UMA GUERRA ENTRE PERSAS E GREGOS FOI O NECESSÁRIO PARA FIDÍPIDES:
Não é só de deuses e criaturas que histórias antigas se moldam. Diferente de Tífon e sua prisão eterna no tártaro dos gregos. Ou de Surtur, o gigante de fogo destinado a destruir o mundo no Ragnarök por entre os nórdicos, os humanos podem ter seu momento de coragem e heroísmo. Isso sem ter o sangue divino, como era Hércules e Perseu, filhos de Zeus. Quando eram os persas os invasores, as cidades independentes dos gregos tiveram de se unir, dez anos antes dos eventos de Xerxes I. Um nome surge na história, Fidípides, um soldado ateniense responsável por percorrer quarenta e dois quilômetros para avisar os atenienses sobre a vitória na Batalha de Maratona. Percebeu o nome? É essa lenda grega que deriva a prova das Olimpíadas, antes uma homenagem a Zeus e realizada desde a primeira edição dos Jogos da Era Moderna, em Atenas, em 1896.
HERÓDOTO É O ÚNICO A FALAR SOBRE A BATALHA DE MARATONA:
A história que dá origem a prova atlética de Maratona remonta facilmente a um período que poderia estar em Age of Empires, da Micrososft, Civilization, da Firaxis Games ou Old World da indie Mohawk Games. O ano era 490 a.C e o Império Persa, como qualquer nação que detinha o termo império buscava se expandir. Embora dominando a atual Turquia e a Ásia até o atual Irã, era o Sudeste da Europa que os interessava. Esse local era habitado pelos gregos, divididos em cidades estado, como Atenas, Esparta e Corinto. A esse conflito histórico se dá o nome de Guerras Médicas. Acontece que, o que sobreviveu até hoje sobre esse período vem de uma única fonte, Heródoto, o grego de Halicarnasso que conservou seu conhecimento nas Histórias. Alguns o chamam de o pai da mentira, mas esse termo fica para Loki.
Segundo o próprio Heródoto, os atenienses, comandados por Milcíades, o Jovem, sabiam de um desembarque gigantesco dos persas em uma região de planície chamada de Maratona, na Ática. O medo da invasão persa era tamanho que as mulheres de Atenas foram avisadas de que, caso não tivessem informações da vitória grega, poderiam matar seus filhos e a si mesma, para não caírem nas mãos dos Aquemênidas. Porém, para se prepararem para a guerra, enviarem o velocista Fidipides para duas missões. A primeira para Esparta e depois para Atenas. Em Esparta, como emissário do povo de Atenas, Fidípides solicitou apoio dos guerreiros espartanos, conhecidos pela habilidade em combate. Porém, por forças religiosas, os Espartanos não poderiam intervir antes de seis dias de sua chegada. Acontece que a distância entre Atenas e Esparta é de cerca de 200 quilômetros, percorridos em cerca de um dia apenas.
UM PERCURSO DE DEFAFIOS, MAS QUE FICOU MARCADO POR TODA A HISTÓRIA:
Na volta, o que conta mais 200 quilômetros para o percurso, é dito que Fidípides encontrou ninguém menos que o Deus Pã, desamparado pelos atenienses nunca lhe prestigiar um culto sequer. Dizendo que os ajudariam em batalha, Pã acabaria sendo agraciado depois com um templo, exatamente no lugar visto por Fidípides. Entretanto, essa não é a corrida que se tornou símbolo dos Jogos Olímpicos ao qual até mesmo Mario & Sonic já correram em seu crossover Mario & Sonic at the Olympic Games. Sem o apoio dos espartanos, os atenienses não tiveram outra escolha a não ser duelar com a frota persa e seus soldados na Batalha de Maratona. Embora os números assustassem, os atenienses sabiam como ninguém utilizar estratégia de batalha, como se já tivessem jogado Total War, porém no mundo real. No fim, os números dos persas foram poucos para conter a vontade dos atenienses em repelir a invasão.
Os gregos rechaçaram os cerca de vinte mil homens persas. Fidípides, novamente foi incubido de uma missão, avisar a cidade de Atenas que as tropas gregas haviam detido o avanço persa. Sua distância era de 42 quilômetros. No entanto, além do terreno já acidentado da Grécia, é dito que a exaustão tomou conta de Fidipides, por mais que a felicidade estivesse em seu coração. O velocista conseguiu alcançar seu grande feito, alcançando a cidade de Atenas. Porém, logo após dar o seu recado de vitória, não resistiu e caiu morto de exaustão. A história de determinação de Fidípides ficou marcada nos escritos de Heródoto, e se espalhou como o vento. Historicamente, não se sabe se Fidípides realmente existiu, mas a proeza de correr tais distância em tão pouco tempo seria um feito espetacular a ser lembrado por entre gerações.
ESTRATÉGIA? TEMOS EM VIDEOGAMES, E O NOME DELA É NUUVEM:
A curiosidade aqui pode ser de uma história grega que envolva estratégia de exército e um pouco de misticismo. Mas, se Fidípides foi o responsável por imortalizar a prova de maratona nas Olimpíadas, o leitor, ou melhor, o jogador atleta também pode se colocar nas fileiras de Hermes. E assim, aproveitar as melhores ofertas no mundo da estratégia. Pode não ser na Grécia, mas o Egito pode te esperar de portas abertas para reviver a Batalha de Kadesh em Total War: PHARAOH. Se as terras da Pirâmides não forem o suficiente, outras mais podem o ser em Sid Meiers Civilization VI. Por fim e não menos importante, o mundo antigo de Old World também o espera com batalhas tão antigas quanto as areais do tempo. Tudo isso está disponível para o PC, através das melhores promoções da Nuuvem, e o melhor, parcelado.