O francês Antoine-Laurent de Lavoisier (1743-1794) já dizia que, “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Pois bem, se a afirmativa é verdade para a natureza, o mesmo pode ser dito de ideias, que servem de influência para novas mídias. E isso não é exceção para Pokémon, uma das mais famosas franquias do entretenimento eletrônico. Além de misturar mitologias tal como Cavaleiros do Zodíaco faz em suas animações e mangás, um Trio de Pokémon Lendários se destaca. É na aquática Hoenn, lar da Geração III das várias de Pokémon. Aqui, a batalha entre Groudon, Kyogre e Rayquaza é a principal história apresentada ao jogador. Embora não pareçam fisicamente em nada com suas lendas originais, o Trio do Clima pode chegar até as lendas hebraicas dispostas na Tanakh e em partes da Bíblia Sagrada nas figuras de Behemoth, Leviatã e do desconhecido Ziz.
Primeiramente, é interessante destacar que a história de Groudon, Kyogre e Rayquaza estão dispostas em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald (GBA) e seus remakes Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire (N3DS). Conta-se que milênios antes das aventuras dos games, e depois da criação do Espaço e do Tempo, uma criatura nasceu das profundas camadas vulcânicas da terra, enquanto outra surgia dos abismos dos oceanos. Eram Groudon e Kyogre. Assim o destino destas criaturas eram o eterno combate. E, com isso, o fim do mundo e de tudo que é conhecido. Justamente para controlar essas feras, surge uma figura das mais altas camadas da atmosfera, Rayquaza. Cidadãos e escritos na região de Hoenn contam essa história com detalhes. Seja no Sky Pillar, lar de Rayquaza, na Granite Cave de Dewford e na Cidade de Sootopolis.
GROUDON E BEHEMOTH X KYOGRE E LEVIATÃ:
No mundo real, essa batalha homérica entre o mar e a terra, com seus freios e contrapesos pelo ar é vista parcialmente em mitos hebraicos que falam de três criaturas. Da mesma forma que Groudon, Kyogre e Rayquaza, a Tanakh, a mais importante fonte da religião hebraica, destaca a existência de bestas de poder colossal chamadas respectivamente de Behemoth, Leviatã e Ziz. Os dois primeiros inclusive acabam aparecendo também na Bíblia, no Livro de Jó. A palavra Behemoth provém do hebraico בְּהֵמוֹת, “bəhēmōṯ”, que quer dizer “grande animal”. Atualmente, o hebraico moderno usa esse termo para enfatizar grandes animais terrestres. Em sua aparência física, Behemoth não é um saurópode como Groudon, mas um animal que come “erva como boi”. Logo, além dos búfalos, elefantes e hipopótamos também seriam animais do mundo real que se encaixariam como representações de Behemoth.

Em contrapartida, Leviatã é bem mais conhecido no Ocidente. Além de ser o nome do principal livro de Thomas Hobbes (1588-1679) na Ciência Política, ele também acabou sendo transformado em demônio por ser uma criatura caótica. Vindo do hebraico לִוְיָתָן, “Līvyāṯān”, Leviatã não é uma baleia tal como Kyogre, mas sim uma espécie de dragão ou serpente marinha. Além de seu nome em Jó, Leviatã marca sua presença no Livro dos Salmos e também em Isaías. Por ser caótico, a criatura está destinada a destruir a vida em toda a Terra. Porém, Behemoth será seu algoz quando da batalha que levará a sua aniquilação por Deus. Mesmo não sendo representado como um cetáceo, a família das baleias e golfinhos, o hebraico moderno usa este termo para descrever grandes baleias, o que pode levar a interpretação de design de Kyogre em ser um gigantesco cetáceo.
RAYQUAZA É BEM MAIS POTENTE EM HOENN QUE ZIZ NO ORIENTE.
Fechando o Trio do Clima dentro do contexto hebraico, Ziz, do hebraico זיז é o mais desconhecido dos três. Sua única aparição, no Livro dos Salmos é traduzido para línguas ocidentais como uma “imensa fera”. Todos são imensas feras é verdade, mas Ziz é o único que perde seu status de único. Diferente de Rayquaza, que é um dragão com detalhes astecas que remetem ao deus Quetzalcoatl, Ziz é uma criatura que ora se relaciona com pássaros, ora com os míticos grifos, também vistos na mitologia grega. Embora seja tão monstruoso como Behemoth e Leviatã, Ziz não possui o poder de parar a batalha feroz entre a litosfera e a hidrosfera. Sua carne, entretanto, será usada para recompensar os privilegiados no fim dos tempos. O mesmo acontecerá com Behemoth, após destruir Leviatã auxiliando seu Criador.

Mesmo com toda a história já narrada, é Importante destacar que culturas próximas influenciaram as histórias hebraicas. Ziz por exemplo, que tem pouco espaço na Tanakh é semelhante a outros pássaros mitológicos do Médio Oriente. É o caso do persa Simurgh, o Anzû sumeriano e, com algumas aspas, a Fênix, que aparece no Egito, na Pérsia, na Grécia e em Harry Potter. A história da destruição de Leviatã, de um monstro com características de serpentes também não é exclusividade hebraica. Isso é visto, de maneira comparada em Thor derrubando a Jörmungandr, a Serpente de Midgard no Ragnarök dos nórdicos e na batalha de Indra contra Vrtra dos hindus. Aliás, esta última contenta tem algo especial, pois as identificações são contrários. No hinduísmo, Indra, deus responsável pelas tempestades, trovoadas e chuvas é quem destrói Vrtra, que é o dragão responsável pelas secas no Subcontinente Indiano.
MAIS ANTIGOS QUE OS HEBREUS, UGARITE É A CHAVE DO TRIO DO CLIMA.
Mais as referências Canaanitas não param. Uma das mais profundas foi a religião que se estabeleceu na cidade de Ugarite, onde hoje se encontra a moderna Síria. Além do termo Elohim אֱלֹהִים, “Ĕlōhīm”, Ugarite tem um ciclo de criação e destruição baseado na divindade Baal. Dentre desse panteão, duas podem também ser alusivas aos Lendários de Hoenn. Lotan, que significa “enrolado” era uma entidade marinha que foi derrotada por Baal, sendo a contraparte ugarítica de Kyogre. Já Atik era conhecido como o “bezerro divino”. Assim, sabendo das tradições herbívoras de Behemoth, é fácil destacar essa contraparte ugarítica com Groudon. De fato, no fim das contas, Lavoisier estava mais do que certo em falar que nada se perde. E em Pokémon, seja na Paldea de Scarlet e Violet e na Sinnoh de Brilliant Diamond e Shining Pearl, tudo se transformou como a Hoenn de Omega Ruby e Alpha Sapphire.