Analisar games pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. Claro que existem jogos que claramente merecem os louros de sua produção. Horizon: Zero Dawn e Crusader Kings claramente são títulos que arrancam aplausos dos jogadores. Já outros ficam apenas na promessa de uma boa ideia, como Agony. Porém, há jogos que a tradicional forma de se fazer uma análise fica defasada. Afinal, como falar de simplicidade altamente divertida? Nesse contexto, surge o título Among Us. Lançado pelo estúdio norte americano InnerSloth em 2018, o game se popularizou em 2020. Com uma estrutura online e simples, o jogador é colocado dentro de uma nave com vários outros tripulantes, porém, entre eles há um impostor que deve matar todos os outros ou fazer com que a nave seja destruída. Pode parecer simples, mas é esta simplicidade que marca o título e o transforma em algo singular.
Se tem algum adjetivo para Among Us, é diversão absoluta:
Primeiramente, o grande ponto de Among Us é sua capacidade de divertir com algo tão simples. O jogador tem duas formas de jogo. Aleatoriamente, o título escolherá se você é da classes dos impostores ou um tripulante normal. Caso seja a primeira opção, a jogabilidade e a diversão são ainda melhores, pois você poderá sabotar e matar todos os outros jogadores. Além disso, o impostor deve ser cínico o suficiente, para que nas reuniões destinadas a decidir quem é o vilão da história, minta para se manter no jogo. Basicamente, é um jogo de polícia e ladrão, misturado com o filme O Enigma de Outro Mundo. Já no caso de ser um tripulante, além de observar como todos os outros jogadores interagem, você deve consertar os defeitos da nave em que se encontra antes que seja tarde demais.
Sendo multiplayer, seja online e local, e gratuito para a versão Android, o jogador deve no mínimo se acomodar com outras quatro, ou até dez outras pessoas para iniciar a partida. E de fato, com o decorrer da fase, até mesmo o bate papo tão simples no momento de escolher quem é o impostor, e jogá-lo para fora é extremamente divertido. Afinal, é um jogo de todos contra todos, onde a mentira reina. Então, é comum a quebra de amizades no meio de Among Us. Estranhamente, e ainda como um ponto positivo, por mais que a versão testada contenha apenas três mapas, o fator longevidade não é afetado negativamente. Pelo contrário, cada vez que o jogador entra em uma das missões, é como se estivesse jogando um novo título. Claro que as mesmas coisas ali se encontram, mas a diversão possibilitada é como se fosse a primeira vez.
Personalização e gráficos simples, mas cartunescos marcam Among Us:
Cartunesco, Among Us não é um primor no conceito gráfico. Porém, não era a pretensão do jogo ser realmente assim. E toda a sua estrutura gráfica marca com um certo carisma o título. Há uma larga quantidade de missões a serem concluídas dentro do ambiente, e os personagens, embora alterem apenas as cores e as mais variadas personalizações dão um charme ao título. Na maior parte do game, apenas é possível escutar os problemas da nave, realçado por letras em vermelho e setas que nos guiam para onde se encontram os problemas. Esse é o conceito de simplicidade, e o que faz, até de maneira contraditória que Among Us seja tão divertido sem se preocupar com outros elementos. Vale destacar também a gigantesca quantidade de personalizações que o jogador pode incluir em seus personagens, embora alguns devam ser pagos.
Quanto aos comandos presentes em Among Us, não existe um “tutorial” para entender o game. Apenas um “como jogar”. Assim que se inicia uma partida o jogador é colocado em suas missões, seja como impostor ou como tripulante. Esse primeiro choque pode ser até alto, e pode levar um certo tempo para entender como o jogo se comporta. Contudo, é provável que após três ou quatro partidas o jogador já esteja apto e conheça as noções básicas de Among Us. As missões estarão presentes para os tripulantes e as sabotagens e os assassinatos para os impostores. Os comandos até respondem bem, embora inegavelmente, há uma certa inconsistência pelo caráter online do título. Afinal, é possível simplesmente estar próximo de alguém, e segundos depois ele desaparecer.
Problemas como instabilidade dos servidores pode acontecer:
Enfim, como já mencionado, Among Us é sim um sinônimo de diversão. E isso não pode ser tirado de seu cerne. Contudo, problemas existem, como o já mencionado pela conectividade do jogo. Em sua versão para Android, ocorreram quedas de jogadores, que assim ficam impossibilitados de jogar até o fim daquela partida. Outro ponto relatado é do desaparecimento de personagens. Em um momento, você se encontra com três pessoas cuidando da Elétrica e no segundo seguinte você é o único naquela sala. Sendo um game inteiramente multiplayer, é lógico que essa instabilidade nos servidores é um fator negativo em sua própria jogabilidade. Obviamente que o relatado é o jogo online. Quanto a jogabilidade local, ele se encontra de maneira mais segura e sem muitos problemas de estabilidade.
Outro ponto, embora uma crítica mais amena é quanto ao fator de diferenças entre as jogabilidade é o conceito de polícia e ladrão do título. Como tripulante, além de observar os outros jogadores, deve-se concluir as missões antes que a nave se desfaça. São pequenos puzzles que embora necessários ficam aos poucos repetitivos para quem fica com o título de tripulante. Agora, como impostor a diversão é ainda melhor, com uma estratégia ainda mais interessante em como sabotar os outros e matá-los. De fato, estar como impostor torna a diversão de Among Us ainda mais divertida, enquanto como Tripulante não tem essa mesma possibilidade. Claro que o título ainda se mantém com sua diversão constante, isso não tenha dúvida. Contudo, a diferença na estrutura de Among Us sem dúvida faz com que o plus do divertimento seja com os controles de um impostor.
Gratuito, Among Us é um ótimo título para se jogar com amigos ou desconhecidos, perto ou longe:
No fim das contas, Among Us pode ser dito como a simplicidade em forma de diversão. E chega a ser um verdadeiro tapa na cara da ideia original de que conceitos gráficos precisam ser a ponta da iniciativa para a diversão. Obviamente, esse contexto não deve ser desmerecido, mas o título da InnerSloth abusa da diversão com uma jogabilidade simples e gráficos ainda mais básicos, sendo gratuito ainda na Google Store. É extremamente cativante e divertido se reunir com outras pessoas, sejam elas amigos ou desconhecidos para partidas online cujo intuito é descobrir quem é o impostor dentro de uma nave tripulada. Além é claro de manter toda a estrutura do local ileso, fazendo pequenas missões no decorrer do cenário.
Com controles também que são rapidamente incorporados, em pouco tempo um jogador toma ciência do que deve fazer em Among Us. Até mesmo o momento da reunião por bate papo é divertido, com a ideia de colocar a culpa sempre em outra pessoa ou descobrir quem é o verdadeiro vilão. Os poucos defeitos, focados especialmente na instabilidade dos servidores como na diversão maior sendo um impostor não excluem o quanto o título é divertido ao ser jogado. É possível perder horas e horas de um dia com várias missões, esperando para saber se você será um impostor ou tripulante. Desta forma, Among Us entra simplesmente em um hall de surpresa. É extremamente divertido e sem dúvida alguma, deve ser jogado, ainda mais sendo gratuito. Só é claro tome cuidado com que você vai jogar. Nunca se sabe quando ele será o impostor!
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta análise: Não deixe de comentar também!
O Guariento Portal tem um espaço dedicado para o mundo dos games. Se você gostou desta análise de Among Us, pode gostar de Game Dev Tycoon, título que agora tem versão para o Nintendo Switch. Porém, foi lançado antes para Android e IoS pela Greenheart Games. Ainda no quesito simulação e estratégia, Civilization VI: Gathering Storm, da Firaxis Games, e Planet Zoo, da Frontier Development também tem um espaço dedicado. Agora, se você quer é algumas dicas, nós também temos dicas. Que tal ver como conquistar tudo e platinar Aliens: Isolation, ou ganhar todos os Charms de Pokémon Sword e Shield. Há, e também sem esquecer, o RPG da Blizzard Diablo III também tem sua página, onde você pode encontrar todas as classes disponíveis e escolher aquela que melhor lhe atrai.
Números
Among Us (Android Version)
Lançado em 2018. Fenômeno em 2020. Among Us, da InnerSloth, é a expressão de que existe diversão até nas coisas mais simples.
PRÓS
- Diversão extrema, seja com amigos ou com desconhecidos.
- Enredo simples mas que é o suficiente para o estado de polícia e ladrão.
- Pode não parecer, mas a longevidade do título é altíssima, mesmo com três mapas somente.
- Controles e a jogabilidade funcionam.
CONTRAS
- Instabilidade dos servidores marca presença nesse jogo basicamente multiplayer.
- Jogabilidade quando Impostor é muito mais divertida do que a de Tripulante.