Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (BDSP para os íntimos) podem ter causado uma divisão de águas dentro da comunidade Pokémonistica. Mas na verdade para o lado negativo pelos remakes – ou reboot’s – serem simplesmente a mesma coisa que os games originais, Pokémon Diamond e Pearl, do Nintendo DS. Lançados lá longe em 2006. Nem sequer as melhorias de Pokémon Platinum foram integralmente implementadas. Porém, deixando de lado esse problema não tão pequeno, que aliás você jogador pode conferir na nossa Análise do Guariento Portal, aqui não trazemos problema, mas sim solução. Você, após vencer a Liga deve estar se perguntando, o que eu tenho mais a fazer? Claro que é conseguir a National Déx, a listagem de mais criaturas para que você possa “desbloquear” alguns novos Pokémon pelo caminho. Mas como obtê-la? Vamos viajar diretamente para a Região de Sinnoh para descobrir nessa Dica do Guariento Portal!
Bem-vindo à região de Sinnoh! Rica em natureza e com o poderoso Monte Coronet em seu núcleo, Sinnoh é uma terra de muitos mitos passados de geração em geração. Você poderá escolher Turtwig, Chimchar ou Piplup para ser seu primeiro parceiro Pokémon e, em seguida, partir em sua jornada para se tornar o campeão da Pokémon League. Ao longo do caminho, você irá se deparar com a misteriosa organização Team Galactic e poderá encontrar o Lendário Pokémon Dialga.
Descrição de Pokémon Brilliant Diamond no Site Oficial da Nintendo no Brasil.
Depois de anos sem aparecer, a National Déx está de volta. Mas não da forma como queríamos. Mesmo assim, é possível obtê-la em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl. A questão é que existem alguns Pokémon que são chatos demais para conseguir ver!
Primeiramente, como todo jogo de Pokémon que se preze, você sabe que a captura dos monstrinhos deve ser rigorosamente respeitada. Onde você estiver, você tem a obrigação de pegar todas as criaturas que estiverem a disposição. E é claro evoluí-las! Só que Sinnoh dá uma colher de chá. Tanto nos originais quanto em Pokémon BDSP (abreviado de maneira gentil) permite que se complete a primeira Déx, a Sinnoh Déx vendo as criaturas. Ou seja, batalhe contra todos os NPC’s, líderes de ginásios e pessoas que encontrar pelo caminho, que naturalmente sua listagem vai enchendo. Aos poucos, as cento e cinquenta criaturas vão se afunilando dentro da sua saudosa listinha. Contudo, alguns cuidados você deve ter de sobra, e que muita gente deve ter errado na sua primeira viagem atravessando o Valley Windworks e a Cidade de Hearthome, onde tem uma criatura que pode te levar para o além.
No enredo de Pokémon BDSP, assim como nos originais, o jogador, chegando pela primeira vez no Valley Windworks, ao lado da Cidade de Floaroma percebe que algo de errado não está certo. O Tem Galactic, a equipe vilã dos games, dominou o local e cabe a você resolver esse problema derrotando todos eles. Após derrotar, toda sexta feira, antes do anoitecer, o Pokémon Drifloon estará ali te esperando. Mas ele só estará na sexta-feira depois de você concluir essa missão contra o Team Galactic. Então você ficaria a mercê de esperar escutando Last Friday Night. Contudo, a Déx de Sinnoh, para ser completa precisa apenas que você veja os Pokémon, e não necessariamente os capture. O problema é que Drifloon não aparece com nenhum outro NPC na vida… Um erro grosseiro na época da Game Freak e continuado pela ILCA, que foi a produtora dos remakes. Mas existe uma solução…
A gente sabe que você é bom de Matemática, mesmo que Pokémon esteja em Inglês, em Português ou em Francês. Afinal, as perguntas são extremamente simples. Mas o ideal é… Engole o orgulho e se finge de burro uma vez na vida. Isso vai facilitar que você abra seus caminhos para a National Déx.
Mas para dar os passos para a National Déx você precisará errar. Parece contraditório, mas para ver Drifloon em Pokémon BDSP será necessário errar uma das questões do Ginásio da Cidade de Hearthome. Sendo do tipo Fantasma, os asseclas de Fantina podem mostrar ao jogador um Drifloon, sendo os disponíveis na terceira armadilha (Picknicker Cheyenne) ou na quarta armadilha (School Kid Mackenzie). Se você acertar os puzzles de matemática do ginásio e passar direto, só lhe restará a troca. Ou então esperar que a sexta feira apareça. Mas calma que não acabou, pois como você sabe, também temos outro Pokémon chato que não é possível capturar: o lendário oposto da sua versão. Palkia em Brilliant Diamond e Dialga em Shining Pearl. Então o que resta fazer é você ver ele. E isso é possível com a avó de Cynthia, Campeã da Elite dos 4 de Sinnoh.
Mais do que qualquer outra etapa, o ponto mais importante para completar a Sinnoh Déx é ver Drifloon no Ginásio da Cidade de Hearthome, já que lá estão os únicos treinadores do jogo que possuem este Pokémon. Já para o lendário oposto, basta falar com a Avó da Cynthia depois de enfrentar Cyrus no topo do Monte Coronet.
Conselhos, completamente sábios, que a Game 8 e o Guariento Portal compartilham aos seus leitores.
Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl poderiam ser remakes melhores. Na verdade, até esse nome é errado. E isso faz com que apenas os 493 Pokémon até a Região de Sinnoh possam ser jogados dentro do game. Então, nada de novidades de terras americanas ou francesas. O que é uma pena!
Nesse percurso para conseguir a National Déx, e após derrotar Cyrus no topo do Monte Coronet, você deve ir para a cidade de Celestic, onde as lendas de Sinnoh são contadas. E o Guariento Portal inclusive falou sobre elas em um Especial. Ao entrar na casa da vovó, o jogador verá um livro que ao ser folheado, revelará detalhes do guardião da outra versão, inclusive a sua forma. Feito tudo isso, e sabendo que você não pulou nenhum treinador de rota e cuidou de engolir o choro e errar uma mísera conta de Matemática em Hearthome, voe para Sandgem, a cidade do Professor Rowan depois de vencer a Pokémon League. Quando entrar no Laboratório e mostrar todos os 150 Pokémon vistos, uma vez que não é preciso ter o Manaphy, o Professor ficará surpreso e finalmente liberará a National Déx para você percorrer novamente a região de Sinnoh.
Tá bem. Mas o que muda com a National Déx? Bastante coisa. A primeira delas são Pokémon Lendários só obtidos no pós-game. A segunda coisa é que em Pokémon BDSP o Grand Undergound tem uma mega upgrade, trazendo não somente alguns Pokémon de Sinnoh e não nativos como também uma cartela que inclui os Pokémon Iniciais de Kanto, Johto, Hoenn, e até mesmo de Sinnoh. Além disso, temos os Encontros de Hordas, onde determinados Pokémon não nativos aparecem esporadicamente, em alguma rota de Sinnoh, esperando por você. E não menos importante, temos também o Pokéradar, que desbloqueia algumas criaturas que estavam bem escondidas nos matos quando você passou pela primeira vez. A única desvantagem é claro é que como falado, o game é um reboot. Então, na época dos originais, só existiam 493 Pokémon ao todo. E assim ficou em Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl.
Quanto teremos a ligação com o Pokémon Home? Não sabemos, é capaz da Nova Geração, que aparentemente se baseia na Península Ibérica chegar com acesso antecipado do que Pokémon BDSP ter acesso a esse enorme banco de dados… Vamos esperar sentados para não cansar.
Ou seja, de Bulbassaur até Arceus, que seriam as criaturas da National Déx de 2006, é possível colocar dentro do seu jogo, seja por evento, troca ou captura mesmo. No entanto, para os amantes de Unova, Kalos, Alola (se é que existem amantes dessa região) e Galar, não é possível colocar nenhuma nova espécie. Que já nem são tão novas assim. Sequer as variantes regionais que são o ápice da Geração do Nintendo 3DS no Havaí. Logo, ter acesso a National Déx é fundamental, mas completá-la são outros quinhentos. Vale lembrar que até a presente data, Pokémon BDSP não tem acesso ao Pokémon Home. Logo, se é de sua vontade completar a National Déx da Região de Sinnoh, o que o Guariento Portal tem a te dizer … Boa sorte! Afinal, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl (BDSP) estão disponíveis desde o fim de 2021 para o Nintendo Switch.