Quem jogou ou quem joga Pokémon sabe que cada vez que uma nova região surge, nos perguntamos quem serão os melhores lutadores a se enfrentar. Com exceção da Região de Alola, onde o jogador do personagem é o primeiro campeão de fato da região, todas as outras localidades do mundo Pokémon tem um time mestre de treinados. Que, para “zerar” a primeira parte do game é necessário enfrentar. E, neste especial do Guariento Portal, colocamos uma ordem continental para você conhecer um pouco mais do Campeão, aquele que conseguiu derrotar toda a Elite de suas regiões e estar acima de todos. E, como de praxe, não podemos não começar com Kanto e Johto. Então, que tal entrar a bordo do S.S. Anne, subir o Planalto Indigo e o Monte Silver e derrotar estes treinados de grosso calibre? Espero que você esteja preparado para batalhar contra Blue, Red, Lance e Trace.
… … … … … Palavras são desnecessárias.
Red no Modo História de Pokémon Master EX (já que na Linha Principal ele não fala nada).
O primeiro Campeão, no melhor estilo competição é ninguém menos do que seu Rival, Blue. Se prepare para o eclético time deste treinador de Kanto.
Para quem não sabe, Pokémon surgiu com as versões do Game Boy Pokémon Red e Blue, em 1996. Então, não tem como não começar falando com o primeiro grande Campeão que os jogadores de Kanto tiveram com este game. Na pele de “Red”, um garoto de onze anos da cidade de Pallet, o jogador começa a sua jornada para capturar os até então 151 Pokémon existentes. Porém, uma pedra no seu sapato era exatamente um outro garoto também de Pallet, chamado de Blue. Que desde cedo já faz jus de ser o seu rival em praticamente tudo que você estiver fazendo dentro do game. Tentando se mostrar mais espertinho que você, ele sempre escolherá o inicial de Kanto que tenha efetividade contra o seu. Charmander para Bulsabasaur, Squirte para Charmander e Bulbasaur para Squirtle. Seus encontros ocorrerão por toda a região, até a chegada na Liga Pokémon.
Depois que o jogador tenha a força e o time necessário e derrotar a Elite 4, seu encontro ocorre na última sala da Elite. Blue estará te esperando pois ele teve a audácia de vencer todos os treinadores antes. Tanto em Red, Blue e Yellow quanto em Fire Red e Leaf Green (remakes da Primeira Geração para Game Boy Advanced), Blue, o personagem tem o mesmo time. E completamente variado a depender de qual inicial você como Red tenha pegado. Três são fixos, o Psíquico Alakazam, o Normal Voador Pidgeot e o Terra Pedregoso Rhydon, que até aquela época era evolução final de Rhyhorn. Agora, se você escolheu Bulbasaur, ele terá Charizard, Gyarados e Exeggutor. Para a escolha de Charmander se prepare para Blastoise, Arcanine e Exeggutor. Por fim, caso sua escolha tenha sido Squirtle a briga vai ser por Venusaur, Gyarados e Arcanine.
Suas escolhas devem ser muito bem pensadas para derrotar Blue. Anos depois, ele deixa seu posto para o morador de Johto Lance. Nosso Campeão de Johto e especialista na tipagem Dragão.
Claro que com um time tão variado, o conselho desse especial é que você como Red deve ter um time também diversificado. Vale lembrar que na Geração I, Jolteon poderia ser uma boa por ter um golpe Inseto, que afligia em cheio Alakazam, já que Gengar e sua linha evolutiva também tem Venenoso em sua tipagem e fraqueza aos golpes de Alakazam. Um Pokémon Elétrico acabaria com a dupla Gyarados e Blastoise, quando estiverem, assim como com Pidgeot. A Água é um veneno para Rhydon, Arcanine e Charizard. Já Venusaur e Exeggutor podem ser dizimados trazendo um Voador como Pidgeot, fazendo o feitiço voltar contra o feiticeiro. Isso tanto em Red, Blue e Yellow e Fire Red e Leaf Green. Vale lembrar que quando Johto foi apresentada, Blue perde o seu posto como Campeão da Liga Pokémon e passa a ser o Líder de Ginásio da Cidade de Viridian.
E falando em Johto, terra vizinha e brother de Kanto, temos dois treinadores que, se você jogou os games anteriores os viu. Um foi promovido e o outro ficou tão antissocial que decidiu se exilar no topo da maior montanha do Continente para treinar. Primeiro, é bom falarmos de Lance. Como o game se passa anos depois dos acontecimentos de Red e Blue, Lance no decorrer desse tempo acabou se transformando no Campeão do Planalto Índigo. Assim, sendo o Campeão tanto de Kanto quanto de Johto, pois ambas as terras compartilham a mesma Liga Pokémon. Nascido na cidade Johto de Blackthorn, Lance é conhecido por treinar Dragões, tipo de Pokémon que na Geração II ganhou os poderes de Kingdra junto dos já conhecidos Dragonite e sua linha evolutiva. Kingdra aliás é um problema, pois como não tem fraqueza ao elemento Gelo, somente outro Dragão dava dano efetivo nesse Pokémon.
Dragões não são fáceis e nunca serão. Não por menos, são sempre os mais difíceis de evoluir. Contudo, com persistência e um time poderoso e com alguém de Gelo é razoavelmente tranquilo enfrentar Lance.
Primo de Clair, a Líder do Ginásio de Blackthorn, Lance se envolve também com a Equipe Rocket e com o problemão do Gyarados shiny no Lago da Fúria. Seu time sofreu um upgrade drástico em relação ao período em que era apenas um Membro da Elite dos 4. Em Gold, Silver e Crystal do Game Boy, assim como os seus remakes Heart Gold e Soul Silver para Nintendo DS ele apresenta três Dragonites insuportáveis. Além disso, um Gyarados, um Charizard e um Aerodactyl. Como na época haviam poucos dragões até faz sentido. No entanto, em Heart Gold e Soul Silver, a Revanche (ou Rematch) entra na história e a equipe do dito cujo fica ainda mais chata. Nessa época, Hoenn e Sinnoh já haviam sido divulgadas. Tire dois Dragonites e o Aerodactyl e coloque ninguém menos do que o pesadelo dracônico terreno Garchomp, o fofo Altaria e o brutal Salamence.
A dica que podemos dar nesse especial contra Lance. Bem, nessa época o tipo Fada não havia surgido (isso ocorre apenas em Kalos), então meu irmão, força em Dragões e Pokémon e golpes de Gelo. Estranhamente, embora mais chata, a equipe da Revanche tem sempre um dano duplo. Gelo bate quadruplicado em Garchomp, Altaria, Salamence e Dragonite. Já para Gyarados um elétrico também bate quatro mais, e Charizard perde o fogo com um golpe de Pedra. Em Gold e Silver que o Aerodactyl ainda existia. O ideal é apostar na segurança. Ou seja, como o bicho é Pedra Voador vai com um Pokémon com golpe de Água. Só cuidado com os tipos Gelo pois Salamence e Dragonite tem em seu moveset algum golpe de Fogo para diminuir essa fraqueza. Mas é claro que ele em suas versões não é o treinador mais forte que o jogador vai enfrentar.
Eis a Lenda, o Mito. Ninguém menos do que o Treinador Original, Red. Quieto até demais, o outrora protagonista de Kanto está no Monte Silver, esperando alguém bom o bastante para enfrentá-lo.
Esse cargo fica com ninguém menos do que o personagem principal anterior. Lembra que seu nome é Red certo? E que os acontecimentos de Gold, Silver, Crystal, Heart Gold e Soul Silver são anos após a jornada por Kanto? Então. No topo do Monte Silver, no lugar mais alto está ninguém menos do que Red, o treinador com o Pokémon mais forte em termos de nível de todos os jogos da franquia. No entanto, a vontade dele de ser o melhor fez com que o dito cujo ficasse completamente antissocial, já que nem mesmo com Ethan ou Kriss, os personagens de Johto falando com ele, ele não fala absolutamente nada. Mas acata o seu duelo com a partida que praticamente fecha os jogos da região de Johto. Se prepare, pois em comparação com o anterior Lance, Red promoverá um encontro com Pokémon de altíssimos níveis.
Além do melhor tema de batalha em toda a franquia, Red já começa sacando o seu mais alto Pokémon, um Pikachu no nível 88. Que atualmente somente o Garchomp de Cynthia na segunda Revanche de Brilliant Diamont e Shining Pearl consegue alcançar. Ele ainda terá o Psíquico Espeon em Gold, Silver e Crystal, que é trocado pelo Água e Gelo Lapras nos remakes. Depois, o pesado e nada fácil de derrotar Snorlax e simplesmente os três iniciais de Kanto totalmente evoluídos. Ou seja, Venusaur, Blastoise e Charizard. Aliás, é a segunda ou terceira vez que a evolução final de Charmander aparece. A dica aqui neste especial é ser tão diversificado quanto o jogador foi contra Blue. Já que vai precisar mesmo. Golpes Terra detonam com o veloz Pikachu, enquanto vai ser necessário um bom Lutador para acabar com Snorlax e Lapras, no caso do remake.
Você diversificou seu time para Blue. Pois então continue nessa toada, e melhorada ainda mais. Pois os níveis dos Pokémon de Red são um desafio monstruoso a parte. Mas vale lembrar de um novo – e recente – Campeão de Kanto.
Para Espeon, um Noturno (que foi incluído nessa Geração) é muito bem vindo ou um Fantasma como Misdreavus, que também foi lançado junto com a região de Johto. Já para a galera máxima evoluída, os elementos iniciais podem muito bem ser usados. Um Voador ou tipo Fogo pode destruir Venusaur, enquanto Elétrico ou Planta causam danos em Blastoise. Já Charizard recebe dano quádruplo contra golpes do tipo Pedra. Como normalmente Pokémon de Terra (usado contra Pikachu) também recebe golpes de Pedra, o jogador pode unir o útil ao agradável. Porém, muito cuidado com as pegadinhas. Lapras por exemplo tem Psíquico, que bateria no seu Lutador, assim como Blastoise tem golpe de Gelo para tirar sua fraqueza contra o tipo Planta. Até mesmo o Pikachu pode ser uma armadilha, pois o Pokémon estará com Volt Tackle e uma Light Ball, além de ser muito rápido.
Por mais que já tenhamos falado de Kanto, surgiu mais recentemente comparado com os outros Campeões mais um. Pelo menos dentro de Pokémon Let’s Go Eevee e Let’s Go Pikachu, para o Nintendo Switch. Nesse caso, explorando novamente toda a região de Kanto com uma jogabilidade que mescla o fenômeno para smartphone Pokémon Go, temos Trace, que faz as vezes do rival Blue para com Red nos games de Kanto originais. Aqui, basicamente seus papéis são muito similares. Enquanto o jogador possui um Eevee, Trace terá um Pikachu que mais a frente evoluirá. E no caso da escolha tenha sido a versão com Pikachu Trace terá um Eevee que evoluirá para Jolteon. Ou seja, de qualquer forma, teremos um Pokémon Elétrico dentro de equipe. Seguindo os passos de seu antecessor espiritual, ele derrota todos os Membros da Elite dos 4, e espera o jogador como Campeão.
Trace faz as vezes do que Blue fez com Red anos atrás. E, como parece maldição do jogador, ele chega primeiro ao posto de Campeão do Planalto Índigo. E mais, ainda tem um Pokémon que Mega Evolui. Diversificação é a chave para viajarmos para outras regiões.
Seu time não varia tanto na primeira batalha como Campeão quanto em uma possível Revanche. Claro que com a exceção de seu Pokémon exclusivo, ou um Raichu ou um Jolteon. Junto de seu mascote, teremos um Pidgeot, mas que dessa vez poderá Mega Evoluir. A lista também inclui o terroso Marowak, a planta venenosa Vileplume, o cavalo de fogo Rapidash e sonso Slowbro, fechando seu time de seis Pokémon. A dica nesse especial é que o time Terra tem que ter um espaço reservado, pois pode derrotar o exclusivo de Trace, assim como Rapidash. Detalhe que se tiver um golpe de Pedra também pode pegar facilmente Pidgeot. Para Marowak e Slowbro, um Pokémon de Planta é suficiente. Desde que não seja Venenoso, pois teria fraqueza aos golpes Psíquicos de Slowbro. Já para Vileplume, nada melhor do que queimar aquela planta antes que ela bote seus Pokémon envenenados.
Com uma palhinha de Trace, assim como Blue, Lance e Red fechamos os Campeões de Kanto e de Johto que já foram apresentados nos principais games da franquia Pokémon que tem essas regiões. Essas foram as primeiras regiões a reunir cerca de 250 Pokémon conhecidos. E naquela época, o tipo Fada não existia, da mesma forma que o tipo Noturno e Metálico era desconhecido na Geração I. Na próxima continuação deste especial, deixamos o Monte Silver e Red de lado e partimos para duas regiões tão diferentes, mas fazendo parte de um mesmo país: Hoenn e Sinnoh. Na quente Hoenn, temos dois Campeões a depender de qual game você jogar, e em Sinnoh ninguém menos do que a inteligentíssima e poderosa Cynthia o espera com seu Garchomp. Assim, prepare um Pokémon com Surf e uma roupa de frio para o Monte Coronet, pois nossa viagem já está marcada!