DECANO LAWRENCE … O PAPA ESTÁ MORTO:
De tempos em tempos, Roma se torna o centro das atenções de jornais ao redor do mundo. Não por sua história milenar, mas sim pelo seu único enclave, o Vaticano. Sede da Santa Sé e da Igreja Católica, o Colégio dos Cardeais se reúne uma vez mais para a escolha do próximo Pontífice. Com a morte do Papa Francisco (1936-2025), os eventos do próximo Conclave começam a tomar forma. Da mesma forma que na renúncia de seu antecessor, o Papa Bento XVI (1927-2023). E, enquanto a Capela Sistina e os aposentos dos cardeais são preparados, cresce o interesse por filmes que exploram essa atmosfera dos bastidores do Vaticano. Obras que combinam drama, suspense e debates teológicos em cenários históricos e mergulham na atmosfera intensa do conclave e da sucessão papal. Uma mistura de ficção política, conspiração e reflexão humana sobre o poder e fé.

#1 – CONCLAVE (2024):
Direção: Edward Berger | Gênero: Drama Político | Onde assistir: Amazon Prime Vídeo
A Prime Vídeo está contente por ter em seu catálogo o mais recente thriller que retrata as questões internas do Conclave. Baseado no livro homônimo de Robert Harris, Conclave (2024) retrata o rito milenar da escolha do Sumo Pontífice imediatamente após a morte papal. No centro da trama, se encontra o cardeal Thomas Lawrence (Ralph Fiennes), que se vê diante de segredos capazes de afetar a Igreja Católica com uma das melhores imagéticas e fotografias do ano. Político por natureza, a tensão de Conclave cresce conforme se formam as alianças entre reformistas e tradicionalistas. Contando com um elenco estelar, como Isabella Rossellini e Stanley Tucci, o filme foi indicado no Oscar de 2025 como Melhor Filme. Porém, só ganhou o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado. Conclave, no fim das contas, é essencial para quem busca entender o peso e a complexidade por trás da escolha de um novo pontífice.

#2 – ANJOS E DEMÔNIOS (2009):
Direção: Ron Howard | Gênero: Ação / Suspense | Onde assistir: Max
Obviamente, mais ficcional que Conclave, Anjos e Demônios (2009), é um blockbuster baseado no livro homônimo de Dan Brown, já conhecido por outras produções como O Código da Vinci (2006) e Inferno (2016). No filme, durante os eventos do conclave no Vaticano, o simbologista Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado para investigar o desaparecimento de quatro cardeais, os preferidos na sucessão, e uma ameaça de explosão que pode destruir toda a Cidade do Vaticano. A história de Anjos e Demônios envolve os Illuminati, antigos inimigos da Igreja, e se desenrola em uma corrida contra o tempo entre igrejas históricas, criptas secretas e mistérios com símbolos perdidos. Mesmo sendo um filme catalogado como ficção, Anjos e Demônios traz uma ambientação vívida do processo papal e dos lugares mais sagrados de Roma e do Vaticano. É uma opção empolgante para quem curte conspiração, símbolos religiosos e tensão digna de blockbuster.

#3 – DOIS PAPAS (2019):
Direção: Fernando Meirelles | Gênero: Drama / Biografia | Onde assistir: Netflix
Vindo da mente do brasileiro Fernando Meirelles, mas levemente inspirado em fatos, Dois Papas (2019) retrata o encontro entre o conservador Papa Bento XVI (Anthony Hopkins) e o progressista Cardeal Bergoglio (Jonathan Pryce), que viria a se tornar o Papa Francisco. Os dois líderes debatem sobre o futuro da Igreja, suas crenças e responsabilidades diante de um mundo em mudança, com atuações que os levaram a ser indicados ao Oscar. Apesar de não focar diretamente no Conclave devido à renúncia do Papa Bento XVI, a elogiada narrativa apresenta os bastidores das transições papais. Sendo responsável por uma profundidade emocional e estética impecável. Contando ainda com diálogos provocadores, Dois Papas segue uma lógica bem diferente de Conclave ou Anjos e Demônios, sendo bem mais intimista e modesto. Mesmo assim, é uma aula de cinema e política eclesiástica, ideal para quem busca entender o lado mais humano dos papas.
EXTRA OMNES!
Claro que essa lista de 3 filmes é apenas um aperitivo para quem quer conhecer mais sobre o conclave e a sucessão papal. Conclave (2024) pode ser o mais significativo dos três, trazendo com profundidade os eventos da escolha do líder da Igreja Católica com uma estética soberba, menosprezada pela Academia dos Estados Unidos. Anjos e Demônios (2009), dentre os seus companheiros, é o mais ficcional e o mais aventureiro, com direito a ameaça terrorista dentro das paredes de São Pedro. Já Dois Papas (2019) fecha esse grupo de filmes com algo mais intimista, que transforma figuras tão paradoxais em personagens mais humanos e até mesmo sentimentais. Gostaram dessa lista? Já viram alguns desses filmes? Comente ou compartilhe com aquele amigo que adora histórias misteriosas, especialmente aquelas que envolvem religiões ou simplesmente estão querendo entender mais do que é o Conclave e a atmosfera do Vaticano.