Fazer um game deve ser algo difícil. Sim, é normal que lançamentos multimilionários como The Legend of Zelda: Breath of the Wild (Switch) da Nintendo ou God of War: Ragnarok (PS4 e PS5) da Sony exijam muitas notas de dólares. Por isso mesmo é que o grupinho dos jogos indie merece destaque quando consegue alçar voo. Foi o caso de Plague Inc, o primeiro título do estúdio em Bristol Ndemic Creations de 2012. Depois do sucesso do simulador de transmissão de vírus e bactérias, somos levados a uma aula militar e política com Rebel Inc. O novo game, disponível para Android e iOS, leva o jogador a tentar sobreviver em um ambiente hostil de guerra – e em Português. A pergunta é, será que este sucessor espiritual de Plague Inc. consegue fazer jus com um game de respeito? Pois nesta Review do Guariento Portal traremos com uma kalashnikov.
Atenção: Lançado entre 2018 e 2019, Rebel Inc. é um game baseado nos conflitos do Afeganistão. Nesta época, o governo de Cabul enfrentava com unhas e dentes uma das milícias locais mais poderosas e que antes era a chefona do local, o Talibã. No mundo real, foi game over com a tomada da capital, Cabul, em 2021 e a criação do Emirado Islâmico do Afeganistão. Isso tudo é base de nosso Especial História sobre a Queda do Afeganistão. Assim, como é um assunto debatido pelo Guariento Portal, alertamos apenas aos nossos queridos e amados leitores que, como toda Review, trazemos alguns spoilers. Assim, se quiser aproveitar Rebel Inc. antes, que o faça para depois confirmar ou discordar veementemente de tudo aqui. Feito o aviso, é o momento certo de cuidar de suas fronteiras com forças armadas que não almejam golpe algum.
Na instabilidade, todo dia é um novo dia para morrer.
Para iniciar esta Review de Rebel Inc., é necessário destacar o que é afinal esse game! Trata-se de um simulador, que em uma primeira visão é simples. Você nobre jogador, como um novo presidente ou comandante de uma área, deve conseguir mantê-la segura. Afinal, ela só começou a se tornar estável agora. Porém, regiões mais distantes dos grandes centros urbanos guardam rebeldes que não gostam nenhum pouco de você. O intuito deles é simplesmente esmagar o seu governo. Para isso, eles vão minando todo o seu prestígio como bom governante. E você mesmo também, ao fazer as piores escolhas possíveis. Assim, Rebel Inc., não entra na mesma seara que Modern Warfare II (PS5, Series S/X e PC), uma das milhões de versões da franquia da americana Activision Call of Duty. Não em termos de tiro, porrada e bomba. Aqui, a briga é na base da estratégia.
E é justamente nesse ponto que Rebel Inc. brilha, na dificuldade em mostrar a realidade de como é difícil manter uma região na estabilidade logo depois de conflitos locais. Mesmo que ninguém nunca tenha achado minimamente que essa tarefa não seja do tamanho dos 12 Trabalhos de Hércules. Assim, o jogador deverá, com os recursos e com o tamanho de seu prestígio, levar os recursos públicos necessários, tomando cuidado para que os aspectos econômicos não caiam no abismo – como a inflação e a corrupção. Da mesma forma que deve, com todo cuidado, cercar com suas forças de segurança aqueles que lhe querem mal. Parece muita coisa. E realmente é. Mas a estrutura que Rebel Inc. leva ao jogador torna estas atitudes simples com apenas um clique e um tutorial que serve a sua função principal. Ou seja, ensina didaticamente os comandos do game.
Seu governo sempre estará na mira dos assassinos.
Entretanto, mesmo com o tutorial básico de atividades nas áreas urbanas e rurais, e da diplomacia até a guerra, Rebel Inc. reserva um segredinho: sua dificuldade. Mesmo tendo três modos distintos de jogo, mesmo nas situações mais fáceis é extremamente fácil que o jogador como governante perca seu prestígio. E de maneira muito rápida. Assim, não importa o quanto agrada aquela população. Seu coração estará na revolução, e você perceberá cedo ou tarde que era melhor ter enfrentado Ornstein e Smough novamente em Dark Souls (Switch, PC, Xbox, PS4). E não é brincadeira do Guariento Portal não nesta calorosa Review. Sem dúvida, os Rebeldes e todo o caos que eles podem trazer são os piores inimigos que você encontrará neste game. O que é um ponto positivo para um simulador baseado em conflitos reais, como o citado Afeganistão.

Entretanto, é importante destacar que Rebel Inc. não é um game punitivo nesta Review. Ou seja, ele não fica excitado em fazer o jogador sofrer como certas empresas têm em seu sangue – sim, é você mesmo querida FromSoftware. Porém, bebendo da estratégia em tempo real, o jogador se verá obrigado a entender o funcionamento dos rebeldes, como eles serão derrotados e o uso, ou não, de forças estrangeiras, que pouco a pouco diminui o seu prestígio perante seus cidadãos. Cada vez que se completa um ambiente, outros mais arriscados, como desertos e montanhas surgem, com uma jogabilidade distinta e novos métodos de trazer a democracia para aquela região. O aspecto político será importante pois enquanto a guerra rola, você será bombardeado por pedidos de todas as áreas, incluindo eleições gerais. E qualquer escolha feita gerará uma consequência no melhor estilo efeito borboleta.
O mundo nunca é o bastante. Porém o mapa é bonito.
Em termos de performance, como game para Android e iOS, Rebel Inc. se forma com um mapa visto de cima com o relevo da região. Apresentando áreas controladas pelo jogador e as que serão tomadas pelos rebeldes. Pois sim, sempre existirão áreas com fogo de se tornarem rebeldes. Idêntico ao título Plague Inc. – por isso sseu sucessor espiritual – o jogador poderá evoluir suas ações fazendo obras, ganhando pontos perante os cidadãos. As áreas seguras são marcadas em verde, podendo o jogador criar postos de controle que esmagará pela força da justiça todos os infiltrados. Tudo praticamente deve ser feito através das escolhas. Mas tudo isso é demonstrado de maneira bem simples, como se estivéssemos jogando um tabuleiro de War com certa tecnologia automática. O que peça é a trilha sonora, que no fundo e de forma bem sincera, praticamente não existe. E então este Review tem o dever de mencionar.
Os controles da tela sensível de todo e qualquer celular que se preze funcionam corretamente. Então, não tem como falar que você perdeu pois o game é mal estruturado. Na verdade, é você quem não entendeu a estratégia de Rebel Inc. Que aliás, faz questão de matar seu governante várias e várias vezes. Como dito nesta Review, não é fácil trazer a estabilidade para uma região em conflito. Mesmo com o auxílio de Conselheiros, que serão liberados toda vez que o jogador conquistar algum mapa disponível no título. E, justamente pela exclusividade de cada mapa, especialmente no que tange o seu relevo, cada missão torna-se única. Afinal, não tem como você usar as mesmas táticas do deserto nas montanhas nevadas ou em planícies cheias de civis. É pedir para ser destituído do cargo, e com força, que nem o Presidente do Peru.
Você pode estar sem tempo para morrer, mas temos problemas no game.
Até então nesta Review, Rebel Inc. só ganhou elogios. Mas como tudo na vida e no mundo do entretenimento eletrônico, existem coisas que machucam, doem… E que faz a gente descontar pontos preciosos aqui no Guariento Portal. A trilha sonora, dita aqui em uma frase, é um dos pontos. Ela simplesmente não é o forte do título. Não que precisasse ser uma Celine Dion cantando seu repertório, mas faz falta notas musicais que façam o jogador submergir neste perigoso mundo da política mundial. Entretanto, os detalhes que mais chocam sem dúvida alguma é, paradoxalmente, o desbalanceamento das fases. A já destacada fase do deserto é simplesmente um estorvo mesmo no modo fácil. A mão da Ndemic Creations pesa em determinados momentos. O que pode levar aqueles que não tem sangue nos olhos – ou desacostumados com um Bloodborne (PS4) da vida, se cansarem rapidamente em não atingir os objetivos pretendidos.

Além do mais, Rebel Inc. acaba trazendo bem mais de seu antecessor espiritual, Pague Inc. que levou ao sucesso, com total razão, do estúdio britânico. Basta perceber que os upgrades das políticas militares e de serviços públicos se formam nos mesmos moldes que os sintomas de doenças de Plague Inc. Claro que há uma certa inovação com o fator rebeldia e como eles podem ser vigiados e punidos. Porém, colocando em uma balança no melhor estilo Julgamento de Osíris da Mitologia Egípcia, há muito mais similaridade e poucas inovações nesse game. Houve uma mudança de plot, mas todo o estilo de jogo está presente. Então, é possível dizer que se você já conhece a Ndemic Creations e seu filho famoso, e gostou de jogar o game onde quer que seja, de certa forma pode apreciar o mais novo filhote.
Divertido, científico e educativo. Porém desbalanceado.
No fim das contas, o querido e rebelde leitor do Guariento Portal sempre pergunta em toda Review. O game é divertido? Pois bem, Rebel Inc. mais uma vez mostra a sagacidade da Ndemic Creations em produzir títulos de estratégia que em uma primeira vista parecem ser tão fácil quanto fazer brigadeiro. Porém, quando se começa a jogar, é que se percebe a roubada – no bom sentido – que o jogador se meteu. Com controles ágeis e fáceis, assim como uma estrutura intuitiva e com um tutorial que entrega o caminho a se seguir, Rebel Inc. consegue levar a uma tela de celular a dificuldade que é cuidar de uma região. Dando destaque para sua instabilidade militar, sem esquecer é claro das necessidades de serviços públicos e o controle da economia, com indicadores de inflação e de desemprego, assim como seu prestígio, coisa importante para todo político.
Mesmo com tudo isso, e com fases cada vez mais complexas que colocam o cérebro do jogador para funcionar como nunca antes. Afinal, estamos falando de estratégia em sua mais pura das artes. Entretanto, temos alguns delitos que mancham as áreas de segurança e o poderio que o título poderia ter. Realmente, a trilha sonora é pífia, o que acaba diminuindo a imersão do jogador. Ademais, isso não é o pior cenário, mas sim o desnível de dificuldade, mesmo com três modos de jogo. Há um desbalanceamento absurdo em determinadas fases que, se de um lado aumenta a longevidade de Rebel Inc., por outro lado, faz questão de irritar os jogadores ao ponto de arrancarem seus cabelos e atirarem seus celulares. Então, no fim das contas, essa dificuldade pode acabar impedindo o jogador de ter plena satisfação. É necessário saber que este game de estratégia é sim difícil.
No fim das contas, seu custo benefício é excelente.
Precificado com o valor de 13 reais nos dispositivos Android, Rebel Inc., no fim das contas, é um game que vale muito a pena. Sendo mais um acerto do time da Ndemic Creations que busca mais uma vez a luz do sol. Ao estudar o funcionamento das rebeliões em locais mundo afora – em especial o Afeganistão – o jogador é colocado à prova a todo o momento, assim que inicia os primeiros segundos do título. Rebeliões de todos os lados e a estratégia adequada entre oferecer serviços públicos, combater a inflação e ainda controlar esse lado que canta Yo Soy Rebelde o tempo todo, portando fuzis AK47 é complicado. E isso exigirá muito do jogador. Mesmo com um problema aqui ou ali. Rebel Inc. é um tabuleiro de War. No caso, você terá de sobreviver a uma tentativa de golpe de Estado.

Assim, como este Review sugere, se você, meu nobre governador e jogador já perdeu longos momentos com Plague Inc., e curtiu se irritar em não destruir a humanidade, pode sim gostar desta vez em ser a caça. O mundo é instável e completamente perigoso, e Rebel Inc. está aqui para mostrar isso. Não espere uma rebelião no campo de batalha como em Battlefield 2042 (PS5, PS4, One, Series S/X e PC) da Electronic Arts ou a espionagem conhecida de Metal Gear V: The Phantom Pain (PS4, PS3, One, 360 e PC). Porém, o que temos é a estratégia que se apresenta como simples, mas que não é nada disso. Assim, o Guariento Portal recomenda para você nesta Review, meu nobre estrategista que gosta de esquentar bastante a cabeça buscando fórmulas de conseguir ganhar o seu inimigo. Seja no Android, no iOS ou até mesmo no PC.
Números
Rebel Inc.
Seja o governador de uma área instável e tente trazer serviços públicos e cuidar dos locais. É claro, tomando cuidado para que rebeldes não coloquem sua cabeça a prêmio neste game de estratégia produzido pela Ndemic Creations e disponível para dispositivos mobile e PC com o nome de Rebel Inc.
PRÓS
- Pode parecer um jogo simples, mas é estratégia pura em sua essência.
- Os controles funcionam bem e o tutorial destinado a fazer você entender funciona.
- Distintas áreas como desertos, florestas e picos nevados trazem desafios diferentes.
- A performance não engasga, até por ser bem simples como um tabuleiro de War.
- Embora não sendo completamente inventivo, tem boas diferenças de Plague Inc.
CONTRAS
- Dificuldade desbalanceada, atrapalhando o ritmo, mesmo para um game de estratégia.
- Trilha sonora praticamente não existe, não deixando seu legado de imersão.