Super Bomberman R passou por uma atualização gratuita, e nesta foi incorporado o modo Gran Prix, que eleva a jogatina do título. Fazendo companhia com o modo Vingança por exemplo. Aqui, por mais que o foco seja a construção de batalhas, ainda assim existe uma história paralela ao original. E, para os especialmente aficionados pelos personagens da Konami, existem homenagens de Bomberman com o design de membros da empresa. É possível encontrar o Belmont de Castlevania, o Pyramid Head de Sillent Hill e outros que após a devida estarão disponíveis para o jogador. Uma singela homenagem da Konami para a própria Konami. Quantos aos comandos, não há nada a destacar, a não ser que funcionam e são simples no Nintendo Switch.
Quanto a parte técnica, em especial a trilha sonora e seus componentes gráficos, o título também não inova. Isso não quer dizer que ele não deixa uma certa marca e nostalgia. No modo história, quando a apresentação dos irmãos Bomberman acontece e com o decorrer das fases, suas aparições são hilárias e o estilo cartoon é interessante. No entanto, quando se chega as fases de fato em que as bombas devem explodir, praticamente são os mesmos cenários já vistos anteriormente. Agora com uma resolução melhor. Mesmo assim, a movimentação e os quadros por segundo de Super Bomberman R se mantém constante. O título pode conter vários problemas, mas sua performance não está em uma delas. Com exceção é claro de alguns momentos do modo online.
No fim das contas, Super Bomberman R é um título para se comprar apenas em excelentes promoções, e só:
Já a trilha sonora não é nenhum pouco inovadora. Muito provavelmente, com o contato de um título antecessor da franquia, você terá uma sensação de que já viu isso em algum lugar. Assim, com todas as letras é possível dizer que Super Bomberman R deixa a desejar em diversos aspectos, por mais que seja interessante rever uma franquia congelada por tanto tempo. Inicialmente, o jogador pode se divertir, afinal, a ideia de explodir os cenários e ir destruindo os inimigos já conhecida da franquia diverte. Entretanto, quando é necessário fazer isto pela vigésima vez em cenários que parecem cada vez mais idênticos, a sensação é de cansaço e monotonia. O Modo História, que poderia ser uma espécie de salvação para uma maior longevidade é rápido e nenhum pouco difícil, diminuindo a vida útil do título.
No modo online, a diversão é maior sem dúvida, desde que você encontre a quem jogar e que não seja atrapalhado por possíveis quedas de qualidade. Vale destacar todavia, que essa queda é exclusiva do modo online, e que duramente todo o momento do modo História, as características gráficas e a arte do título se mantém, dando até uma espécie de charme e graça. No fim das contas, Super Bomberman R apresenta uma medianidade acima de todas as coisas. Claro que sensação de nostalgia aqui é sentida, mas ela poderia ser melhor apresentada, isso não há dúvida alguma. Desta forma, e infelizmente, o título perdeu uma chance enorme de voltar a ver a luz do sol brilhar normalmente. Dificilmente o título vale o preço cheio na versão do Nintendo Switch, mas pode ser uma boa inspiração nostálgica se estiver com um preço bem mais abaixo.
Números
Super Bomberman R
Produzido pela Konami, Super Bomberman R é um pavio de pólvora. Pena que ele não explode como se poderia pensar, deixando muito a desejar.
PRÓS
- Arte e componente gráfico bem produzido.
- História simples e que trás uma diversão nostálgica.
CONTRAS
- Falta de dificuldade no Modo História.
- Repetição que satura o jogador.
- Problemas no modo online.
- Inexistência de novos elementos para uma nova aventura.