Em termos de compressão de arquivos, a Nintendo é uma das principais empresas no mundo dos games que consegue fazer isso com maestria. Afinal, criar mundos imensos, de qualidade e com detalhes surpreendentes é marca de suas franquias. Contudo, é impressionante por se destacar o tamanho de seus arquivos. Mais recentemente, a título de comparação, The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem cerca de 14GB no Nintendo Switch. Assassin’s Creed III da Ubisoft tem um peso similar. Já The Elder Scrolls V: Skyrim, da Bethesda chega a ultrapassar esse tamanho. Contudo, um derradeiro milagre ocorrido em gerações passadas sem dúvida é responsável pelo maior plot twist da história de Pokémon. Se Pokémon Gold e Silver conquistaram o público, muito se deve a Satoru Iwata, programador e antigo presidente da Nintendo.
A construção de um mundo dentro de um cartucho de apenas 8MB:
O ano era 1999. A Nintendo já havia conquistado o público no universo portátil com os primeiros jogos da franquia Pokémon. Red e Blue tiveram problemas em seu lançamento, com uma quantidade considerável de bugs, fato que determinou uma reorganização para seus lançamentos ocidentais. Ao invés de Red e Green, tornou-se os conhecidos Red e Blue. Passado a tormenta e com o sucesso da franquia, era a hora do segundo game da história principal. A região era Johto, e Lugia e Ho-oh seus lendários. Novos Pokémon, novos ginásios e um novo mundo de aventuras esperava o jogador. No entanto, havia um problema, como colocar tamanha expectativa dentro de um cartucho de míseros 8MB. Inicialmente, a Game Freak, quem de fato desenvolve os jogos da série se mostrava relutante em colocar dois continentes dentro de um jogo. Tecnologicamente, era impossível em Pokémon Gold e Silver.
É então que surge a figura de Satoru Iwata. Dentro da Nintendo como programador, Iwata conseguiu um milagre perfeito. Não só conseguiu comprimir os arquivos da Game Freak, como também dar o espaço necessário para o que sem dúvida se tornou o melhor post-game da franquia. Após o jogador derrotar a Elite dos 4, era possível viajar para Kanto, a região dos jogos iniciais. Ali, todos os líderes de ginásios já conhecidos, e Pokémon que não eram vistos em Johto estavam disponíveis. Ao fim ainda, depois dessa verdadeira odisséia no mundo Pokémon, era possível batalhar com Red, o primeiro protagonista da franquia. Se tudo isso já não fosse o suficiente, Iwata também foi o responsável por revisar o código dos dois jogos e retirar seus bugs.
Pokémon Gold e Silver tem o melhor post-game da história da franquia. E tudo isso pela trabalho, deveras impecável, de Satoru Iwata:
O trabalho de compressão de códigos com refinamento de Satoru Iwata deu resultado. E de seu lançamento, Pokémon Gold e Silver foi tanto sucesso de crítica quando de vendas. Adicionando ainda mais conceitos que seu antecessor, como o dia e a noite, assim como a possibilidade de segurar itens, Pokémon Gold e Silver evoluíram a história ainda mais da franquia. E assim confirmaram o caminho de uma das séries de games mais rentáveis do planeta. A IGN, a época analisou o jogo com uma nota máxima, enquanto a Nintendo Power destacou o game como sexto melhor jogo da família Game Boy e Game Boy Color. Perante as informações mais recentes, Pokémon Gold e Silver tiveram o terceiro melhor lançamento em termos de vendas, chegando a marca de 23 milhões de unidade.
No fim das contas, toda a magia encontrada em Pokémon Gold e Silver, em última instância foi possível por uma pessoa, Satoru Iwata. Ademais, sua ligação com a franquia Pokémon não pararia por ali. Depois de verificar todo o código fonte de jogo, surge a ideia de trazer o mesmo sistema de combate para os consoles de mesa. A época, a Nintendo havia lançado o Nintendo 64. Em apenas uma semana, analisando os códigos de Kanto e de Johto, ele construiu a arquitetura do que viria a ser nada menos do que Pokémon Stadium. Vale lembrar que nessa época Iwata assumiu o cargo de Presidente da Hal Laboratory, onde futuramente outros nomes sairiam com fundamentais para as franquias da Nintendo. É o caso de Masahiro Sakurai, o nome por trás de Kirby e de Super Smash Bros.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta curiosidade sobre a criação de Pokémon Gold e Silver. Não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Se você gostou dessa curiosidade sobre o papel de Satoru Iwata na criação de Pokémon Gold e Silver e de Pokémon Stadium, saiba que o Guariento Portal tem um espaço dedicado para os games. Na verdade, para a franquia de jogos Pokémon. A franquia teria uma outra versão dentro da região de Kalos, lar de X e Y no Nintendo 3DS. Porém, a Game Freak decidiu não fazer uma terceira versão. Ainda no portátil, o Guariento Portal fez uma análise sobre Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon assim como uma dica de como treinar de forma mais fácil seus Pokémon nesse game. Já em Pokémon Sword e Shield do Nintendo Switch, temos várias dicas de como capturar os Regis de Hoenn e as Espadas da Justiça de Unova. Além é claro das Aves Lendárias de Galar e análises de suas expansões, The Crown Tundra e Isle of Armor.
* Infelizmente, Satoru Iwata veio a falecer em 2015, quando ainda ocupava o cargo de Presidente da Nintendo. Ele foi a primeira pessoa fora da família Yamauchi a assumir a empresa desde a sua fundação, em 1889. Quanto a franquia Pokémon, esta ainda se manter batendo recordes de vendas. Em 2018, ela se tornou a franquia mais lucrativa e rentável da história. Nessa época de análise, quando Pokémon Sword e Shield ainda não tinham sido lançados, ela registrava nada menos do que 59,1 bilhões de dólares. No entanto, em total de vendas, ela fica em terceiro lugar, atrás de Mario, também propriedade da Nintendo, e Tetris.