VOCÊ DESEJA QUE O MUNDO CONTINUE COMO ESTÁ AGORA?
Em termos de Equipes Vilãs, o Mundo Pokémon é monocromático. Seja no roubo dessas criaturas quanto um cataclismo climático, tudo se resume em interesses pouco ortodoxos, com exceção de Unova, onde N e a Equipe Plasma de Pokémon Black e White (DS, 2010) possuem um viés filosófico de libertação. Essa guinada que consegue acrescentar camadas e não tratar os antagonistas como simples vilões também ressurge em Pokémon Legends: Arceus (Switch, 2022). Especialmente na pele de Volo, um mercador simpático que auxilia o jogador durante quase toda a narrativa por Hisui, a Sinnoh do passado. Entretanto, diferente da hecatombe para a criação de um novo Universo apregoada por seu sucessor Cyrus, os passos de Volo não se guiam pela ganância. É sua vontade de conhecer tudo que o leva a cometer extremos, tornando-se o mais peculiar antagonista do mais peculiar título principal da franquia da Game Freak e da Nintendo.
EM HISUI, É VOLO O RESPONSÁVEL PELAS FENDAS NO ESPAÇO-TEMPO:
Logo nos primeiros momentos do enredo de Legends Arceus, Volo se apresenta como um mercador da Guilda Ginkgo que auxilia paulatinamente o protagonista escolhido em suas aventuras por Hisui. Esteticamente, ele se parece com a Campeã dos tempos atuais de Sinnoh, Cynthia, contando inclusive com uma equipe similar à que a personagem usa em Pokémon Platinum (DS, 2008) e nas revanches dos remakes Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (Switch, 2021). Em seus diálogos, percebe-se que, além do vasto conhecimento da região, Volo também tem apreço pelas lendas e dos mitos que cercam a criação do mundo, ao ponto de ser quase sua obsessão. Entretanto, durante a campanha principal, suas ações são acobertadas enquanto o jogador enfrenta os Pokémon Nobres e localiza as Plates de Arceus. É somente no pós-game de Legends Arceus que Volo deixa sua máscara e intenções se revelarem.
Após convocar o jogador para os restos do Templo de Sinnoh, o Pilar da Lança da Sinnoh atual, Volo revela que suas intenções a todo o momento era obter as 18 Placas para convocar Arceus e subjugar a criatura. Assim, com este poder, ele poderia recriar o mundo à sua maneira. Essas intenções são reforçadas em diálogos anteriores, quando Volo revela sua busca incessante por respostas ao enfrentar as adversidades da vida e de como o mundo atual é injusto. Há um certo caráter filosófico nessas afirmações, pois não se enquadra simplesmente na mais pura obsessão pelo poder. Existe uma busca pessoal pela verdade. Esse ideal guarda proximidade com o de Cyrus, o Líder da Equipe Galáctica durante os Eventos no Monte Coronet em Pokémon Diamond e Pearl (DS, 2006). Porém, Cyrus age mais com a ganância de ser ele o detentor absoluto do poder de Arceus.
UMA DAS BATALHAS MAIS DIFÍCEIS OCORRE NO PILAR DA LANÇA:
Claro que isso não quer dizer que Volo é um antagonista menos perigoso. Muito pelo contrário. Com a balança da moralidade perdida, o antagonista revela ainda que ele foi o responsável por contatar Giratina, o Pokemon Banido do Trio da Criação, para perfurar o espaço-tempo de Hisui. Foi essa ação que levou ao descontrole dos Pokémon Nobres combatidos pelo protagonista. Da mesma forma que sua aparição, depois de cair de uma dessas fendas em uma praia e ser encontrado pelo Professor Laventon. Alterando completamente sua persona, Volo ordena uma batalha contra o jogador, desejando possuir todas as outras 17 Placas. Ele não poupará esforços, contando com um time extremamente equilibrado e poderoso, com criaturas como Garchomp, Spiritomb e Togekiss. Os mesmos os quais, tempos depois, Cynthia também utilizará em sua jornada como Campeã da Região de Sinnoh. Entretanto, isso não é o bastante.
Abusando dos elementos de RPG onde o antagonista tem várias formas, como ocorre nas franquias Final Fantasy e Dragon Quest da Square Enix, após a primeira derrota de Volo, Giratina é invocado, aparentemente pela fúria e ódio do antagonista. De posse da Spooky Plate, a Placa dos Pokémon Fantasma, Volo passa a comandar Giratina que ataca o jogador. Após a sua derrota, a criatura passa por uma mutação para a sua Forma Origem, devendo ser derrotada novamente. No fim das contas, o jogador deverá derrotar Volo por três vezes, fazendo dessa batalha uma das mais difíceis de toda a franquia. Passando este sufoco, Giratina vai desaparecer por entre as sombras. Volo, totalmente derrotado, também some, sem antes dizer que não importa quantos séculos passem, sua busca por Arceus e pelas respostas deste mundo vão continuar. Depois disso, Volo não aparece mais em Legends Arceus.
SÉCULOS SE PASSAM, MAS AS INTENÇÕES DE VOLO RETORNAM PARA SINNOH:
Quanto às menções, o Professor Laventon revela que, antes de viajar para algum lugar, Volo o contatou e o incentivou a continuar seus esforços em completar a Pokédex da Região de Hisui. O mesmo incentivo visto desde Pokémon Red e Blue (Game Boy, 1996) até Pokémon Scarlet e Violet (Switch, 2022). Claro não existe algo explícito na franquia de parentescos entre estes personagens do passado e do presente. Porém, Volo acaba sendo marcante por ser um vilão peculiar. Sua visão de mundo é uma das mais diferentes da franquia, com conceitos fortemente filosóficos de existência, realidade, beleza e justiça. Além disso, a tríade de batalhas obrigatórias contra o jogador, contando inclusive com um Pokémon Lendário, é igualmente desafiadora. Sua introdução como um personagem auxiliar acaba escondendo suas reais intenções, fazendo um plot twist interessante na franquia Pokémon e ajudando Legends Arceus a se destacar dentro deste Universo.