UM MUSEU, UM HOSPITAL OU UMA UNIVERSIDADE, APENAS FAÇA SUA ESCOLHA:
Jogos de gerenciamentos são antigos. Não por menos, os mais sábios se deslumbravas no Windows XP com os gráficos de títulos como Roller Coaster Tycoon (1999) e Zoo Tycoon (2001). Aliás, essas franquias podem ter resistido as areias do tempo, com os sucessores espirituais Planet Coaster (2016) e Planet Zoo (2019), mas existem estúdios empenhados em trazer a aura de diversão desses games para o mundo moderno. Se Pharaoh (2023) conseguiu seu lugar no Reino de Amon, os ingleses da Two Point Studios se transformaram em uma espécie de padrão neste mundo de gereciamento divertido. Não por menos, já se embrenharam na área da saúde com Two Point Hospital, na área da educação com Two Point Campus e por que não na área da cultura com Two Point Museum. Então, se o leitor tem apreço por games nesta pegada, é essencial conhecer esse estúdio e obviamente, esta Lista.
#1 – TWO POINT HOSPITAL (2018), OU UM GREY’S ANATOMY DIFERENTE:
Para começo de conversa, interessante seguir a ordem cronológica de lançamentos. E é por isso que o primeiro entre os pares é Two Point Hospital, de 2018. Na verdade, a ideia de gerenciamento de hospitais não é nova. Acontece que seus idealizadores já estavam mais do que acostumados. No ano de 1997, a extinta Bullfrog Productions lançava Theme Hospital, uma espécie de simulador onde o jogador, obviamente, controlava um hospital e que hoje está na tutela da Electronic Arts. Acontece que dois nomes dessa época, Mark Webley e Gary Carr, se reuniram novamente, mas desta vez na Two Point Studios e, com tudo que já conheciam do gênero, iniciaram a construção de Two Point Hospital, uma propriedade inédita que acabou sendo um sucessor espiritual do game de 1997. Com o lançamento do game em 2018 no PC, foi possível notar o que realmente o jogador poderia esperar.
Com uma dose asssoberbada de humor, o jogador toma a posse de um hospital através de desafios no qual deve evoluir buscando o melhor desempenho com os mais baixos custos. Seus pacientes apresentam as doenças mais loucas possíveis e são como seres humanos, odeiam esperar. Além disso, quanto mais se desenvolve, mais seu hospital se torna uma referência, atraindo olhares curiosos e outras doenças. Esqueça a ideia de doenças reais, para isso existe um outro game chamado Project Hospital. Aqui, o humor se faz presente e é destaque. Aliás, o game conseguiu seu lugar ao ponto de que Two Point Hospital, e todas as suas expansões, de alienígenas até o pé grande, serem lançados nos consoles no ano de 2020. Assim, é possível ter acesso a essa loucura pelo Nintendo Switch, e pelos consoles PlayStation 4 da Sony e Xbox da Microsoft, além do PC, sua plataforma mãe.
#2 – TWO POINT CAMPUS (2022), OU UMA QUASE HOGWARTS SEM MAGIA:
Não por menos, esse sucesso foi a porta de entrada do estúdio, que é vinculado a Sega Sammy para tornar Two Point Hospital em uma franquia e o estabelecer além das paredes de Grey’s Anatomy. É por isso que quatro anos depois surgia na indústria de games Two Point Campus. Dessa vez, as doenças e chateações dos clientes, e seus possíveis encontros com a morte dão lugar a educação de adolescentes surtados. A premissa é parecida, mas o conteúdo bastante distinto. Agora, como diretor de uma universidade, cabe ao jogador construir e conduzir seus estudantes para a melhor das carreiras. Podemos não usar magia nem feitiçaria, e nem Dementadores vasculharem os cantos, mas Hogwarts parece estar bem ao lado. Ninguém irá morrer como em Two Point Hospital, mas o abandono do curso por um estudante pode trazer mágoas ainda maiores para a sua reputação.
Não por menos, Two Point Campus é um aprimoramento de tudo que foi visto em seu antecessor. Neste game, os estudantes possuem muito mais vida, tendo necessidades bem mais diferenciadas do que sede e fome. Além disso, cada um dos futuros alunos possuem suas próprias preferências. Por isso, o jogador deverá levar em conta no momento de criar seus cursos e suas cátedras. Para isso, os desenvolvedores lembraram de outra franquia extremamente popular, The Sims, novamente da Electronic Arts. A carga de humor também se eleva, fazendo o jogador perder um tempo em simplesmente observar o dia a dia de seus alunos. Com alguns pacotes de expansão que trazem o sobrenatural, o espaço, a fronteira final e a medicina para dentro da escola, o game está disponível para as mesmas plataformas e seus sucessores, tanto de Sony, Nintendo e Microsoft, assim como para o PC.
#3 – TWO POINT MUSEUM (2025), OU UMA NOITE NO MUSEU SÓ SUA:
Fechando a trimurti dos games do estúdio inglês, temos a inclusão de Two Point Museum nessa lista. Também conhecido como o filho caçula dessa lista e anunciado em 2024 sendo parte desse universo de gerenciamento. A essência dos seus antecessores continua presente. Porém, trata-se de uma novidade completa, já que a ideia pelo uso de um museu como fonte de experiência veio do diretor técnico e um dos fundadores do estúdio, Ben Hymers. Obviamente, não espere encontrar a Pedra de Roseta ou o Tratado de Kadesh da mesma forma que no mundo real eles estão no Museu Britânico ou no de Istambul. Nem uma estrutura histórica como o conhecido Civilization VI (2016) ou o estratégico Total War: Pharaoh (2023), da própria Sega. Desde sempre, os títulos apresentados pelo estúdio são ilusórios ao não usarem o mundo real, a não ser de forma irônica. E isso inclui a arqueologia.
Já neste game, a novidade se encontra justamente na ideia de excursões, fomentadas pelo museu, para encontrar relíquias espalhadas pelo mundo. Claro que com a mesma irreverência encontrada no que ficou conhecido como a marca do estúdio. As eras estarão a disposição em uma viagem pela história, pelo menos as dos humanos do game. Como um museu, para manter suas funções, além de se transformar em um ambiente muito agradável e confortável para os visitantes, será necessário oferecer uma experiência ao ponto deles acrescentarem ao seu orçamento vultuosas gorjetas. Afinal, nada se pagará sozinho. Ou então não será possível possuir aquele fóssil de dinossauro que todo Museu de História Natural tem logo em sua sala de entrada. Infelizmente, para os proprietários do Nintendo Switch, Two Point Museum não está disponível. Assim sendo, apenas para PlaySation 5, a linha Xbox Series e o PC, como sempre, mas em 2025.
TRÊS TÍTULOS, TRÊS MOMENTOS, TRÊS GERENCIAMENTOS, TODOS NA NUUVEM:
Com três títulos já vagando pelo mercado, a Two Point Studios já marcou território. Nascido em 2016, e contando com menos de cinquenta funcionários, o estúdio já é responsável pela trinca Two Point Hospital, Two Point Campus e Two Point Museum. Eles estão disponíveis para a aquisição naquela que é uma das melhores lojas quando o assunto são games, que é a Nuuvem. Seja em qualquer plataforma, é a solução com as melhores parcelas do mercado. Então, se você quer aproveitar realmente essa Lista, pode comprar um Gift Card para o PlaySation 5 ou Nintendo Switch e usar na rede online da plataforma. Ou então, se seu PC detém os requisitos mínimos, comprar diretamente a chave para a Steam. As formas são inúmeras, da mesma forma que o humor encontrado nesses três games da Two Point Studios. Que inclusive, são localizados em português do Brasil e todos publicados pela Sega.