A antiga mitologia grega é mais uma das diversas existentes na história humana. Existem outras é claro, como a Nórdica, lar de Hela e Surtur por exemplo. Mas sem dúvida, em termos do mundo ocidental, é a que mais se intensificou em nossa sociedade. Dando origem a muitos conceitos da mitologia romana, ainda é possível notar nomes de divindades antigas na atualidade. Quer um exemplo? Plutão, Netuno, Urano, os planetas do Sistema Solar. Todos são oriundos da Roma Antiga, onde suas contra partes na Grécia são Hades, Poseidon e Oceano. A astronomia é uma das principais áreas do conhecimento que ainda usam as tradições gregas para nomear seus achados.
Mas o que isso tudo tem haver com o título? Simples, já que o nome Éris foi usado pela astronomia para um planeta. Na verdade, um planeta anão. Éris, a deusa grega, era considerada como a personificação da Discórdia. Em 2015, um planetóide maior que Plutão foi encontrado, mas ele não poderia ser considerado um planeta. Então, graças a esse achado, a discórdia se fez presente na Astronomia, e Plutão foi desconsiderado planeta. Ambos passaram a ser considerados como Planetas Anões. Logo, nada mais apropriado apelidar um objeto causador de uma revolução no conhecimento astronômico do que Éris.

Éris, a depender do escritor, tem pais distintos:
Nos escritos dos gregos, Éris tem um problema de descendência, pois não se sabe ao certo quem são seus pais. Hesíodo, em sua Teogonia aponta a entidade como filha sem pai de Nix, a Noite. Nesse caso, ela seria irmã de Thanatos, a Morte, Hypnos, o Sono, além de muitos outros. Já Homero, um dos mais conhecidos poetas da Antiguidade, aponta Hera e Zeus como pais. No caso, não de forma concreta, mas apenas destaca Éris como “irmã” de Ares, o homicida deus da guerra. Como Ares era filho de Zeus e Hera, subentende-se sua linhagem.
Contudo, Éris é a principal causa para a Guerra de Troia, segundo a mitologia. Num certo dia, Peleu e Tétis, que mais a frente são pais de Aquiles, se casaram no Olimpo. Com as pompas da casta mais alta de divindades, uma grande festa foi produzida. Todos os deuses e deusas foram convidados. A única que não foi convidada, visto que sua presença provocaria discórdia era Éris. Por razões bastante óbvias, visto ser a deusa da discórdia. Claro que Éris não gostou do que aconteceu, e vendo não ser convidada, tramou uma vingança. Foi mesmo assim, sem ser convidada para o casamento. Seu presente foi um pomo de ouro.
Sem dúvida, seu maior legado é ter causado os eventos da Guerra de Troia:
Mas Éris não seria tão boazinha assim. O pomo dourado foi colocado acima da mesa do banquete com a inscrição “a mais bela”. Depois, não se viu mais a presença de Éris, mas o estrago estava feito. Três deusas viram a maçã e se sentiram no direito de serem suas donas. Exatamente por se considerarem a mais bela do Olimpo; Hera, Atena e Afrodite. Sobrou para Zeus interferir, pois as deusas pediram para que ele falasse quem era a mais bela. Contudo, Zeus não era bobo e não queria para si a fúria das perdedoras, e assim decidiu. Colocou como decisão para um mortal. Hermes, o mensageiro dos deuses chega até Troia buscando um homem sábio para tal tarefa.

Sentado no trono da cidade, estava Príamo, o Rei. Contudo, pela idade, ele mesmo descartou a tarefa dizendo estar muito velho. Sendo assim, deixou para seu filho Páris, de apenas vinte anos. As deusas então, sabendo quem as julgariam, tratou de convencer Páris de qualquer forma. Como os deuses gregos tinham muitas atitudes que lembravam os mortais, espere então todo tipo de chantagem. Hera, a senhora do Olimpo e esposa de Zeus foi a primeira. Ofereceu a Páris que quando assumisse o trono de Troia seria o mais poderoso guerreiro que o mundo veria. Atenas, como deusa da guerra justa e da sabedoria, que faria o homem mais sábio do mundo. Já Afrodite, a deusa do Amor, lhe ofereceu a mulher mais bela do mundo.
A escola de Páris levou com que Athena e Hera ficassem do lado dos Gregos contra os Troianos:
Se você já assistiu qualquer filme que envolve a guerra de Troia já descobriu quem Páris escolheu. Afrodite foi dita a mais bela das deusas e ganhou a disputa. Como troca, Páris ganhou a mão de Helena, esposa do rei Menelau de Esparta. Na verdade, eles fugiram de Esparta. Sendo assim, a cidade de Troia passou a ganhar a benção de Afrodite, e a fúria de Atena e Hera. Quando a guerra eclode, Aquiles, do lado dos gregos, tem como deusa guardiã a própria Atena. A Guerra acontece e Éris ver a sua semente da destruição plantada com sucesso.
Saintia Sho ni siquiera debería contar como Saint Seiya. La animación es bastante mala, muy por debajo de cualquier otro. Y la historia, está bien traer de vuelta a Eris, pero mira, eso es todo lo que salva.
Sí, Saintia Sho está a la altura de todo lo que Saint Seiya ha mostrado alguna vez. Asgard por el contrario es un spin-off espectacular.
https://guarientoportal.com/2020/06/12/saga-de-asgard-mitologia/
Já viu Saintia Sho?
Primeiramente, prazer em conhecer você Leo. Então, quando a sua pergunta, não vi não, somente um resumão de um canal do Youtube que traduzia os episódios direto do Japão. Então, sei onde termina, mas ver as peculiaridades da trama desse Cavaleiros do Zodíaco diferente eu realmente não vi.