A CHEGADA DO CAL
Star Wars, até hoje, é uma das franquias mais populares do mundo inteiro. É impossível, existir alguém que nunca tenha ouvido o nome Star Wars. Por isso, nada mais natural do que uma expansão de universo, desde quadrinhos, animações, até jogos. Então, de tempos em tempos nós temos um (ou vários) jogos de Star Wars, e um dos mais recentes é o Jedi Fallen Order! Mas, será que a primeira aventura do jedi Cal Kestis vale a pena?!
Lançado em 10/11/19, sendo desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela EA para PS4, Xbox One e Pc (além de um upgrade para PS5 e Xbox Series). Tratando-se de um jogo de ação, aventura e plataforma, com combate cheio de Força e sabre de luz em um mapa linear. Ambientado entre os episódios 3 e 4 de Star Wars!
O ENCONTRO COM AS IRMÃS:
Jedi Fallen Order começa com o protagonista, Cal Kestis, trabalhando numa espécie de ‘’desmanche’’ espacial. Ele é, basicamente, um sucateiro. Porém, durante a busca por uma nave que havia caído, ele vê seu amigo despencar em um desfiladeiro para a morte e acaba usando a Força para salvar seu companheiro. Todavia, o Império estava atrás de usuários da Força e acaba encontra o Cal nesse planeta! É nesse momento que a Segunda Irmã chega junto da sua comparsa, a Nona Irmã e acabam descobrindo a identidade do nosso herói! E é partir desse momento, que a jornada de Cal para recuperar seu espírito jedi, começa!

A FORÇA E O SABRE DE LUZ!
Primeiramente, vamos ao combate de Jedi Fallen Order. Aqui, nós temos um Cal bem versátil! Ele pode andar, correr, pular e dar pulo duplo, usar a força, atacar com o sabre de luz, defender, dar parry e se curar. E devo dizer que o combate é bom, com uma boa física. Os ataques tanto com sabre quanto com a força são bem satisfatórios e você sente o peso dos ataques. Entretanto, a movimentação do Cal pode ser meio atrapalhada as vezes, quando você executa um comando e ele demora para computar a ação.
Mas, isso é relativamente raro e dificilmente vai te atrapalhar durante a gameplay! É muito bom jogar os inimigos longe com a força, ou puxá-los para perto e desferir um golpe mortal, e principalmente refletir os tiros a laser com o sabre de luz! Jedi Fallen Order consegue te fazer sentir como um jedi!

BONS E VELHOS STORMTROOPERS:
Agora, a variedade de inimigos é bem tranquila. Iremos enfrentar, na maior parte, os clássicos Stormtroppers. Mas, também encontramos diversos animais exóticos e chefões memoráveis! E, para deixar isso mais legal, nós podemos customizar o sabre de luz totalmente. Desde a cor do sabre até o formado da empunhadura e isso é muito bom! É tudo bem variado e divertido de mexer! Sem falar que podemos customizar tanto o BD-1 (nosso fiel escudeiro) quando a nave, Mantis, e as roupas do Cal!
Nesse sentido, quero ressaltar o que podemos encontrar no mapa. Jedi Fallen Order traz uma exploração no estilo metroidvania, visto por exemplo em Ori and the Blind Forest. Ou seja, temos vários caminhos que estão bloqueados inicialmente, mas a medida que vamos adquirindo novas habilidades com a força, ou itens, podemos prosseguir! E isso deixa a volta aos planetas bem divertida, já que podemos resolver novos puzzles quando desbloqueamos essas habilidades!

A CLÁSSICA ÁRVORE:
Além disso, podemos encontrar ecos que contam sobre eventos passados naquela área e ainda dão experiência. E também, podemos escanear várias coisas, sejam inimigos novos, locais e até escanear plantas novas (que podem ser vistas na nave) e tudo isso gera mais experiência! Portanto, não tenha medo de explorar porque, além de tudo isso, existem chefões opcionais espalhados pelos mapas e isso gera, ainda mais experiência!
Já sobre a árvore de habilidades, ela é simples, mas bem útil! Eu foquei na questão de sobrevivência, aumentando meu HP e minha barra de força, além da capacidade de cura dos estimulantes! Inclusive, é bom lembrar que ao explorar você pode aumentar a quantidade de estimulantes e também encontrar essência tanto de vida quanto de força. Ao juntarmos três de cada, aumentamos o nível máximo!
Outro detalhe importante é que podemos meditar em campos de checkpoint. Quando descansamos, recuperamos HP e estimulantes, mas os inimigos retornam! Inclusive, é aqui que você pode acessar as habilidades. Além disso, eventualmente podemos esbarrar em bancadas que servem para melhorar as funções do BD-1.

SALVO NO ÚLTIMO MOMENTO:
Então, já que falamos das aventuras paralelas de Jedi Fallen Order, é hora de falar da principal e partir para a sua história! Depois de ser atacado pelas Inquisidoras (as duas irmãs previamente mencionadas), Cal acaba numa fuga, no melhor estilo Uncharted e é salvo pela ex jedi, Cere, e pelo piloto resmungão Geez. Ambos explicam para ele que, eles precisam ir até Bogano para desvendar os mistérios em uma ruina. Chegando lá, nós vemos uma projeção de um antigo jedi, chamado Eno Cordova e assim, conhecemos o pequeno grande (e multi função) BD-1.

SE RECONECTANDO COM A FORÇA:
Depois disso, descobrimos que a nossa missão é achar um holocron que contem a localização de várias crianças usuárias da força. Ou seja, essas crianças são a esperança dos jedi! Por isso, devemos encontrar esse artefato antes do Império! Jedi Fallen Order conta sobre amizade, superação e aceitação dos seus erros. Cal é um bom protagonista que vai evoluindo e tentando se reconectar com a força, ao passar do tempo, e conta com ótimos coadjuvantes! Cere e Geez são muito bons! Aqui você vai encontrar uma boa história, com momentos memoráveis e personagens icônicos!

É A TRILHA DE STAR WARS!
Por fim, vamos ao lado técnico e aqui Jedi Fallen Order tem coisas muito boas e outras muito ruins. Começando pelos gráficos, Jedi Fallen Order tem ótimas expressões faciais e cenários muito bonitos. Por mais que o jogo seja linear, os mapas passam uma sensação de grandeza bem legal! Sem falar nos efeitos dos lasers, dos sabres e até das faíscas! Agora, sobre a trilha sonora, é bem fácil de falar. É a trilha de Star Wars. Simplesmente não tem como errar. Uma das notas dez mais sólidas que já vi na vida! Assim como a de qualquer filme, a trilha aqui é simplesmente épica!
Já sobre o level design, nós temos um mapa muito legal de explorar (como já adiantei), cheio de movimentos legais, como correr pela parede, que acaba tornando o passeio ainda mais divertido! Por mais que eu não goste da visualização de mapas em 3D, aqui é bem tranquilo de navegar mesmo usando pouco o mapa! Você sente que a procura por colecionáveis e outros itens é recompensadora! Passeie bastante!

MALDITA COLISÃO:
Mas, nem tudo são flores. Quero comentar sobre um problema crônico da versão de Playstation. Jedi Fallen Order, tanto no PS4, quanto no PS5, tem um problema terrível de colisão. As paredes do jogo (principalmente na versão de PS5) parecem paredes de peça de teatro. Você encosta nela e simplesmente atravessa e cai em um limbo da morte! Eu perdi as contas de quantas vezes morri por isso, e chegou num ponto onde eu simplesmente evitava encostar em qualquer parede para não morrer! Atrapalha a experiência em diversos momentos. Porém, em outras plataformas parece estar tranquilo! Inclusive, até postei no twitter alguns exemplos do acontecido, para ilustrar esse bug bizarro e constante!
CONCLUSÃO:
Em síntese, Jedi Fallen Order traz uma boa gameplay, gráficos bonitos, trilha sonora excelente, bom level design, boa exploração inspirada nos metroidvanis e uma história cheia de personagens cativantes. Mas, acaba pecando num combate que as vezes falha, e problemas técnicos nas versões de Playstation.
Tendo uma campanha que pode ser terminada em 17 horas e que pode chegar até 31 horas para quem busca os 100%. É, sem dúvidas um jogo obrigatório para os fãs de Star Wars. Inclusive, seu combate tem inspirações nos jogos souls, mas isso é só uma inspiração, pois ele é dez vezes mais fácil do que qualquer soulslike! Ou seja, se você quer começar nesse mundo souls, Jedi Fallen Order pode te dar um pequeno gostinho e te habituar com algumas mecânicas desse subgênero, de forma bem amigável.
Números
Star Wars Jedi: Fallen Order
Star Wars Jedi: Fallen Order, traz uma trilha sonora espetacular, belos gráficos, boa exploração com um level design bem feito, uma história com personagens interessante e um combate divertido. Porém, acaba pecando no seu bug de colisão bizarro, e no combate que as vezes tem delay de comando.
PRÓS
- História interessante
- Personagens cativantes
- Trilha sonora excelente
- Belos gráficos
- Level design muito bem feito
- Combate quase sempre divertido
- Customização do sabre de luz é bem legal
CONTRAS
- Bugs horríveis na versão de Playstation
- O combate, mesmo bom, as vezes falha