AS ESCOLHAS DA NDEMIC CREATIONS. DIZIMAR, ESTABILIZAR OU RECONSTRUIR.
Se imagine na seguinte situação. Você está em um metrô lotado que você não gerenciou, ou então em um trânsito congestionado. Seu SteamDeck e seu Nintendo Switch estão em casa para desespero e tédio. Bem, com um Smartphone é possível se divertir, ainda mais se o jogador tem apreço por games de estratégia e conheça a britânica Ndemic Creations. O estúdio é responsável por uma tríade bem estruturada de títulos de estratégia, que parecem simples, mas enganam muito bem. Juntos, esses títulos oferecem uma experiência completa do gênero, desafiando os jogadores a pensar em diferentes contextos e aprimorar suas habilidades. Assim, destrua a humanidade com uma doença em Plague Inc., mantenha seu governo estável em Rebel Inc. ou refunde a civilização com After Inc. Divirta-se com os Games dessa Lista e veja que os smartphones também tem seu valor.
PLAGUE INC. (2012), OU O SIMULADOR PANDÊMICO MAIS REALISTA DOS GAMES:
Começando por aquele que levou o estúdio a ser conhecido no mundo dos games, e até em estudos de epidemiologia. Plague Inc. foi lançado em 2012 para os dispositivos mobile mundo afora. Aqui, o jogador assume o papel de um patógeno mortal. Seu objetivo é infectar e destruir a vida humana na Terra antes que seja possível descobrir uma cura. Isso exigirá do jogador o conhecimento de que caminho prosseguir e de qual patógeno escolher para facilitar a infecção. No plantel, o jogador pode escolher patógenos virais, no melhor estilo Resident Evil e seu T-Vírus, fungos que lembram o Cordyceps de The Last of Us (2013), parasitas e amebas mortais. Bem intuitivo, os eixos de evolução se focam no sintomas de sua doença, na forma de transmissão e na eficácia dos tratamentos.
Plague Inc. teve a audácia de ser construído através de um algoritmo usado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estudar a disseminação de doenças. Os seja, ele é um parâmetro científico do alastramento de patógenos. Se você, desde 2009 não se escondeu em uma caverna, sabe que o mundo passou por duas pandemias nesse período, a da Gripe H1N1 em 2009 e a de COVID-19 em 2020. E que na história da humanidade, a Peste Negra marcou os livros de história e games como A Plague Tale: Innocence (2019). Por culpa da COVID-19 e pela alta demanda de seu simulador estratégico, a Ndemic Creations alterou o seu título, criando uma expansão exclusiva para PC no qual o jogador deve evoluir a cura, e não a doença. Estratégia interessante para o período que passou.
REBEL INC. (2018) OU A INSTABILIDADE DO AFEGANISTÃO NO SMARTPHONE:
Depois de Plague Inc., foi a vez de deixar as doenças de lado e partir para conflitos e revoluções com Rebel Inc., lançado no fim de 2018 para os dispositivos Android e iOS. Aqui, o jogador deve trazer paz e estabilidade para um governo e sua população. Acontece que suas escolhas promoverão facções governamentais em detrimento de outras, o que pode combinar com crises humanitárias, Golpes de Estado e ameaças ao incipiente Estado Democrático de Direito que se tenta instaurar na região, algo pior que as Intentonas Bolsonarista e Trumpista, respectivamente, no Brasil e nos Estados Unidos. Mesmo assim, o jogador terá escolhas a fazer. Os gastos públicos, limitados, devem ser revistos para que a sociedade não entre em colapso. Educação e saúde são elementos chaves, e a infraestrutura pode ser inclusive usada pelos revoltosos contra o poder governamental.
Tal como seu antecessor pandêmico, existe um arcabouço real em Rebel Inc., a Queda do Afeganistão, que culminou com a retomada do Talibã ao poder de Cabul após a retirada das tropas norte americanas em 2021. Não por menos, o relevo das missões do game são baseadas na geografia do país da Ásia Central. Os controles têm certa similaridade com Plague Inc. Porém, a estratégia e a dificuldade são ainda mais constantes e desafiadoras. Afinal, com esse embasamento histórico na simulação de mundo, é fácil concluir como é difícil manter a estabilidade de um governo, ainda mais quando as instituições não funcionam ou são golpistas. Amigos se tornam inimigos com o passar dos anos, e não há código de dinheiro infinito para te ajudar neste governo como em Zoo Tycoon ou Victoria II (2010).
AFTER INC. (2024), OU O DIA DEPOIS DE AMANHÃ, SÓ QUE ZUMBI:
Entrando no filho caçula da Ndemic Creations, depois de destruir uma nação com Rebel Inc. ou a humanidade com Plague Inc., temos a reconstrução da civilização com After Inc., lançado em 2024 também para os smartphones Android e iOS. No entanto, não temos um apocalipse nuclear como em Surviving of the Aftermath (2021) ou um mundo gelado de Frostpunk (2018). Um vírus, o Necroa, introduzido em Plague Inc. devastou a humanidade, e agora cabe ao jogador criar um local de salvação para os sobreviventes, além é claro de toda a estrutura física necessária para reconstruir o futuro. Não só isso, mas há a necessidade de um aparato estatal e de segurança reforçada para que o desenvolvimento daquela região não leve ao colapso completo antes mesmo de uma Invasão Zumbi (2016), muito longe da cidade sul coreana da Busan.
Por isso, em After Inc., haverá a necessidade de construir fazendas e prédios públicos, assim como focar na segurança coletiva. Afinal, as criaturas que antes eram humanos ainda vagam pelo que sobrou da Terra, e o combate é inevitável. O game segue o planejamento em termos de probabilidade de uma infecção viral, fruto do aprendizado da equipe com Plague Inc., mas agora reforçado com as escolhas políticas e sociais de Rebel Inc. Afinal, o tipo de líder e as escolhas dos conselheiros do jogador farão toda a diferença. Cada uma decisões implantadas na sociedade podem ser um passo ao precipício ou para o paraíso da humanidade. Porém, como nem Jesus agradou a todos, então espere também não agradar a todos os grupos que passam a se formar nesse novo mundo pós apocalíptico de After Inc.
A NDEMIC CREATIONS NÃO ESTÁ SOMENTE NOS SMARTPHONES:
No fim das contas, com esses três games da Ndemic Creations, o seu smartphone pode se transformar em uma plataforma de estratégia durante as suas piores horas do dia, ou pelo menos as mais tediosas. O sucesso de seus títulos inclusive os levaram a ser portados para outras plataformas. Plague Inc. Evolved, por exemplo, é a versão para o PC e os consoles de Sony, Nintendo e Microsoft com expansões exclusivas, inclusive a The Cure, produzida em prol da pandemia de COVID-19. Já Rebel Inc. Escalation é uma obra exclusiva para o PC, contando também com expansões próprias. Por fim, After Inc. conta com apenas a versão para os dispositivos mobile, mas com uma janela de lançamento para 2025 de After Inc. Revival, a versão do game de estratégia para o PC. Divirta-se e boa jogatina!