Sempre que se fala em aquisições no mundo dos games, ainda mais no ano de 2020, vem a mente a Microsoft e a Bethesda. Para quem desconhece, a gigante americana comprou a Zenimax, controladora da Bethesda pela bagatela de 7,5 bilhões de dólares, a maior da história dos videogames e superando a aquisição da Mojang, estúdio de Minecraft. Depois disso, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox discursou que os títulos, tal como Doom, Dishonored e The Elder Scrolls seriam exclusivos das plataformas Xbox e do PC. Uma vez que a ideia era colocar os títulos dentro da linha de softwares disponibilizados pela empresa. Contudo, em recente entrevista, Tim Stuart, gerente financeiro explicou sobre essa situação, dando um ponto diferente no que pode acontecer ao futuro dos títulos da Bethesda fora do mundo Xbox.
Os jogos podem aparecer, mas dentro da linha Xbox eles aparecerão como a melhor opção dentre todas as plataformas:
Segundo abordado por Stuart, a ideia da Microsoft não é retirar software das outras empresas do mercado, em especial Sony e Nintendo. No entanto, o Xbox terá prioridade, nada além do lógico. De fato não é uma confirmação de exclusividade, algo que seria tradicional após a compra da empresa. Contudo, a ideia da Microsoft parece que, em um primeiro momento, os títulos da Bethesda ganhem suas plataformas. Somente depois de um tempo é que eles possam aparecer em outros locais. Isso já aconteceu com o próprio Minecraft da Mojang, com versões para o PlayStation 4 e o Nintendo Switch, assim como Cuphead, que também está disponível nos consoles de Sony e Nintendo. As palavras de Stuart traduzidas foram as seguintes:
A Microsoft é uma plataforma. Somos um dos primeiros a realmente oferecer suporte a Minecraft, Roadblock, Fortnite em todas as plataformas. Portanto, encorajamos fortemente o jogo entre plataformas, simplesmente com base neste cenário de, se é bom para o ecossistema de jogos, é bom para nós, a maré alta clássica levanta todos os barcos. O que faremos a longo prazo é que não temos intenções de retirar todo o conteúdo da Bethesda da Sony ou Nintendo ou de qualquer outra forma. Mas o que queremos é que esse conteúdo, no longo prazo, seja o primeiro ou melhor ou o melhor ou escolha sua experiência diferenciada, em nossas plataformas. Queremos que o conteúdo da Bethesda apareça da melhor forma possível em nossas plataformas.
Exclusividade temporária? Só será possível saber com a conclusão da compra em 2021:
Assim, é possível que em um primeiro momento, os títulos adquiridos tenham a “exclusividade temporária”, algo que por exemplo Sony e Nintendo fazem com títulos de terceiros. É o caso de Final Fantasy XVI mais recentemente no PlayStation 5, que terá exclusividade temporária. Ou então outras hipóteses são conteúdos adicionais exclusivos para a plataforma. O que de fato foi revelado é que todos os games chegarão no Day One dentro do plano de assinatura da Game Pass. Mais informações provavelmente devem ser reveladas até o ano de 2021, quando a aquisição se encerra pelos órgãos de controle. Até o presente momento, a Bethesda tem lançamentos como The Elder Scrolls V: Skyrim e Wolfenstein II: The New Colossus no Nintendo Switch. Sendo que essa plataforma ainda espera por uma versão de Doom Eternal, que ganhou até mesmo uma DLC. Quando ao PS5, Deathloop e GhostWire são exclusivos temporários confirmados.
Veja mais no Guariento Portal se gostou da notícia de que os games da Bethesda poderão sair, em deu devido tempo em outras plataformas. Mas que nas plataforma Xbox eles estarão “melhores”. Não deixe de comentar aqui também. Sua opinião é extremamente importante!
Se você curtiu essa notícia sobre a Bethesda e seus games, saiba que o Guariento Portal tem um rol de notícias do mundo dos games. Primeiramente, no ramo da família da Microsoft, temos o lançamento de forma gratuita, para os assinantes do Game Pass da EA Play. Este é o serviço de assinatura da Electronic Arts, que já está disponível a partir de Novembro trazendo ainda mais peso para o catálogo do Xbox. Já no Game Pass, tivemos a entrada de Tales of Vesperia e de Katana ZERO no catálogo do serviço. Por fim, e não menos importante, temos a confirmação de alguns títulos que receberão upgrades gratuitos na mudança de geração. Assim, se você comprar por exemplo Watch Dogs Legion, Assassin’s Creed Valhalla e Destiny 2, respectivamente da Ubisoft e da Bungie, no Xbox One você poderá gratuitamente atualizar para a Series X.
Fonte: Video Game Chronicles.