Universe Sandbox 2 (PC) é o perfeito simulador de todo apaixonado por astronomia. Veja explosões de estrelas e impactos planetários na tela de seu computador.

Normalmente, os jogos seguem uma sequência predeterminada. O primeiro ato, o segundo, que desenvolve a história, e por fim, o terceiro, que encerra o argumento do título. Só que nem sempre isso acontece. Em especial com Universe Sandbox 2, título produzido para o serviço da Steam. Trata-se de um simulador das condições do Universo. Neste cenário, o jogador é livre para alterar condições como massa, gravidade, densidade e componentes químicos de estrelas, planetas e asteroides. Estando em inglês, português e outros idiomas, o simulador está com desconto, custando aproximadamente R$ 39,00 no serviço da Valve. Resta saber é claro se o simulador vale realmente a pena.

Já de imediato, Universe Sandbox 2 não é um título para todos os jogadores, e tem o seu próprio nicho. Assim que é instalado e aberto a primeira vez, um pequeno tutorial mostra situações bem específicas. Como seria alterar o Sol por uma estrela maior? Que tal criar um impacto de um corpo celeste com a Terra? Desta forma, você não tem uma história a seguir. O simulador simplesmente é o que é. Dentro dele, você terá o Universo para explorar do que modo que bem entender. Alguns modelos já são predefinidos, como o do Sistema Solar da Terra, mas outros podem ser criados de acordo com a imaginação do jogador. E é com as possibilidades de destruição que o simulador ganha horas de jogatina.

 universe-sandbox-2

Nele, é possível criar diversas hipóteses e vê-las na tela do seu computador. Um exemplo, se um planeta do tamanho de Marte batesse na Terra, o que aconteceria? Você pode ver na simulação. Onde você controla uma infinidade de variáveis, como velocidade, atmosfera, temperatura, órbita e composição. De fato, a parte mais divertida é ver todos os astros se chocando, observando fragmentos indo para as diversas partes do cosmos. Contudo, se por um lado existe algumas derrapagens se considerar a vida real e um simulador, Universe Sandbox 2 também é extremamente educativo. Por mais que a astrofísica e a física nuclear não sejam as coisas mais fáceis para os leigos, todas as Leis Universais podem ser vistas, é claro que sem cálculos. Mas todos os modelos apresentados no simulador se encontram otimizados com essas Leis.

É possível então que estrelas com mais de dez massas solares, ao explodirem, se transformarem em buracos negros. Estrelas menores ou do tamanho do Sol, na mesma situação se tornam anãs brancas. Elevar a temperatura de uma estrela também fará com que ela mude sua cor. Ela passará do vermelho alaranjado para o azul. Tudo isso é descrito através de equações e gráficos, como o Diagrama de Hertzsprung-Russell. Esse diagrama de nome complicado é utilizado por astrônomos para ver a luminosidade estelar. Só que ao invés de cálculos com integrais, derivadas e a Teoria da Relatividade Geral, você tem um modelo que te mostra tudo isso. Tal como o Universo, Universe Sandbox 2 lhe propõe uma gama de possibilidades que lhe deixarão intrigados por um bom tempo.

Quanto aos controles, não há o que reclamar. Tanto os comandos do simulador são bastante intuitivos e as telas de configurações de seu Sistema Solar também. Por mais que  o modo tutorial seja extremamente simplório, ainda assim é o bastante para entender o básico. Após isso, quase que por osmose, o jogador vai nos acertos e nos erros, uma vez que a simulação de Universe Sandbox 2 serve exatamente para isso. Nem sempre o que você pretende fazer dará resultado, e então será necessário recomeçar a sua simulação. Ter controles tão intuitivos e fáceis de se comandar é algo a se congratular.  ainda mais em um título que se encontra ainda na fase de testes.

Já em termos gráficos, o título é bem personalizado, embora pesado e exija um computador relativamente potente. Em computadores de placas de vídeo on-board, é provável que a vista do Sistema Solar e do Universo seja bem menos vistosa e luminosa do que em outros dispositivos. Os impactos serão menos chocantes e detalhes que seriam importante não serão vistos. Contudo, o grosso de todo o Universo estará lá, de estrelas a fragmentos não muito pequenos, em termos astronômicos, de corpos celestes. Em computadores mais bem equipamentos, o show de luzes é evidente. Uma das mais maravilhosas é da ocorrência de Supernovas, explosões de estrelas em seus estágios finais de vida. Tudo isso é claro sem nenhum travamento, o que pode ocorrer em computadores não equipados.

Nota Final 7,5/10. No fim, Universe Sandbox 2 propõe uma onda diferente dos games mais tradicionais. Ao invés de uma linearidade, o jogador é colocado em um modo “Deus” dentro do Universo. E a partir de então, ele pode fazer o que bem quiser com todos os astros ali presentes. Assim como criar o seu próprio Sistema Solar. Mesmo diante de um jogo ainda em fase de testes, Universe Sandbox 2 supre praticamente tudo que propõe, com uma infinidade de formas e possibilidades dentro do Universo. O que de certa forma, deixará o jogador agraciado por horas. Destaque-se os controles e os painéis que são bem didáticos. E, não menos importante, que o simulador pode ensinar muito mais sobre astronomia de maneira bem mais prática. De certa forma, custando cerca de R$ 39,00, se você gosta de jogos de simulação e também de astronomia, o game é indicado para você.

2 comentários »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.