A série de games Civilization é conhecida por ganhar expansões no decorrer de seus principais games. Seu último lançamento, Civilization VI deu as caras em 2016 para o PC (via Steam) e depois foi confirmado para todas as plataformas, inclusive o Nintendo Switch e os Smartphones. Como expansões principais, foram lançadas pela 2K Rise and Fall e Gathering Storm (esta última com análise do Guariento Portal). Porém, é com o Modo Apocalipse que a dificuldade é elevada ao limite. Afinal, depois de um marco temporal, todas as nações, amigas ou inimigas perecerão com o fim da vida na Terra, independente de como ela se encontrava. Assim, ao mesmo tempo que o Modo Apocalipse cria certa aleatoriedade na jogabilidade de Civilization VI, crava o relógio da vida na complicada equação do game. Agora, é melhor entender como esse modo funciona!
O Mundo mudou, já dizia Galadriel. Mas nesse caso, Desastres estão a espreita em todo o lugar:
Para começo de conversa, o Modo Apocalipse só vai estar disponível se o jogador comprar o Frontier Pass em sua plataforma, ou de maneira individual o pacote Maya e Gran Colombia Pack. Junto destas duas nações, estará esse novo modo de jogo. Como o próprio nome diz, de maneira prática, o jogo é levado para o fim do mundo no decorrer das Eras. Assim que a atividade começa, automaticamente os desastres naturais do cenário serão colocados no mais alto nível (4, ou Hiper-realista). Na primeira jogada, o jogador perceberá que parte do gelo começará a derreter, iniciando o nível 1 dos Desastres Naturais. Vale lembrar que, em uma partida normal, com o Modo Apocalipse desabilitado inicia-se no Modo 0. Em Civilization VI, é comum que o gelo comece a derreter somente após alguma nação ter descoberto os combustíveis fósseis, queimando-os e lançando gases na atmosfera.
Porém, o Modo Apocalipse coloca esse derretimento inicial como algo natural, sendo piorado pelas ações humanas em uma escala rápida demais para os jogadores e para a Inteligência Artificial do game. Assim, inundações ocorrem com mais frequência, tempestades de neve e areia assolam as cidades mais próximas e vulcões entram em erupções ditas colossais ou catastróficas. O mar começa a dominar parte das costas antes mesmo que as nações tenham a tecnologia necessária para deter seu avanço, e assim podem perder recursos e até mesmo construções que levaram tanto tempo para conseguir construí-las. Além destes tradicionais desastres, o Modo Apocalipse trás dois outros problemas em escala praticamente global, as Manchas Solares e as Tempestades de Cometas. Os cometas, pedaços de restos do Sistema Solar são sem dúvida os mais letais, e um prelúdio do dia do Juízo Final.

Normalmente, as Mudanças Climáticas começam na Era Moderna, com o uso de Combustível Fóssil. Mas com o Modo Apocalipse, desde o começo, o Mar já começa a derreter:
Somente quanto a Mudança Climática estiver em sua última fase, a Fase VII, o modo destruição da Terra é ativado, e Tempestades de Cometas atingirão a Terra praticamente a cada turno. Essas tempestades não trazem nada de bom, apenas destruindo tudo aquilo que toca. Ele é capaz de destruir tudo, de recursos até cidades e seus domínios, deixando a tela do jogo com uma aparência avermelhada com cinzas caindo do Céu. Por outro lado, as Manchas Solares podem acontecer mais cedo, porém ganham fôlego com a iminente destruição da Terra. Nesse caso, seu grande problema está em afetar os equipamentos elétricos, como de fato o faz na vida real. Se os Cometas destroem fisicamente tudo que toca, as Erupções Solares podem levar a uma dificuldade extrema de determinadas vitórias, como a Científica, pois sem Energia, é impossível a construção de determinados elementos.
Por isso, a dica que fica é a mais simples dentre todas. Tenha obtido algum tipo de Vitória antes do início do Apocalipse, pois com este ativado, é praticamente impossível conseguir vencer algo. Sem energia, e tendo a possibilidade de ser acertado a qualquer momento, junto com todos os desastres já normais, o jogador ficará em um túnel sem saída. O que o Modo Apocalipse faz é aumentar até o máximo possível os problemas ditos aleatórios, uma vez que tais desastres naturais, com exceção da Chuva de Cometas, ocorrem com mais frequência. Vale lembrar que, para este modo estar ativado no game é necessário que o jogador tenha a expansão Gathering Storm, responsável por colocar o conceito de Mudanças Climáticas. De certa forma, é a 2K criando um certo grau de dificuldade, com um conceito amplamente atual e que deve ser questionado.

Veja mais no Guariento Portal se gostou desta dica do Modo Apocalipse de Civilization VI. Saiba que, para ter esse modo, é necessário comprar a expansão Gathering Storm. Não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Se você gostou da dica de como funciona o Modo Apocalipse de Civilization VI, produzido pela 2K, saiba que o Guariento Portal tem muito mais. Em termos de análises, você pode gostar de algumas, como e o caso de Marvel Ultimate Alliance 3, da Team Ninja e da própria Nintendo; Hades, da Supergiant Games; Jotun: Valhalla Edition da Thunder Lotus; Spirit Camera: The Cursed Memoir, spin-off da franquia Fatal Frame para o Nintendo 3DS, assim como The Crown Tundra, a DLC de Pokémon Sword e Shield. Em termos de dicas, temos Ornstein e Smough, duas criaturas conhecidas no Universo de Dark Souls, que está disponível também no canal do Youtube do Portal, assim como games que estão disponíveis para o Nintendo Switch com a alma de Dark Souls. Além destes, que tal saber curiosidades sobre a história de Hades, do início de Luigi’s Mansion ou um pouco de mitologia grega.
Civilization VI foi lançado em 2016 para PC e depois para outras plataformas. Atualmente, o título da 2K e suas expansões também estão disponíveis para Xbox One (Xbox Series S/X por retrocompatibilidade), PlayStation 4, Nintendo Switch e Smartphones. O último conteúdo adicional, o Frontier Pass tem capítulos lançados mensalmente, que podem ser adquiridos diretamente pelo Passe ou mensalmente, de forma avulsa. Vale lembrar que Civilization é uma das séries mais conhecidas de seu gênero, levando o jogador a comandar uma nação e evoluí-la. Trazendo conceitos de gerenciamento e estratégia em tempo real.
O Modo Apocalipse é um negócio absurdo de difícil, ainda mais que se quer conquistar pela ciência ou por diplomacia l