Quando o termo é zumbi, inútil não criar um ponto de início de toda a história senão com A Noite dos Mortos Vivos, de George Romero, ainda na década de 60 do século passado. Com um subtexto de forte crítica social, o longa foi o marco do gênero terror e do cinema zumbi. Mesmo que entre trancos e barrancos, tenha perdido a máximo social e se voltou para apenas o enfrentamento e sobrevivência contra uma horda de mortos vivos. Diferente do que então se tornou esse estilo, Invasão Zumbi (Train to Busan no original), trás uma história onde esse retorno aos problemas sociais está em voga. E ainda mais visível do que no subtexto de Romero, porém mantendo o tom mais frenético de perseguição. Resta saber é claro se o longa sul coreano merece o tamanho destaque que vem chamando a atenção do mundo Ocidental.
Podem não acreditar, mas o forte de Invasão Zumbi é sua história:
Primeiramente, Invasão Zumbi já de cara adota um tom contraditório, mas que é extremamente interessante em sua narrativa, que aliás já se prova eficiente. Seok-Woo é um analista de investimentos sem escrúpulo, e os personagens fazem questão de mostrá-lo como arrogante, egoísta e individualista, criando uma antipatia pelo público logo de imediato. Em contraste, temos sua filha, Soo-An, doce e meiga que pelo contrário, auxilia mesmo que de maneira indireta a todos ao seu lado. Nesse interim, em algum lugar da Coreia do Sul um acidente ocorre e já observamos que um cervo morto ressuscita em uma estrada. Não precisa de muita coisa para entendermos que o apocalipse zumbi está pronto para começar. Ainda no primeiro ato do longa, toda esta estrutura é proposta, sem criar uma espécie de barriga na trama.
Depois disso, quando finalmente os protagonistas entram no trem para a cidade de Busan, a situação se deteriora ainda mais. É então que a luta pela sobrevivência se torna mais visceral. Os zumbis de fato estão presentes, e são tão fortes quanto os de Guerra Mundial Z, embora com falta de neurônios. No entanto, além das criaturas com uma excelente maquiagem e de fato assustadoras, os piores problemas são originados pelos próprios humanos. Em Invasão Zumbi, a questão de viver em sociedade é posta completamente de lado em um individualista absurdo, como se todos chegassem a um fundo do poço onde o que interessa é sua vida, e não a de seus iguais. A história segue justamente neste tom trágico. No entanto, o vínculo de pai e filha vai modificando o comportamento de Seok-Woo. Mesmo assim, suas ações são perfeitamente plausíveis no Inferno em que estão vivendo.
Se a história é boa, de nada adiantaria se as atuações não fossem competentes. Mas o cinema sul-coreano respondeu à altura:
Se a história é muito mais introspectiva do que aparenta, os personagens também são bem atuados, com uma nuance bem mais emotivo do que o cinema norte americano. Diferente da ideia de homens corajosos que caçam e matam zumbis mais tradicionais, aqui os personagens tem medos, angústias e até mesmo pensamentos insanos dado o problema que enfrentam. São assim humanos, com falhas de caráter e defeitos morais sérios, sendo ainda mais evidentes em uma situação de conflito. Por mais que o personagem crie certa antipatia no início, suas ações, até então questionáveis podem ser entendidas naquela situação, assim como a de muitas outras na história. O medo aliás é um combustível para os momentos mais árduos do longa, que casa muito bem a ação frenética com o sentimentalismo em Invasão Zumbi. É visceral, é extremamente violento, mas também tem suas aparas humanas.
Quanto a direção, o longa se foca basicamente no percurso do trem, saindo de Seul, capital da Coreia do Sul, até Busan. Os viajantes, e inclusive os espectadores não sabem o que se passa no mundo externo, até que a infecção entra no vagão e sai contaminando a todos. Quando dentro do vagão, o diretor Yeon Sang-ho mescla tomadas extremamente fechadas e mais angustiantes com momentos mais abertos, para mostrar a ambientação geral. Além disso, os tons do cenário, que a princípio poderiam enjoar conseguem manter uma atmosfera tensa, especialmente a partir do segundo ato, em que o trem passa por uma série de túneis. Os tons utilizados, em verde, azul e amarelo servem em cada momento, especialmente os mais escurecidos, criando uma atmosfera não de pânico, mas de nervosismo no espectador. Claro que a direção não é inovadora, mas é bastante competente com o que tem em mãos.
O terceiro ato não deixa a desejar, aludindo as tragédias gregas tradicionais, mas em nenhum ponto se dissociar de sua narrativa:
Até mesmo o terceiro ato, adotando uma tragédia grega como condição, é muito bem construído e interessante, ponto este que na maior parte das vezes é criticado em longas desse tipo. Invasão Zumbi, por saber trabalhar também com os contornos emocionais, consegue trazer um final que agrega a narrativa do protagonista e de sua filha e deixa aberto o Apocalipse Zumbi, dando ainda mais a ideia de que o longa trata-se de conflitos interpessoais e não puramente a luta pela sobrevivência. Desta forma, com o término sofrido, que funciona bem durante toda a viagem frenética do trem, ao mesmo tempo apelando para o sentimento do espectador, o final é deixado para a mente de quem assiste, com uma interpretação livre do que ocorreu depois dos sobreviventes chegarem em Busan. Claro que com tantos acertos, Invasão Zumbi pode ser um ótimo longo desse estilo, mas não está imune a falhas.
Efeitos práticos são muito melhores do que os Efeitos Especiais. Disso o espectador pode não ter dúvida alguma:
A primeira delas, de caráter mais tecnicista são os efeitos especiais. Praticamente, os Zumbis possuem um estilo muito próximo ao padrão americano tradicional, tal como o de Madrugada dos Mortos, e mais distante dos de Guerra Mundial Z pela caracterização. Porém, são extremamente rápidos e mortais. Contudo, os efeitos especiais deixam bastante a desejar, em especial quando do choque de dois trens em uma estação. Por sorte, o filme parece entender que o uso de tais efeitos é pouco, preferindo a praticidade de uma boa maquiagem. Algumas cenas mais abertas, como a que é possível ver dezenas ou uma centena de zumbi correndo atrás dos personagens ou de perseguição sofrem o mal de serem abruptas demais. Assim, nem sempre é possível entender o que acontece ou estão poluídas demais visualmente falando. Mesmo assim, em nada destrói os argumentos positivos do longa.
Invasão Zumbi, ou Train to Busan, é um excelente produto do gênero Zumbi. Personagens, roteiro e direção acertam em praticamente tudo, criando uma história coesa e chamativa do início ao fim:
Assim sendo, Invasão Zumbi poderia até ser mais um filme de Apocalipse Zumbi. Porém, o cinema sul-coreano reservou, com uma premissa já bem batida um excelente material que trás um olhar interessante. Que aliás, foi um dos primeiros pontos das obras de George Romero. A ação frenética de criaturas mortais está presente, isso sem dúvida, porém, o palco é para as ações humanas. A sobrevivência e a vida em sociedade são colocadas em lados opostos. Assim como a ideia de erros e acertos. Num momento em que tudo cai por água abaixo, resta saber se conceitos como ética, moral e caráter conseguem se manter. Interessante notar que o protagonista desde o início adota um tom anti ético, chegando a sua própria tragédia. Desta forma, a história é extremamente digna e imersiva para o espectador.
Além disso, produção e atuação também contam com pontos positivos, com personagens que não são caricatos. Mas que podem atuar de todas as formas, a depender da situação. De início, podem até se passar por canastrões, mas estas mentalidades fazem sentido quando dentro de um vagão de trem, são levados ao limite da sobrevivência. O problema de efeitos especiais não diminui em nada toda a estrutura de Invasão Zumbi, que aliás também é competente em usar de efeitos práticos na maior parte do tempo. Sendo assim, o longa sul coreano, com muita qualidade, e sendo extremamente competente e sabendo o que está fazendo promove um frescor em um gênero já tão batido. Focando em seus personagens, o roteiro não enrola, é direto e mantém a ação e a qualidade. É por tudo isso que sem dúvida, Invasão Zumbi é uma excelente surpresa ao gênero, com uma ótima proposta.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta Crítica de Invasão Zumbi (2016). Saiba que o longa foi um sucesso para o gênero de terror vindo da Coreia do Sul. Não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Gostou da nossa Crítica com Invasão Zumbi? Pois saiba que o Guariento Portal não vive só de games, mas também de filmes. Aqui, você pode encontrar análises de ambos os tipos. Já no mundo dos filmes, é interessante notar que nossa aba de Revisitando o Passado, é possível encontrar críticas de filmes antigos, como os da franquia Hellraiser (Renascido do Inferno e Renascido das Trevas), assim como O Enigma de Outro Mundo de 1982 e a franquia Indiana Jones, como O Templo da Perdição e Os Caçadores da Arca Perdida. Assim como análises de O Grito (2020), Destruição Total, O Último Refúgio, A Freira, Verdade ou Desafio e Brinquedo Assassino. Outros filmes do gênero terror mais recente. Já em termos de análises de games, você pode gostar de Hades, da Supergiant Games, Jotun: Valhalla Edition da Thunder Lotus e Spirit Camera: The Cursed Memoir.
https://www.youtube.com/watch?v=YndLttP9N1I&ab_channel=SuperTopFilmes
* Invasão Zumbi (Train to Busan) está disponível através do sistema de Streaming da Netflix. Na plataforma, ele está disponível em áudio apenas no seu idioma original (Coreano) assim como em Espanhol. A título de curiosidade, o longa fez ainda mais sucesso em outras nações asiáticas, como Malásia, Singapura e na região de Hong Kong, na China. Com a quantidade de lucro obtida pelo longa, o cinema hollywoodiano já confirmou que busca uma refilmagem, desta vez em inglês desta história. Da mesma forma que fizeram com outros filmes de terror asiáticos, como Ringu (virando O Chamado) e Ju-on (O Grito). Porém, novas informações não foram divulgadas.
Números
Invasão Zumbi (2016)
Disponível na Netflix, Invasão Zumbi é um longa sul-coreano que brinca, com muita eficiência com a moral humana e o mito dos zumbis.
PRÓS
- História muito mais profunda do que o simples ponto de "Apocalipse Zumbi".
- Personagens bem atuados e mais humanizados, com atitudes críveis.
- Efeitos práticos dos zumbis bem construído e bom uso de cenas de gore.
- Direção não inventiva, mas que acerta na maior pare dos momentos técnicos.
- Terceiro ato que condiz completamente com a ideia de peça trágica.
CONTRAS
- Efeitos especiais são poucos, mas os que existem deixam a desejar.
- Em alguns momentos, o frenesi das câmeras inibe uma boa visão, embora sejam poucos.