Need for Speed e Mario Kart são apenas algumas das franquias de corrida mais conhecidas no mundo dos games. Entretanto, do lado da Microsoft e seus consoles, incluindo o PC, a franquia Forza Horizon não somente ganhou um público cativo como se transformou em sinônimo de qualidade dentro desse gênero. Lançado originalmente em 2018 para o Xbox One, com o lançamento de seu sucessor, o Xbox Series, o game produzido pela Playground Games ganhou melhorias gráficas, se apresentando como um dos grandes carros chefes não somente da nova plataforma como do serviço Game Pass. Em cenário que lembra o Reino Unido, as estações do ano são particularmente impressionantes, e o conteúdo inclusive permite que os jogadores passem um bom tempo na frente de seu console. Resta saber se tudo isso permite dizer que Forza Horizon 4 é bom em tudo que propõe, de acordo com essa Análise!
https://www.youtube.com/watch?v=_kqsFNcJLiA&ab_channel=Forza
Aspectos técnicos, como gráfico e som são maravilhosos em todos os seus sentidos.
Primeiramente, assim que o jogador liga o seu console, é possível ver desde as primeiras linhas de imagem o quanto Forza Horizon 4 é esteticamente impressionante. Não existe uma outra palavra para informar da beleza estética e gráfica que compõe o game. De um lado, os carros são tão distintos que podem ser classificados como únicos. Detalhes minúsculos como o farol e retrovisores fazem com que o detalhamento gráfico seja belíssimo, e mesmo nos momentos mais frenéticos de corrida não há uma queda de gráficos que poderiam ocorrer. Do outro lado, ainda mais impressionante está a ambientação. Assim, baseada como dito em uma Grã-Bretanha fictícia, a mutação das estações do ano permitem, além de uma mudança na jogabilidade que todo o cenário se altere com uma maestria absurda. Além de gigantescos, cada canto que o jogador pode correr em Forza tem suas expectativas únicas.
Junto dessa parte mais técnica, há também a trilha sonora do game. Com dublagem em Português do Brasil, o que facilita o entendimento dos jogadores deste lado do mundo, o título consegue unir diversas trilhas que passam ora sensação de liberdade, ora sensação de que estamos dentro do mundo de Velozes e Furiosos por exemplo. E isso não quer dizer algo negativo. Pelo contrário, a sensação de imersão é algo única dentro do gênero e dentro da plataforma. É possível se pegar, mesmo com tantos detalhes e missões a serem cumpridas, dirigindo sem um horizonte definido, apenas com a trilha sonora que mais adequa ao jogador, apreciando todas as passagens por entre as janelas de seu carro. Desta forma, há uma simbiose que se conecta perfeitamente bem entre o que é a direção do game, assim como suas características mais técnicas e o cenário que encanta por onde passa.
As mudanças de terreno e os cenários das estações do ano influencia na física de batidas e das corridas. Criando uma sensação de veracidade em seu mundo:
Até mesmo os efeitos nos momentos de batida, de freios ou de outros elementos inclusos em Forza Horizon 4 são tão bem produzidos que sem dúvida alguma pode-se dizer facilmente, pelo menos nos termos técnicos, que o game de corrida é facilmente uma das mais elegantes e belas interações dentro do Xbox Series S. No entanto, além dos efeitos e parte técnica, o game também tem que trazer o jogador conteúdo. E, nesse aspecto, Forza Horizon 4 também não deixa a desejar. De forma alguma. Primeiramente, é possível destacar a diversificação de missões. Não é que por ser um game de corrida o jogador ficará travado apenas no confronto de carros. Muito pelo contrário. Temos diversos veículos, incluindo até mesmo barcos e helicópteros no qual o jogador deverá ser mais rápido. E a customização é tamanha que dois jogadores praticamente não terão o mesmo carro.
Além disso, as mudanças de terreno também causam uma mutação na forma de controlar o carro. Afinal, é completamente diferente dirigir em um terreno plano, ou em montanhas cobertas de neve, ou ainda em regiões pantanosas. E tudo isso embutido transforma e diverte o jogo, fugindo de uma espécie de obviedade. Na verdade, Forza Horizon 4 combina muito bem a veia arcade com um mundo imenso e cheio de probabilidades. Os grandes eventos de corrida, e até mesmo as mais simples missões são divertidíssimas. Entrando no mérito da jogabilidade do game, Forza Horizon 4 é perfeito não somente para os fãs mais ávidos da franquia, como também para os mais iniciantes. A movimentação, seja de qualquer carro que o jogador escolher, é simples e fácil. É comum que em games de corrida, ocorra uma divisão interna.
Em jogabilidade, o arcade está na veia de Forza Horizon 4. Porém, ela é dinâmica e extremamente competente para os jogadores mais novos e os mais hardcores:
Jogos mais tecnicistas por exemplo, são mais focados em simulação, enquanto os ditos jogos mais tranquilos, fáceis de se movimentar possuem uma classificação mais arcade. Ocorre que Forza Horizon, por mais que detenha uma veia especial nesse segundo quesito, deixando para Forza Motosport o caráter mais técnico, ainda assim consegue unir a características de ambos os aspectos. E de forma extremamente satisfatória. Além disso, é interessante notar que mesmo com várias atividades ocorrendo na tela, não um downgrade de movimentação em praticamente nenhum momento, nem mesmo no modo online. Que, aliás, é também um dos mais interessantes modos de jogo. Se já não fosse o suficiente a personalização e quantidade de carros, a mutabilidade do cenários e controles fáceis e precisos de manejar, Forza Horizon 4 consegue unir uma atividade online que mais uma vez impressiona.
Contudo, o jogador não tem a obrigação de entrar nesse modo online, embora ele já esteja inserido. Buscando dar uma forma de vida ainda mais crível dentro do mundo do game, a Playground criou uma espécie de avatares de jogadores reais dentro do Universo de Forza Horizon 4. Assim, mesmo que de fato você não esteja ligado a internet contra um amigo, ainda assim você verá pessoas que estão em sua lista ou que estão jogando o game passeando por entre as rodovias. Claro que, de forma mais tradicional, o game permite que a diversão entre amigos ocorra chamando-os para uma partida, uma competição ou um evento, qual que seja. No fundo, é difícil encontrar algo negativo dentro da narrativa de Forza Horizon 4. O único ponto seria uma história. Porém, mesmo nisso, ela é suficiente para todos os atributos e para a finalidade do título.
Forza Horizon 4 é uma aclamação em seu gênero. E de fato, não é pouca coisa. O trabalho impecável da Playground rende um game divertido, longo, e tecnicamente perfeito:
Em última análise, Forza Horizon 4 é a definição de um dos melhores, quiçá o melhor título de corrida disponível para o Xbox Series S e Xbox Series X. O trabalho da britânica Playground Games é excelente tanto em efeitos mais técnicos, quanto a jogabilidade. Do primeiro elemento, os carros, os cenários, as mudanças físicas por meio das estações do ano fazem com que o game seja única a cada corrida. Uma vez que essas particularidades acabam impactando na física disponível para dirigir qualquer veículo. O som também é um primor a parte, sendo uma ode para uma exploração e a imersão do jogador. Quanto a jogabilidade, além de perfeitamente fluida, ela é diferenciada de acordo com os eventos que ocorrem no mundo virtual. São tantos objetivos e missões que facilmente o jogador ficará um bom tempo por dentro das avenidas e ruas do Reino Unido.
Assim, junte tudo isso ainda com uma experiência que, como já dita, é diversificada ao unir um gênero arcade com conceitos oriundos do gênero de simulação, e temos um equilibrado game de corrida que não só agrada, como melhora tudo que seus antecessores trouxeram. Há ainda, é claro o modo online, que trás o já tradicional embate entre amigos. Porém, é interessante também destacar que a vida no cenário de Forza Horizon 4 consegue trazer, mesmo em offline personagens e amigos que estão ou já jogaram o game. O único ponto que poderia pesar negativamente é a sua narrativa. Porém, o game 4 é o tipo de game que não precisa de uma história impactante. Sua narrativa serve apenas para levar o jogador de um lado a outro. E isso não é um demérito algum. Na verdade, Forza Horizon 4 é singularmente perfeito no que busca, e consegue.
Veja mais no Guariento Portal se gostou desta análise de Forza Horizon 4. Sem dúvida, o melhor game de corrida no Xbox Series. E no serviço Xbox Game Pass. Assim, não deixe de comentar também, pois é muito importante para o crescimento e desenvolvimento deste Portal!
Se você gostou da análise de Forza Horizon 4, produzido pela Playground Games saiba que o Guariento Portal tem muito mais. Temos a Análise de Injustice 2 para Xbox, Sim City (2013) para PC, Ocarina of Time 3D, para o Nintendo 3DS, Phantom Hourglass para o Nintendo DS e Zeus: Master of Olympus para o PC. Em outros mundos, temos House Flipper, da Empyrean, Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order da Tecmo Koei, Hades, da Supergiant Games, Jotun: Valhalla Edition da Thunder Lotus, Spirit Camera: The Cursed Memoir, spin-off da franquia Fatal Frame para o Nintendo 3DS, Aragami: Shadow Edition no Xbox Series S, assim como The Crown Tundra, a DLC de Pokémon Sword e Shield. Já em termos de dicas, temos Ornstein e Smough, duas criaturas conhecidas no Universo de Dark Souls, que está disponível também no canal do Youtube do Portal.
* Forza Horizon 4 foi lançado originalmente no ano de 2018 para o Xbox One e para o PC. Obviamente, as plataformas até então vinculadas com a Microsoft. No entanto, a Análise do Guariento Portal, como você pode ver é da versão para o Xbox Series S, que está disponível no catálogo do Game Pass. Trata-se de um serviço de aluguel de games em que o assinante, ao pagar um determinado valor por mês detém uma biblioteca de títulos que são disponibilizadas e atualizadas. Claro que, por ser um título First da própria Microsoft, Forza Horizon 4 jamais sairá do catálogo. E assim, pode ser obtivo através de sua assinatura. Seja nos consoles quanto no PC.
Gostou da Análise? Quer mais jogos como Forza Horizon 4? A Americanas tem de montão! Então, não perca tempo!
Forza Horizon 4 é uma obra prima dentro dos console da Microsoft. Pelo menos é o que pode ser provado na Análise do Guariento Portal. Porém, além desta franquia, é claro que existe um leque com outros games, que muito provavelmente o jogador pode se interessar. E não necessariamente apenas para os consoles da Microsoft. Claro que, se você não tem acesso ao Game Pass pode muito bem comprar o game de forma separada. Então, caso esteja interessado, veja essas promoções na Americanas, uma das principais empresas de vendas online e com um catálogo de fazer inveja. Desta forma, lá tem Need for Speed, Mario Kart, Gran Turismo e Project Cars. Pra dizer apenas alguns. Quer comprar? Então clique para ser feliz. Assim, você se ajuda e ajuda também o crescimento do Portal!
Exclusivo Forza Horizon 4 (Versão Xbox One) – R$ 189,90.
Game Need for Speed Hot Pursui Remastered (Versão PlayStation 4) – R$ 188,10 e (Versão Xbox One) – R$ 170,05.
Gift Card Mario Kart 7 (Nintendo 3DS) – R$ 149,90
Gift Card Mario Kart 8 Deluxe (Nintendo Switch) – R$ 299,90.
Exclusivo Gran Turismo Sport Hits (PlayStation 40 – R$ 59,90.
Game Project Cars 2 (Versão Xbox One) – R$ 64,39 e (Versão PlayStation 4) – R$ 147,24.
Números
Forza Horizon 4
Produzido pela Playground Games, Forza Horizon 4 é uma dos mais espetaculares e longos games de corrida da família Xbox.
PRÓS
- Mudanças das estações do ano ajudam a diversificar a física do game.
- Cenários impressionantes com um detalhamento gráfico sem igual.
- Trilha sonora que trás uma imersão do jogador para dentro do game.
- A diversificação de conteúdo torna cada corrida ou missão praticamente única.
- O ambiente, mesmo no modo offline ainda assim é vivo em termos de pessoas.
- A jogabilidade é fluida, tanto para novatos quanto para pessoas mais hardcore.
- A narrativa serve para lançar o jogador no mundo de Forza Horizon 4.