CONSTRUA E DEFINA O DESTINO DE TODA A HUMANIDADE NESSES JOGOS:
Para os amantes da história, é provável que já tenham se colocado no ideal de líder de alguma civilização. Tomar decisões que mudam o rumo da história da humanidade e ver o florescer das eras de seu povo. Provavelmente, os jogos de estratégia para PC são o campo de batalha ideal para suas ações, desde a Antiguidade, onde os sumérios escreviam seus textos e poesias e os egípcios criavam seus tratados, passando pelo encontro dos átomos até um futuro alternativo com mudanças da dinâmica climática global. De clássicos como Civilization VI, novas empreitadas em Humankind e promessas inovadoras como Ara: History Untold, cada jogo oferece experiências únicas, com profundidade estratégica, escolhas difíceis e mapas vastos para explorar. Prepare-se para enfrentar rivais, dominar tecnologias e deixar sua marca na história digital da humanidade. Está pronto para decidir o destino do mundo em mais um turno?

#1: CIVILIZATION VI (2016) – MAIS UM TURNO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE:
DESENVOLVEDORA: FIRAXIS GAMES | DISTRIBUIDORA: 2K / ASPYR (SWITCH E ANDROID) | LANÇAMENTO: 21 DE OUTUBRO DE 2016 | PLATAFORMAS: STEAM, PS4, XONE, SWITCH, ANDROID E IOS | NOTA: 8.0/10.0 (CIVILIZATION VI: GATHERING STORM).
Primeiramente, não existe introdução melhor de jogos de estratégia que caminham pela história da humanidade do que Civilization, criada pelo programador Sid Meyer. E Civilization VI é ainda o título mais completo disponível na Steam. Sendo um dos pilares do gênero de estratégia por turnos, Civilization VI oferece uma experiência rica onde o jogador dos primórdios do homem até a era moderna. Com mecânicas refinadas, o jogo permite explorar, expandir territórios, travar guerras e cultivar alianças. Cada líder histórico possui habilidades exclusivas, fala sua própria língua e adiciona profundidade às estratégias. A apresentação gráfica colorida e os sistemas de políticas e religião tornam cada partida única. Ideal para quem busca horas de intensa jogabilidade. O título ainda conta com duas grandes expansões, Rise and Fall (2018) e Gathering Storm (2019), e também já possui um sucessor, Sid Meyer’s Civilization VII, lançado em 2025 nas mais diversas plataformas, inclusive na Steam.

#2: OLD WORLD (2021) – ESTRATÉGIA REFINADA NO MUNDO ANTIGO:
DESENVOLVEDORA: MOHAWK GAMES | DISTRIBUIDORA: HOODED HORSE | LANÇAMENTO: 21 DE JULHO DE 2021 | PLATAFORMAS: STEAM | NOTA: INDISPONÍVEL.
Como o próprio nome indica, Old World é uma abordagem estratégica voltada para a Antiguidade da humanidade. E, de certa forma, acaba sendo uma produção mais intimista do gênero de construção de civilizações. Assim, em Old World, o jogador assume o papel de um monarca cuja dinastia molda o destino do império por decisões familiares, políticas e diplomáticas. Há uma mescla de elementos já conhecidos com os de Crusader Kings III (2022). O sistema de ordens em Old World limita ações por turno, exigindo escolhas táticas e estratégicas. Eventos narrativos irão emergir com base nas ações do jogador, trazendo imersão e variabilidade. Assim, ele é ideal para quem prefere uma pegada histórica profunda, com acréscimos de alguns elementos de estilo RPG. Exclusivo do PC, o jogo conta ainda com pequenas expansões que evocam intrigas palacianas, como em Behind the Throne (2024) e desastres naturais em Wrath of Gods (2025).

#3: HUMANKIND (2021) – COMBINAÇÃO DE CIVILIZAÇÕES EM SUA ERA DE OURO:
DESENVOLVEDORA: AMPLITUDE STUDIOS | DISTRIBUIDORA: SEGA | LANÇAMENTO: 17 DE AGOSTO DE 2021 | PLATAFORMAS: STEAM, STADIA, PS4, PS5, XONE E SERIES S/X | NOTA: INDISPONÍVEL.
Se, por um lado, Civilization VI e Old World são fixos em termos de civilizações, Humankind acaba fugindo completamente desta regra. O jogo permite que se reescreva a história da humanidade, combinando culturas de diferentes eras para criar uma civilização única. Ou seja, ao invés de seguir uma nação fixa, o jogador escolhe entre as inúmeras culturas disponíveis em cada nova era, criando combinações estratégicas com determinado foco. Sendo este o ponto mais exclusivo de Humankind. O sistema de fama determina o vencedor, valorizando conquistas diversas. Com mapas vastos, batalhas táticas e decisões morais, o jogo oferece uma alternativa moderna e flexível à fórmula clássica de estratégia que também foi o responsável pelas alterações de Sid Meyer’s Civilization VII. Embora sem grandes expansões, algo comum no estilo de jogos de estratégia, Humankind oferece novas culturas focadas em regiões em pequenos upgrades, como as da América Latina, África e Oceania.

#4: ARA: HISTORY UNTOLD (2024) – UMA HISTÓRIA DIFERENTE E NÃO CONTADA:
DESENVOLVEDORA: OXIDE GAMES | DISTRIBUIDORA: XBOX GAME STUDIOS | LANÇAMENTO: 24 DE SETEMBRO DE 2024 | PLATAFORMAS: STEAM E GAME PASS (PC) | NOTA: INDISPONÍVEL.
Ara: History Untold é uma nova promessa e a mais recente entrada de uma propriedade intelectual entre os jogos de civilização, trazendo inovação com um sistema de turnos simultâneos e foco narrativo assíncronos, onde o multiplayer ganha prioridade. Ara: History Untold reimagina o gênero de estratégia, já amplamente conhecido, com escolhas mais significativas e imprevisíveis. A estética visual vibrante chama a atenção, assim como o foco de sociedades mais realistas por meio de uma Inteligência Artificial não linear. Os jogadores moldam sociedades por meio de decisões culturais, tecnológicas e diplomáticas, assim como pelo momento em que passam, desde questões de saúde pública, economia ou até pelo relevo. O caminhar da humanidade tem uma forte inspiração com as mudanças perpetradas por Humankind, mas a busca de Ara: History Untold é de se tornar, por um lado, um jogo mais acessível, mantendo, por outro lado, sua profundidade estratégica.
QUAL SERÁ O FUTURO DE SUA CIVILIZAÇÃO EM SEUS JOGOS DE PC?
Com tantos caminhos possíveis, seja comandando o Egito Antigo, construindo suas pirâmides e dominando o Nilo, até uma metrópole futurista em que a Lua é o destino, é provável que a história da civilização seja marcada por progressos, mas também por perdas. Usando da dominação militar ou da diplomacia cultural, Civilization VI é o clássico e o primeiro entre os seus pares quando o objetivo é destacar um ótimo jogo de estratégia. Old World não deve em nada, com um foco próprio no Mundo Antigo, que por si só é cheio de histórias. Enquanto isso, Humankind e Ara: History Untold são dois novos jogos que tentam trazer inovação a uma temática já engessada, criando o seu próprio estilo dentro desse mundo. No fim das contas, esses jogos oferecem experiências únicas e profundas para quem sonha em reescrever a história. E o melhor, em português. Então, qual você vai jogar primeiro?