Obviamente, se você já viu filmes como “A Freira” e “Invocação do Mal 2” notou que o antagonista de ambos os filmes é uma Freira. Protagonizada por Bonnie Aarons, a entidade dos filmes aparece no aspecto de uma Freira, e é dito por Lorraine Warren (interpretada por Vera Farmiga) que tal criatura se usa dessa forma como uma espécie de blasfêmia. Destacando assim a criatura como uma presença não humana. Já em A Freira, spin-off do Invocaverso (e que tem Análise disponível no Guariento Portal), a história da entidade é contada com mais detalhes. Ela teria se originado dentro de uma Abadia antiga nas montanhas da Romênia. Sendo na verdade um demônio, chamado de Valak, que fora invocado pelo antigo duque que ali estava. No entanto, tal nome existe na literatura real, e é o que você vai descobrir nesta Curiosidade.
https://www.youtube.com/watch?v=GX-FU1RrNrk
Seu nome me dá poder sobre você demônio. E eu sei qual é o seu nome. Você é Valak. O corruptor, o profano, marquês das serpentes. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, eu o condeno de volta ao Inferno.
Lorraine Warren (interpretada por Vera Farmiga), em cena de Invocação do Mal 2, de 2016.
Esqueça a aparência de uma Freira nada ortodoxa. Valak na verdade se apresenta em livros de magia com outra configuração:
Primeiramente, a criatura conhecida como Valak aparece em dois grimórios de alta magia. O nome grimório aliás, destaca uma série de escritos, normalmente da Idade Média ou do começo da Idade Moderna onde são abordados temas vinculados a magia. O primeiro deles é a Pseudomonarchia Daemonum (A Falsa Monarquia dos Demônios em Latim). De 1577 e escrito Johann Weyer, a criatura se apresenta como o quadragésimo nono dentro os seus pares. Sua aparência, bem distinta da de uma Freira como nos filmes, é na verdade de uma criança com traços angelicais, porém montada em um dragão de duas cabeças. Além disso, Valak aparece ter uma semelhança com outros, como Ashtaroth e Belial. Nesse caso, era comum a representação iconográfica mesclando o divino com o profano. Não se sabe se realmente a entidade pode ser o garoto angelical, ou realmente o dragão de duas cabeças.
Agora, continuando a Curiosidade, na Chave Menor de Salomão, Ars Goetia em latim, um outro grimório do século XVII, sua colocação é mais abaixo. Trata-se do sexagésimo segundo espírito. Da mesma forma que o verificado por Weyver, Valak se mostra como uma criança com asas de anjo, montando em um dragão de duas cabeças. Cabe a ele descobrir tesouros ocultos e revelar serpentes e víboras assim que o magista quiser. Ao todo, governo trinta e oito legiões. Pode ser chamado também de “Senhor das Serpentes”. Aqui também não existe nenhuma alusão a caricatura de uma freira como em Invocação do Mal. Contudo, nos filmes, Valak é atribuído títulos como o “Corruptor”, “Profano” e “Marquês das Serpentes”, sendo este uma verdadeira alusão ao que é descrito na Chave Menor de Salomão.
E sim, saiba que o nome da música em que a criatura aparece nos filmes é Corridor of Crosses, (Corredor das Cruzes em português). Nada mais apropriado, mesmo que com suas licenças poéticas dentro do Universo Cinematográfico do Invocaverso.
Assim, a aparência de uma Freira como em Invocação do Mal 2 e no próprio A Freira trata-se de mero uso estilístico, uma vez que sua primeira apresentação criou um personagem impactante ao ponto de ganhar seu próprio filme. Como foi o caso da boneca Annabelle, objeto este a título de Curiosidade também existe e se encontra enclausurado dentro do Museu do Oculto do casal, em Monroe, nos Estados Unidos. Para quem não se lembra, Valak é derrotado em Invocação do Mal 2 após Lorraine descobrir o seu nome, no terceiro ato do filme, enquanto que em A Freira, cronologicamente anterior ao filme do Casal Warren explicar a sua essência. No caso, o espírito acaba saindo da Abadia por ter possuído o então jovem Mauricie Theriault, um franco canadense que tempos depois é exorcizado justamente pelo casal, fazendo a definitiva ligação entre a entidade e o casal paranormal.
* O filme A Freira foi lançado originalmente em 2018, e faz parte do Universo estendido dos filmes de Invocação do Mal, uma das franquias do terror de mais sucesso nos tempos atuais. Atualmente, a trama original contou com seu terceiro capítulo, Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio. Que inclusive possui uma Crítica disponível no site e está disponível para assistir no serviço HBO Max. Esse mesmo Universo, para título de Curiosidade conta com todos os filmes da franquia Annabelle (que atualmente são em número de três, com o mais recente de 2019). Além do mais desconhecido A Maldição de Chorona, que também tem uma Curiosidade fresquinha. Tanto o primeiro filme quanto Invocação do Mal 2 podem ser assistidos ora no aplicativo de streaming da Netflix, quanto do Telecine ou do próprio HBO Max, devendo o espectador observar as possíveis alterações de catálogos.